Tema forte para debate...União Zoófila ??? Que união???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xanoca68
Membro Júnior
Registado: terça ago 28, 2007 11:07 pm

sexta dez 14, 2007 5:40 pm

Uma morte é sempre uma morte só compreendida caso o animal esteja em sofrimento e sem hipótese de sobrevivência. Ao realçar que nasceu lá penso que a ideia é matar recém-nascidos poderiam mais simplesmente ter esterelizado a gata quando se aperceberam que estava grávida. Não era matar no fim de nascer.

Mas não foi a única vez que isso aconteceu.

Sei também de uma cadela que estava na rua com a ninhada e foi aceite na UZ. Muito se arrependeu quem a levou quando a foi visitar e a viu sózinha pois tinham morto a ninhada.

Estes são exemplos que nem podem invocar que não há voluntários para dar o biberon de 2 em 2 horas.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta dez 14, 2007 6:30 pm

Tenho a certeza que há muita coisa a melhorar na UZ.
E também tenho a certeza que se se voluntariassem a trabalhar lá, podiam melhorar muita coisa.

Mas é mais cómodo virem para a internet dizer mal, não é ?
Fazer alguma coisa para corrigir o que lhes parece mal, dá muito trabalho.
metanotiol
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 2:43 pm

sexta dez 14, 2007 7:46 pm

soliveirap Escreveu:Só tenho a dizer:

- Uma gata foi entregue na UZ com um bebé, que foi morto à chegada por ordem da "simpática" directora.
- Essa gata tinha alguém interessado em pagar a esterilização e amadrinhá-la, a "simpática" directora não o permitiu.
- Essa gata não podia ser adoptada por estar doente, mas ninguém a levou ao vet nem permitiram que a levassem.
- Essa gata, que estava doente e por esterilizar, foi enviada para uma quinta...
- Essa gata SÓ se safou porque quem estava interessado preocupou-se e tentou tudo para a salvar e conseguiu.
É muito estranho o que está a tentar mostrar.
Não bate a bota com a perdigota.
Já não é a 1ª vez, que vejo representantes da UZ, no vet do meu cão, (é particular) com animais da Instituição.

O que levará pessoas, (no seu ponto de vista) tão insensíveis (que até matam recém nascidos saudáveis, com adopção à vista) levarem animais doentes a um consultório privado para diagnóstico, tratamento e cirurgia?

Porque é que não se mantém n"o café da esquina" a destilar com os seus pares?
LuckyCat
Membro Júnior
Registado: sexta dez 07, 2007 12:13 pm

sexta dez 14, 2007 9:17 pm

soliveirap Escreveu:Só tenho a dizer:

- Uma gata foi entregue na UZ com um bebé, que foi morto à chegada por ordem da "simpática" directora.
- Essa gata tinha alguém interessado em pagar a esterilização e amadrinhá-la, a "simpática" directora não o permitiu.
- Essa gata não podia ser adoptada por estar doente, mas ninguém a levou ao vet nem permitiram que a levassem.
- Essa gata, que estava doente e por esterilizar, foi enviada para uma quinta...
- Essa gata SÓ se safou porque quem estava interessado preocupou-se e tentou tudo para a salvar e conseguiu.
Minha "cara" Sandra,

Cuidado com o que escreve !!!!

MENTIRA: A Babuska NÃO FOI ENTREGUE com o bébé. A Babu não estava esterilizada, entrou um gato recém castrado no gatil, e sim ela teve o bébé.
MENTIRA: A gata podia ser adoptada, mas as pessoas preferem uma ja esterilizada para não ter uma despesas a mais. Pessoalmente eu também prefiro dar já esterilizada.
MENTIRA: Ninguem a levou ao Vet???? Nõs temos uma excelente Vet no gatil. Infelizmente as condições é que não sao as melhores, por isso a Babu nao melhorava.
MENTIRA: Ela nao foi para uma quinta. Foi sim para um gatil particular.

E quanto à gata se ter safado só porque havia alguem interessado nela e salvou ..... Se não sabe do que está a falar, nao fale!

Xanoca68/ Alexandra, tu sabes perfeitamente bem que por causa da respiração má que ela tinha, NAO podia ser esterilizada assim. Teria que primeiro recuperar. Que EU saiba, e dps de TU a adoptares, ela só foi esterilizada passado uns meses .....
hsn Escreveu:Para complementar a história acima relatada: no fim-de-semana passado houve quatro pessoas que se dirigiram à UZ para adoptarem gatos. Mal recebidas e pior atendidas, foi-lhes dito que não havia gatos para adoptar. Acabaram por obter os gatitos com que sonhavam junto de particulares que protegem e amparam animais de rua.

E não me venham dizer que isto é mentira: as pessoas, indignadas com a maneira como elas e os pobres gatos que lá estão foram tratados, estão dispostas a confirmar a sua má experiência.
Não foi exactamente assim ..... E alias, eu tenho plena confiança nas pessoas que lá estão ao sabado para adopções. Na dúvida, eu também nao dou. E cuidado com o que diz sobre "os pobres gatos que lá estão". Muitas pessoas vão lá só para visitar, e sabem que eles estão e MUITO bem. Alias, às vezes bem melhores do que nas maos de certas pessoas, tipo pet hoarders.

E cuidado, Bronkas/HSN .... ainda nao foi desenvolvido nenhum antidoto para o veneno que distila. Vêja lá se um dia destes morde a sua lingua ....
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sexta dez 14, 2007 11:06 pm

hsn Escreveu:A Luísa Barroso, simpática? :lol: :lol: :lol:

Aguardemos, até ao lavar dos cestos ainda é vindima... :roll:
As pessoas precisam de ser competentes a simpatia e um acessório, smpre que lá foi forem sempre correctos... isso é que interessa.

Agora se alguém vai lá e quer que se ajoelhem e agradeçam aos céus anjos e santos as visitas, é capaz de se sentir defraudado-
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sexta dez 14, 2007 11:12 pm

Jà agora a pessoa que abandonou a gata grávida na UZ que está sobrecarregada com animais não merece o repúdio das pessoas ? :o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 16, 2007 6:35 pm

Por causa dos gatos do Lumiar tive ocasião de visitar, mais do que uma vez, o gatil da UZ.

Fiquei muito bem impressionada.
As salas são grandes e arejadas.
Há uma sala para FIV e FELV.
Há alguns brinquedos - poucos.
Bem melhor do que eu esperava...

Deixo aqui uma foto

Imagem

Vão visitá-los.
Vale a pena...
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

domingo dez 16, 2007 7:03 pm

Vamos lá a ver se a gente se entende:

- O que foi denunciado foi, numa primeira notícia, que há maus tratos exercidos sobre alguns animais, dos quais foram citados dois casos, pela sua crueldade. Nessa denúncia aponta-se claramente a quem responsabilizar.

- Numa segunda notícia falou-se de procedimentos irregulares na gestão da associação.

- Perante um título sensacionalista feito a partir de uma frase isolada do seu contexto, desabaram as indignações dos voluntários, que com razão ou sem ela (mais sem ela do que com), se sentiram atingidos na sua honra e, habilidosamente manipulados e incitados, desencadearam uma campanha de protesto. Ora, com todos esses protestos, o resultado tem sido aquele que da parte dos desmascarados se pretendia: desviar as atenções das acusações concretas, que em nada lhes convém se sejam analisadas e questionadas.

Pensem lá um bocadinho pelas vossas cabeças e releiam atenta e friamente as notícias publicadas, vá!
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo dez 16, 2007 9:33 pm

hsn Escreveu:Vamos lá a ver se a gente se entende:

- O que foi denunciado foi, numa primeira notícia, que há maus tratos exercidos sobre alguns animais, dos quais foram citados dois casos, pela sua crueldade. Nessa denúncia aponta-se claramente a quem responsabilizar.

- Numa segunda notícia falou-se de procedimentos irregulares na gestão da associação.

- Perante um título sensacionalista feito a partir de uma frase isolada do seu contexto, desabaram as indignações dos voluntários, que com razão ou sem ela (mais sem ela do que com), se sentiram atingidos na sua honra e, habilidosamente manipulados e incitados, desencadearam uma campanha de protesto. Ora, com todos esses protestos, o resultado tem sido aquele que da parte dos desmascarados se pretendia: desviar as atenções das acusações concretas, que em nada lhes convém se sejam analisadas e questionadas.

Pensem lá um bocadinho pelas vossas cabeças e releiam atenta e friamente as notícias publicadas, vá!
Pena é que os mesmos orgão a "enterrar" a UZ não tenham publicado um comunidado escrito pelo ex-tesoureiro e ex-secretaria de direcção onde está bem patente o que aqui tenta recalcar. Não sei quais são os seus problemas com a UZ, mas tem a certeza que o que foi publicado é verdade?? Se tem tantas certezas pq não avança???
Não me diga que é a balbina??? LOL se fosse seria tão corajoso da sua parte assumir-se.
ASSUNTO: Artigo “JUSTIÇA União Zoófila: Canil é “campo de concentração” ”,
da autoria de Sílvia Maia (texto) e de André Kosters (fotos), datado de 27 de Novembro de 2007

difícil exprimir o que sentimos após a leitura do artigo em epígrafe, o
qual inculca no nosso espírito um sentimento de indignação e perplexidade.

A situação da União Zoófila no final de 1997 era crítica, nos planos organizativo, funcional e financeiro. A Comissão Administrativa, eleita a 20/12/97, meteu ombros à ingente tarefa de impedir a falência da Associação.
A Direcção eleita a 28/03/98 e todas as Direcções que se lhe seguiram, enfrentando múltiplas dificuldades e adversidades e envidando grandes esforços, apoiadas por associados voluntários, imbuídos de um espírito de generosa zoofilia, realizaram transformações profundas, gerindo os escassos meios próprios da Associação e contando com a colaboração de várias entidades, o que permitiu reerguer a União Zoófila e alterar substancialmente as condições de acolhimento, sustento e tratamento dos animais.

Terminou a fome de outrora e passou a haver rações próprias para animais sem uma única falta. Terminou a doença generalizada de outrora e passou a haver, regularmente, assistência médica e medicamentosa, vacinas, desparasitações e apoio médico externo (em clínicas particulares) para cirurgias, internamentos, exames e convalescência de animais mais doentes.

Terminou a falta de tratadores e a anarquia laboral de outrora e passou a haver estabilidade, método e disciplina, propiciando um nível de limpeza consentâneo com mais saúde para os animais.

Terminou o canil escalavrado de outrora e passou a haver um canil alcatroado, dotado de valências funcionais – enfermarias de canídeos e de felídeos, cozinha (entretanto desactivada em 2004), lavandarias de canídeos e de felídeos e armazéns de rações, sem descurar a manutenção das mesmas e das jaulas de canídeos e de felídeos, bem como a reparação e a substituição de equipamentos (instalação eléctrica, máquinas, ed-cétera) e de utensílios. Terminou a falta de água e de gás de outrora e passou a haver um fornecimento ininterrupto dos mesmos, contribuindo para uma vida normal no canil.
Terminou a clausura permanente de outrora e passou a haver o passeio de canídeos e contactos de socialização e carinho aos felídeos, com a colaboração devotada e preciosa de associados voluntários.

Com o objectivo de prodigalizar um apoio aos animais que é impossível no canil actual, foram encetados contactos com a edilidade ainda ao tempo da Comissão Administrativa, os quais foram mantidos pelas Direcções seguintes, em sucessivos contactos com responsáveis municipais, embora sem a concretização que todos almejam – a inauguração de um canil novo sem as limitações incontornáveis do actual.

Ao longo dos últimos nove anos, muitos foram os visitantes que se congratularam com as diferenças gritantes entre a fácies do canil em 1997 e a actual, louvando o esforço de todos aqueles que contribuíram para a mudança profunda, que é bem patente, apesar das dificuldades e deficiências que não escamoteamos.

Admitimos críticas justas e construtivas ao canil, no seu estado actual, mas entendemos como uma desmedida e hedionda ofensa o epíteto de “campo de concentração”, constante do artigo a que aludimos no começo desta missiva, que a massa associativa da União Zoófila e os seus voluntários não merecem, e que só pode prejudicar os animais que a instituição mantém à sua guarda.

Alguns casos episódicos de maus tratos a animais foram comunicados às autoridades e (ou) submetidos à apreciação dos órgãos sociais da Associação, não cabendo nesta carta a respectiva escalpelização, nem a formulação de quaisquer juízos de valor sobre o tema.

Que alguns ex-sócios prossigam o seu deplorável comportamento, eminentemente destrutivo, conhecido há anos, criticamos, mas entendemos...

Que o presidente de uma associação protectora de animais – Miguel Moutinho – corrobore a afirmação de que o canil da União Zoófila é um campo de concentração, lastimamos e verberamos, mas, como o ditirambo, o dislate e até mesmo a calúnia são livres e não pagam imposto, entendemos o delírio
desconchavado e difamatório de quem confunde aleivosia com cortesia...

Que a Agência Lusa se faça eco de uma visão tão rasteira do canil da União Zoófila, titulando um artigo com uma expressão que convoca a recordação de práticas dilacerantemente desumanas e bárbaras, no espírito de qualquer leitor moralmente bem formado, não entendemos, nem aceitamos. Ao invés, exprimimos o nosso veemente protesto e a mais sentida repulsa pelo artigo supramencionado, e solicitamos a pronta correcção do teor do mesmo.

Com os melhores cumprimentos

Graciete Godinho
(ex-secretária da Direcção, associada nº. 2088)

Jaime de Matos
(ex-tesoureiro, associado nº 9423)
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
LuckyCat
Membro Júnior
Registado: sexta dez 07, 2007 12:13 pm

domingo dez 16, 2007 10:18 pm

hsn Escreveu:Vamos lá a ver se a gente se entende:

Pensamos pelas nossas cabeças, sim! E qualquer pessoa adulta que ande por aqui, chega à conclusão que se há alguem muito manipulador, essa é pessoa é voce!

E não, os voluntários não foram manipulados! Alias, basta ver a média das idades, para ver que não somos crianças! E sim, protestámos sim, pois os seus amigos tb publicaram um artigo onde não só queriam afastar a Direcção, como também os Voluntários.

E convenhamos que a UZ está BEM melhor AGORA do que na altura em que você e as seus amigos "governavam" a mesma :wink: :lol:
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

segunda dez 17, 2007 12:08 am

Minhas senhoras, não se cansem. :D Não vos vale a pena encarniçarem-se contra mim. Não fui eu quem matou o Arlequim, não fui eu quem matou o cão da Dra. Fernanda Moleiro, não sou eu quem é acusado dentro e fora do canil de o ter feito, não sou eu quem é acusado de peculato, etc., etc.

Essa táctica de desviar as atenções para outros objectos de discussão é velha e relha e eu não entro em regatices. Passem bem.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda dez 17, 2007 10:02 am

Já fui ao oftalmologista e saí de lá igual...
É escória, quem abandona um animal sim senhor!
hsn, você sabe de tanta coisa, inclusive sabe tudo o que lá se passa!
Como tal, pegue nas perninhas e faça queixa crime contra as pessoas que gerem a UZ. Isto é bastante simples: você sabe, afirma com todas as letras que a notícia é verdadeira, logo, como bom cidadão, que é, deve dirigir-se a uma qq esquadra da sua residência e fazer queixa das "maldades" que por lá se passam. Dê a cara por uma causa em que acredita! Eu não o posso fazer, porque não sei... " Mas se soubesse o que você sabe e que todos nós sabemos que você sabe..." era o que faria...

Como já disse, e claro que isto é impossível para a grande maioria das pessoas, recolho em minha casa "n" animais que são por nós esterilizados e tratados e depois adoptados por amigos, familiares, etc...
Não me passa pela cabeça, em momento algum, (sem descriminação de espécie alguma para quem o faça, atenção!) ir entregá-los à UZ ou outras instituições, que já estão sobrecarregadas e a trabalhar nos limites.
Custa-nos dinheiro, perde-se (ou ganha-se) muito tempo, mas somos assim, ... e felizmente temos espaço e, melhor ou pior, ainda temos uns aéreos para gastar com eles...

Fiquem bem, que eu vou curtir a minha nova aquisição da semana passada: um gatinho que me apareceu no jardim, com 2 mesitos, que já fez no vet. a despistagem das doenças e que já está junto com os meus outros 2 gatos e 2 cães (os cães são Made in UZ) e ... este não para dar é pra nós.

Feliz Natal a todos...
xanoca68
Membro Júnior

segunda dez 17, 2007 2:38 pm

aisd Escreveu:Tenho a certeza que há muita coisa a melhorar na UZ.
E também tenho a certeza que se se voluntariassem a trabalhar lá, podiam melhorar muita coisa.

Mas é mais cómodo virem para a internet dizer mal, não é ?
Fazer alguma coisa para corrigir o que lhes parece mal, dá muito trabalho.
Claro que há muita coisa a melhorar na UZ mas também era preciso que houvesse vontade de mudar em vez de tapar o sol com a peneira.

Quanto ao voluntariado cada pessoa sabe o tempo que tem e sinceramente neste momento não me apetece sequer ir lá com tantas desconfianças que tenho de várias situações. Também não consigo ver ou saber determinadas coisas sem explodir por isso também seria muito complicado.
xanoca68
Membro Júnior

segunda dez 17, 2007 2:42 pm

metanotiol Escreveu:É muito estranho o que está a tentar mostrar.
Não bate a bota com a perdigota.
Já não é a 1ª vez, que vejo representantes da UZ, no vet do meu cão, (é particular) com animais da Instituição.

O que levará pessoas, (no seu ponto de vista) tão insensíveis (que até matam recém nascidos saudáveis, com adopção à vista) levarem animais doentes a um consultório privado para diagnóstico, tratamento e cirurgia?
Sim, é chocante que se matem recém-nascidos e por outros doentes os levem a consultórios privados e se gastem balúrdios muitas vezes em gatos que depois viverão toda a vida num gatil e em tratamentos constantes.
Não consigo perceber o porquê e não consigo aceitar tal mas infelizmente é verdade.
xanoca68
Membro Júnior

segunda dez 17, 2007 3:03 pm

LuckyCat Escreveu:MENTIRA: A Babuska NÃO FOI ENTREGUE com o bébé. A Babu não estava esterilizada, entrou um gato recém castrado no gatil, e sim ela teve o bébé.
Já tinha corrigigo mais acima que a Babu não foi entregue com o bébé mas o teve já no gatil. Também disse que ainda considero mais grave isso porque houve muito tempo para a esterelizar antes de o ter. No fim de o ter matar é muito grave.
LuckyCat Escreveu:MENTIRA: A gata podia ser adoptada, mas as pessoas preferem uma ja esterilizada para não ter uma despesas a mais. Pessoalmente eu também prefiro dar já esterilizada.
As pessoas preferem uma gata esterelizada ou só dão já esterelizadas ? Houve pessoas interessadas nela e além disso eu sempre disse que pagava a esterelização. Apenas queria que ela tivesse uma casinha porque não era nem é gata de gatil. É uma gata de colo, meiga, um pouco assustada com gatos dominantes e calminha.
LuckyCat Escreveu:MENTIRA: Ninguem a levou ao Vet???? Nõs temos uma excelente Vet no gatil. Infelizmente as condições é que não sao as melhores, por isso a Babu nao melhorava.
Não conheço pessoalmente o trabalho da vet mas se é tão excelente porque é que tantos gatos vão para outros consultórios. São muitos gatos e alguns precisam de mais cuidados em caso de doença. A Babu tem apenas rinite crónica e também foi um dos motivos porque coloquei tantos anúncios dela para a divulgar porque um gatil não era nem é o local indicado para ela. Assim como não é para nenhum gato, eu sei.
LuckyCat Escreveu:MENTIRA: Ela nao foi para uma quinta. Foi sim para um gatil particular.
A Bau foi para um gatil particular que ficava numa quinta. Uma gata não esterelizada, com rinite crónica em Arruda dos Vinhos num gatil.
LuckyCat Escreveu:E quanto à gata se ter safado só porque havia alguem interessado nela e salvou ..... Se não sabe do que está a falar, nao fale!
Quem conhece a Babu sabe que ela não se tinha safado num gatil. Mesmo que a tivessem ido buscar na mesma e continuasse na UZ também não sei.
Podem existir vários gatis, podem ter brinquedos mas o gatil devido à sua construção é extremante quente no verão e extremamente frio no inverno.
LuckyCat Escreveu:Xanoca68/ Alexandra, tu sabes perfeitamente bem que por causa da respiração má que ela tinha, NAO podia ser esterilizada assim. Teria que primeiro recuperar. Que EU saiba, e dps de TU a adoptares, ela só foi esterilizada passado uns meses .....
Sim fui eu que a adoptei por isso conheço perfeitamente a gata que tenho. Quanto à esterelização continuo a achar que não foi esterelizada por falta de interesse.
Responder

Voltar para “Cães”