VOU ADQUIRIR uma iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ruben91
Membro
Registado: quinta dez 13, 2007 6:17 pm

quinta dez 13, 2007 8:30 pm

ola pessoal como o topico diz tou a pensar adquirir uma iguana verde e ja ando a 2dias em varios sites a ler tudo sobre elas pois kero lhe dar as melhores condiçoes que elas podem ter, mas nem todos os dites dizem o mesmo, eu keria k me dessem todas as dicas possiveis pa criar uma iguana..
eu tou a pensar adquirir uma pequena, o k keria saber era se a posso por logo num terrario k vai servir para kuando ela atingir o tamanho adulto, keria saber o melhor material para construir o terrario..
sei que o melhr e de madeira pois ajuda a manter o calor e k a parte da frnte tem de ser de vidro ou com portas de rede pa permitir a circulaçao de ar..

Gostava de saber os cuidados basicos da alimentaçao, sei alguns mas é smp bom ter opnioes de kem tem este belo reptil..
sei algumas coisas sobre a humidade e calor, mas se puderem dar dicas de qual o melhr akecimento pa elas melhor, eu penso k sejam as lampadas de ceramica mas pode haver outro..
pnts gostava de saber tudo tudo k é pexixo..

em 1 de tudo vo adquirir o material necessario so depois vo comprar o bixo,pois n vou tar a compralo sem ter as cindiçoes necessarias para o ter..

obrigado pela vossa colaboraçao..
abraço
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

quinta dez 13, 2007 9:01 pm

ás vezes procura nao custa assim tanto e vale a pena...

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/iguana_verde/122

basta procurares no site, ai esta um caresheet para iguanas verdes, ai tens tudo o que percisas de saber, se mesmo assim nao tiveres esclarecido pergunta ;)
ruben91
Membro

quinta dez 13, 2007 9:23 pm

eu ja vi isto..

mas e smp bom ter opnioes
sabes em qto fica mais ou menos um terrario se for comprado na loja??
eu kia fazer um mas n sei k tipo de madeira usar..

e ja agora uma iguana jovem pode ser colocada num terrario de uma adulta??
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta dez 13, 2007 10:01 pm

a maior parte dos repteis stressam mais e sentem-se mais inseguros em espaços muito grandes, no caso das iguanas tem mais a agravante da perseguição num espaço grande, pois ela tem mais espaço para fugir quando lhe quizermos pegar e stressa mais durante a perseguição e pode magoar-se com a velocidade que consegue adequirir de encontro aos vidros ou paredes. Os terrarios variam de preço de loja para loja.
Deves fazer perguntas mais especificas sobre o assunto que mais duvidas tens.
ruben91
Membro

sexta dez 14, 2007 6:25 pm

hmmm ok

mas eu tava a pensar fazer um em casa mas n sei que tipo de madeira
deva usar..
alguem sabe k madeira utilizar??
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

sexta dez 14, 2007 7:41 pm

Madeira maciça, a espécie (mogno, carvalho, etc) depende do teu gosto e dinheiro ;-)
Não compres aglomerados nem madeira prensada.

Cumprimentos
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sábado dez 15, 2007 3:11 pm

a minha opiniao para ambientes humidos :
contraplacado maritimo , folha à escolha
ou
aglomeradoou outra coisa qq porosa e depois isolado com 2 demao de tapa-poros e uma de verniz maritimo.
a 1ª opçao melhor
a 2ª opçao mais barata
madeira maciça se n tiver tratamento incha e empena , sem retorno .
Phuzer
Membro Veterano
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm

sábado dez 15, 2007 4:00 pm

Boas.

Tem aqui muita informação acerca de iguanas:

http://www.greenigsociety.org/

Cumps.
<p>David Campos</p>
ruben91
Membro

sábado dez 15, 2007 5:54 pm

em princopio vo cmprar um terrario que de ate ao ano e meio de vida da iguana, depois logo vejo se faço o outro ou se mando fazer..

uma das outas duvidas que tenho é sobre as lampadas de UVA e UVB
hj andei a ver lampadas de aquecimento que tambem emitem raios UVA e UVB

a minha duvida é se tenho de comprar 1 lampada de UVA e outra de UVB ou se ah essas duas numa so..

vi uma da Exo terra repti-glo 8.0 florescent-lampada que emite os raios UVA e UVB 30% de UVA e 8% de UVB

o resto das lampadas emitem semp luz calor e raios UVA..
e isso baralha-m pk n sei quantas lampadas é que preciso de ter e quais é que se ligam de dia e quais se ligam de noite..

para o aquecimento vo usar uma lampada de ceramica e essa é para estar ligada 24hrs nao é??basta so mudar depois a temparuta dia/noite no termometro correcto??

dsclpm tnta perguntada mas quero dar ao meu bixinho as condiçoes idiais a vida dele..
abraços
Phuzer
Membro Veterano

sábado dez 15, 2007 6:00 pm

Boas.
hj andei a ver lampadas de aquecimento que tambem emitem raios UVA e UVB
Com UVA sim, agora com UVB e aquecimento numa so nunca vi, hades de me dizer onde as viste e a marca! Essas que falas penso que sejam as heat glo, night glo, etc, etc...essas nao imitem UVB, so UVA.

Existem inumeras marcas de lampadas, eu por exemplo uso exoterra, para uma iguana uma lampada 5.0 UVA/UVB chega perfeitamente. O aquecimento é ser feito a parte, aconselhol lampada de ceramica (imite apenas calor, nao luz).

Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
ruben91
Membro

sábado dez 15, 2007 6:04 pm

pois eu tbm andei a ver da exo terra mas que lampada de ceramica é essa que nao emite luz?nunca vi nenhuma..

mas inda n percebi quantas lampadas devo ter pa imitir raios UVA e UVB e quais as lampadas que tenho de ter para de noite..
ou elas a noite nao precisam de luz???
Phuzer
Membro Veterano

sábado dez 15, 2007 6:11 pm

Todas as lampadas de ceramica nao imitem luz! O que pode imitir luz sao as de infra-vermelhos.

Deves ter uma de ceramica e uma lampada de UVA/UVB(existem umas quantas marcas com estas lampadas).

A noite nao é preciso iluminação, se quiseres usar uma lampada de noite para manter as temperaturas usa a lampada de ceramica que usas de dia ligada a um termostato(isto tanto de dia como de noite), para desligar por exemplo aos 23ºC. Podes tambem optar por uma night glo, mas isso seria gastar dinheiro porque a de ceramica da para dia e noite.

Ve o site que coloquei acima, tem muita e boa informação.

Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
ruben91
Membro

sábado dez 15, 2007 6:22 pm

hmmm obg

ja percebi,
a "lampada de ceramica" é a que esta ligada 24hrs sob 24hrs e ligada a um termostasto que regula a temperatura diurna/nocturna..
a de UVA-B so precisa de estar ligada de dia pa sintenizar a vitamina D3 e outra coisa que nao m lembro, e a noite apago a de UVA-b e fica so a de ceramica a dar calor..

É ISTO NAO É??

outra duvida..
eu na parte mais fria do terrario tenho de ter um recipiente com agua né?? e tambm devo ter 2 hidremetos um na parte quente e outro na parte mais fria para nao haver mediçoes erradas da humidade certo??

quanto a alimentaçao ja andei a ver um site mto bom mas é em ingles e nao percebo nda daquilo, amigo tu sabes qual é o complemento vitaminico que se junta com as saladas que fazemos para as iguanas??
ruben91
Membro

sábado dez 15, 2007 7:43 pm

alguem me dix onde se pode encontrar uma "lampada de ceramica"??
ja andei em varios sites e nao encontro nda disso!!

ja vi foi umas lampadas infra red que tambem podem estar ligadas 24hrs mas n sei se da pa ligar a um termostato...
e penso que nao pertubam as iguanas pois elas nap conseguem ver a radiaçao emitada por elas,, é verdade?e dao pa ligar a um termotasto e regular a temperatura como a gente kizer??

abraços
ruben91
Membro

domingo dez 16, 2007 5:42 pm

alguem e capaz de responder as mias ultimas pergunts por favor??

agradeço desde ja
obg
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”