Cara Boo,Boo Escreveu: Caro Dr. Oscar
Estou com um problema terrível.
Há muito tempo já que ando a tentar fazer a minha dona perceber que a minha refeição favorita é bife com batatas fritas e ovo estrelado.
Mas ela tem uma cabeça mais dura que uma pedra, e insiste em dar-me ração!
Que devo fazer? Levá-la a um psiquiatra? Denunciá-la às autoridades competentes? ao Hannibal, por exemplo?
Ou fechá-la no quarto escuro e só a deixar sair de lá quando amansar?
Ajude-me, Dr. Oscar, estou num desespero total...
![]()
Antes de mais, aconselho-a a manter a calma.
O problema da burrice das nossas pessoas no que respeita a nossa alimentacao e bem conhecido.
A melhor maneira de fazer entender as nossas pessoas como nos devem alimentar e uma combinacao da tecnica do jejum controlado e do olhar especial.
Quanto ao jejum controlado: A Boo deve recusar toda a racao que lhe derem. Quando a sua pessoa lhe encher o prato de racao olhe para ela com o ar mais triste que puder, suspire e va meter-se na sua cama.
Quanto ao olhar especial: Sempre que uma pessoa preparar a sua refeicao favorita, sente-se ao seu lado. Olhe a pessoa fixamente, deixe descair as orelhas e um fiozinho de baba, solte um ganidozinho cada 45 segundos, tendo o cuidado que o ganido lhe saia da alma. Alguns caes conseguem lacrimejar nesta altura. Ensaie essa tecnica. Se lhe derem um bocadinho de bife com batatas fritas, coma e agradeca imediatamente (a isto chama-se reforco positivo).
Normalmente, apos dois ou tres dias a pessoa ira ceder e compreender a mensagem. Se nao ceder ira pelo menos passar a dar-lhe uma racao mais gostosa, comida de lata ou BARF o que ja e uma melhoria quanto as racoes secas.
E sempre conveniente planear bem o jejum controlado, para nao passar fome. Eu costumo enterrar ossos e restos de comida nas plantas da sala. Tenho uma pessoa que me da torradinhas e guloseimas as escondidas da Joana e pensa que a Joana nao sabe. A Boo tambem tem uma pessoa assim? Olhe que vale a pena cultivar essas amizades!