Mudança de residência - conselhos precisam-se!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quinta abr 24, 2003 12:45 pm

Daqui a alguns meses vou mudar-me de um apartamento para uma vivenda e, claro, vou levar os meus dois gatolas comigo.

Agradeço os testemunhos de quem passou pelo mesmo para saber como foi a experiência e se tomaram precauções especiais.

É minha intenção, porque sou muito ciosa dos meus meninos e não quero que fujam, montar uma cerca elevada à volta do terreno.

Preferiria que eles se mantivessem dentro de casa, até porque futuramente (já depois da ambientação dos gatos à nova residência) pretendo também ter 2 canitos, mas não os quero privar de um passeiozito pelo relvado a ouvir (e observar muuuuito atentamente) os passaritos e a apanhar banhos de sol :D

No entanto, tenho medo que a curiosidade deles (ainda só têm 9 mesitos), aliada ao facto de terem sido gatos de rua, os leve a fugir e (nem quero pensar nisso) a não voltar...

Solicito-vos por isso conselhos e a partilha das vossas experiências, para que me possa preparar (a mim, à casa e a eles) o melhor possível para estas alterações.

Obrigada.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 24, 2003 1:28 pm

Olá

Conheço pessoas que mudaram de casa com gatos. Normalmente de início eles estranham, principalmente porque no seu caso a casa deve ser bastante maior. Mas as pessoas que conheço dizem que os gatos quando se aperceberam que os donos eram os mesmos e que ninguém os tinha abandonado num sitío estranho rapidamente se adaptaram.

Agora a questão prende-se com o eles fugirem ou não de casa. Pode tentar não os deixar sair, fechando sempre as portas e janelas, o que é sempre complicado numa vivenda. Quanto ás fugas de casa já tenho algumas dúvidas.
Se eles não forem castrados deve castra-los pois assim evita que na altura do cio das gatas desapareçam durante alguns dias. Mas acho que é capaz de ser difícil mantê-los em casa sempre ou no jardim. Os gatos são animais que adoram a liberdade e quando podem andar a explorar o mundo têm tendência para sair e voltar para comer.
Os pais do meu namorado têm 3 gatos em casa e vivem numa vivenda. Têm cães, os gatos são amigos deles e dormem com eles quando está mais frio. mas os gatos saem e vão dar os seus passeios ao fim do dia voltam sempre a casa.
A ideia de uma cerca é boa e também deve ter cuidado pois por vezes há pessoas mais mal intencionadas que dão veneno aos pobres dos gatos.

Beijokas e boa sorte
Kathleen
Greentree
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2003 5:15 pm

quinta abr 24, 2003 2:38 pm

Oi Phill tenho um Kitty igualzinho ao teu Garfield, que passou pela experiência de mudar de um apartamento para uma vivenda.
Ele adorou a mudança e vais ver que os teus também vão adorar.
Primeiro começei por o trazer aos fins de semana, começou a vir com cerca de 1 ano, ele adorava! Assim que nos via com as malas á porta enfiava-se dentro do transportador, não fossemos nós esquecermo-nos dele em casa.
Quanto ao quintal tb eu passei pelos mesmos receios que tu estás a sentir.
Comecei por o deixar á solta, mas ele gostava muito de ir explorar, e eu tinha muito medo que ele fosse atropelado ou que desaparecesse, então optei por lhe arranjar uma trela extensivel (+-10 m) para que ele se mantivesse no quintal. E assim foi, ao principio estranhou mas já lá vai 12 anos que ele vai para rua de trela e garanto-te que adora. Estica o pescocinho para lhe pôr-mos a coleira e tudo.
Quando estou no quintal deixo-o á solta.
Claro que só vai para a rua qd está alguém em casa, porque como sabes os gatos são meio avariados, e convem ir dando um vista de olhos.
Assim dás-lhes o prazer de apanhar ar puro e os banhitos de sol que eles tanto gostam e não te preocupas.
Já partilhei a minha experiência contigo! Espero que seja util.

Beijocas

Greentree

PS: O Kitty até consegue caçar de trela, vê lá tu como ele se sente á vontade.
fermasca
Registado: sexta abr 11, 2003 9:28 am

quinta abr 24, 2003 2:54 pm

Viva!

Passei por uma situação idêntica há poucos meses.
A nossa gata sempre esteve habituada a um apartamento, e foi com preocupação que percebemos que seria dificil mante-la em casa numa vivenda... e passados uns dias de tentarmos ter tudo fechado para ela não sair, aconteceu... ela fugiu para um telhado e lá ficou a apanhar uns banho de sol gostosos.... sempre mais ou menos vigiada por nós.

Mas acabou por nos habituar às suas saídas, e felizmente volta sempre até para ir ao areão, sem nunca se afastar muito.

Um grande perigo são os atropelamentos, se existir o perigo de eles fugirem para uma estrada, será melhor tomar sérias precauções.

Um conselho (que nós não seguimos e agora temos + 4 lindos gatinhos nascidos ontem) convém castrar os gatos e esterilizar as gatas, caso não pretenda ter gatinhos para acrescentar à familia e prevenir a proliferação de gatos vadios...

Um abraço
Phil
Membro
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quinta abr 24, 2003 3:22 pm

Olá!

Foi com bastante prazer que vi terem dado atenção ao meu tópico e desde já agradeço as vossas contribuições. :)

Posso desde já adiantar que nenhum deles poderá vir a ser mamã ou papá de gatinhos, uma vez que a Catus tratou disso antes de serem adoptados por mim.

Kathleen, se alguém ousar envenenar os meus bichinhos ou quaisquer outros e eu tiver conhecimento, pagar-lhes-ei na mesma moeda, e talvez essas simpáticas pessoas sejam surpreendidas, num espírito de "boa vizinhança", com a oferta de um deliciooooooooooooso bolo de chocolate confeccionado com um ingrediente secreto :evil: :evil: :evil:

Greentree, o Kitty parece ser o sonho de qualquer dono :D entrar sozinho na transportadora? Esticar o pescocinho para colocar a coleira? Adorava conhecê-lo!!! Os meus podem ser muito dóceis mas parece-me que nunca na vida terão esse comportamento. Nem agarrá-los ao colo consigo!!! É certo que só estão comigo há uns 3 meses e podem, com o tempo, vir a sentar-se ao meu colo e deixarem que lhes pegue ao colo, mas essa da transportadora e da coleira... acho que só mesmo em sonhos!!! :lol: :lol: :lol: Nem tentei sequer colocar-lhes ainda coleira (imprescindível quando de facto mudar de casa). A ver vamos como vai ser essa experiência. :lol:

Mas gostei da sugestão da coleira extensível. Obrigada! :D

Fermasca, não é tanto os atropelamentos que me preocupam, porque nas redondezas mais próximas há pouco trânsito (é uma zona calma só de vivendas), embora, claro, seja sempre possível um azar acontecer. Preocupa-me mais que eles se afastem na sua curiosidade de conhecer as redondezas ou de que sejam eventualmente apanhados por algum cão de rua. :(

Mais uma vez o meu muito obrigado pelas vossas respostas! :D

Filipa
Greentree
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2003 5:15 pm

quinta abr 24, 2003 3:48 pm

Phill! Acredita que 12 passados com o gato modificam um dono e o próprio gato.
O meu Kitty não foi sempre assim até os seus 4/5 anos não lhe conseguia pegar ao colo, por ser muito energético não por ser mau. embora apanhado na rua em pequenino, sempre foi muito meiguinho.
Nem o podia deixar em casa á solta destruia tudo assim que virávamos costas.
Mas vais ver que os domas, e lhes provas que és mais teimoso que eles!!!
Custa mas é possivel ( ao fim talvez de 8 ou 10 anos)
Não sei se o veterinário já te disse isto!
Mas aos Gatos tens que mostrar quem é o dono lá em casa, e vincá-lo muito bem se não fazem de ti gato sapato. :D
Os gatos têm tendência para pensar que são os donos e nós somos deles..........
Sem nunca recorrer á violência! É claro
Boa sorte
Beijocas
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 24, 2003 4:05 pm

Olá de novo,

Eu este fim de semana vou comprar uma trela para a Amélia para ela poder passear na varanda e poder vir com ela à rua um bocadinho. Por acso não me tinha lembrado dese sujestão que é muito boa.
A irmã do meu namorado tem uma gatinha que apanhou na rua, de incío também era muito brava, mas aos poucos foi ficando mais calma. Quando ela lhe pôs a coleira ela não gostava, depois habotuou-se. Depois tentou por-lhe uma peitoral e ela não conseguia andar, mas aos poucos começou a gostar. Agora é o máximo vai com ela para todo o lado tipo cão!!! :lol: :lol: :lol:
Acho que quando eles percebem que é para bem deles e que até é uma coisa divertida começam a gostar.
Achei piada à sua ideia do bolo de chocolate, mas está a pensar num bolo de chocolate com um laxante muito forte não é? ;)

beijokas
Kathleen
Phil
Membro
Contacto:

quinta abr 24, 2003 5:49 pm

Bem, acho que quem tem a falta de humanidade de envenenar seja que animal for merece um castigo bem pior que passar umas horas na casa de banho, mas enfim, fiquemos por isso, porque na realidade não sou uma pessoa violenta e obviamente não seria capaz de fazer uma coisa dessas (mas que gostaria de ser capaz, gostaria!) :evil:

Falando sério, se de facto isso acontecesse reportaria às autoridades competentes (infelizmente estamos num país onde as "autoridades" não tem muita autoridade neste campo, já para não falar de interesse, pelo que muitas vezes vemo-nos forçados a resolver os assuntos pelas nossas próprias mãos...) :( :( :(

Mas não haverá nenhuma lei penal que leve em consideração crimes contra animais como é o caso dos envenenamentos? Julgo que está para ser votada uma proposta de inclusão dos direitos dos animais na Constituição Portuguesa... :?:

Filipa
Kathleen
Membro Veterano

quinta abr 24, 2003 6:51 pm

Eu também acho que quem faz mal a um animal merece castigo pior.
Se está para ser votada alguma lei não sei, mas acho que as associações de defesa dos animais deviam tentar de alguma forma unir-se e fazer pressão sobre o governo nesta matéria.

Beijokas
kathleen
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quinta abr 24, 2003 8:50 pm

Olá

Independentemente da cerca e da intenção, ou não, de deixar os gatos irem passear ao quintal, tenha muito cuidado para não os deixar sair de casa nos primeiros tempos. Muitos gatos fogem nestas alturas e nunca mais voltam a aparecer. Depois de estarem instalados e ambientados, esse risco é menor. Mas nos primeiros tempos tenha muito cuidado com portas e janelas abertas.

Boa sorte!

Florinda Lopes
misty03
Membro Júnior
Registado: segunda fev 24, 2003 9:34 pm

sexta abr 25, 2003 12:35 am

Olá comigo foi ao contrário eu morei toda a vida numa vivenda e depois mudei me para um apartamento e a minha gatinha habituou se muito bem eu acho que basta ela conhecer os donos e as coisas dos donos para saber que está bem chegou a ir varias vezes de férias e nunca teve problemas de adaptação só nos primeiros dias andava a conhecer os cantos à casa a coisa que mais me afligiu foi que aguentou um dia sem ir ao wc.
Uma coisa a minha enquanto estivemos na vivenda tb andava de trela extensivel, [size=18]mas nunca ponha os seus gatos perto de uma arvore porque eles podem subir e ficar estrangulados[/size] a não ser que a trela não permita subir a arvore na totalidade.
Espero ter ajudado boa sorte
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta abr 25, 2003 1:53 am

eu estou farta de viajar e de mudar de casa e estes (quase) todos sempre atrás. quando vim para esta casa há um ano, os gatos foram os últimos a serem trazidos. mas quem ia adivinhar que mal chegasse, me tocavam à porta para instalar o telefone? o mafarrico do serafim (quem podia ser?) tem arte para correr que nem um foguete, mal abri a porta, foi pernas para que te quero. um senhor ainda conseguiu travar a tempo. depois, só o apanhei pela cauda. já se estava a esconder num carro :roll: :roll: :roll:

eu dantes, deixava-os ir para o quintal. mas era uma agonia. por vezes, estavam o dia todo fora e eu sem saber deles. nesta casa, pensei pôr uma cerca e até achei que não havia perigo, porque o quintal dá para as traseiras. mas agora, só saem, se me apanham distraída. estou farta de ver gatos na rua a passear e desde que encontrei um atropelado à minha porta... para o quintal é que não vão ;) ;)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta abr 25, 2003 5:36 pm

Olá Phil,

Um dos meus gatos, o Kareko-San, morava num apartamento antes de vir para minha casa. E nunca tinha tido contacto com cães. Nos primeiros dias mantive-o num quarto para se adaptar aos novos donos. Fui-o deixando, gradualmente, ter acesso a cada vez mais zonas da casa. Depois deixei-o ir conhecendo os cães e só passadas algumas semanas é que o deixei ir para o quintal que tem muros com cerca de dois metros, pensando que ele não se escaparia. Erro meu. Ao fim de dez minutos, quando o fui procurar para ver se ele estava a gostar dos meus vasos, já não o encontrei. Tinha-se escapulido para os terrenos da quinta. Abri a porta do quintal, mas estava preocupada a pensar que ele não voltava. Segundo erro. Ao fim de meia hora lá estava ele a miar à porta da cozinha para entrar em casa.
Quanto a vedações, tenho várias. Muros de betão, cercas de madeira, redes de várias alturas, arbustos cerrados, arbustos com picos. Nenhuma delas impede os gatos (excepto os persas e a angorá) de passarem para o outro lado quando eles o querem fazer.
Maria João
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta abr 25, 2003 6:55 pm

Olá!

Acho que já foi praticamente tudo dito, pois inicialmente convém deixá-los ambientarem-se bem à nova casa até poderem ser deixados à vontade. Nos primeiros tempos que lhes for permitido sair, convém sempre vigiá-los e há duas regras muito importantes que são nunca os deixar dormir fora de casa e habituá-los a uma refeição ao fim do dia para que eles a essa hora estejam em casa e possam ser fechados para dormir.

Mas mais uma vez, nestas coisas de gatos, cada caso é um caso pois eu tive uma gata que morava numa casa com quintal e raramente saía para a rua. Quando iamos de férias ia conosco, para casas com jardim e saia para a rua nunca tendo fugido (se calhar foi uma sorte!), habituando-se ao novo ambiente em apenas dois ou três dias!

Cumprimentos,
Susana
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta abr 25, 2003 9:28 pm

Mas mais uma vez, nestas coisas de gatos, cada caso é um caso pois eu tive uma gata que morava numa casa com quintal e raramente saía para a rua.
pois há coisas incríveis. a cinderela era uma gata bravíssima, filha de outra gata igualmente brava. foi um castigo para a apanhar. agora, é raro quer ir para o quintal. as preferências são a janela. quanto ao malandro do pantufa, nascido em casa e já castrado, às vezes eram 5 da manhã e já estava a arranhar a porta para ir para o laréu :o :o
Responder

Voltar para “Gatos”