Pela experiência que tenho com gatos (que ainda não é muita), no que a este assunto diz respeito, felizmente nunca tive problemas
Quando trouxe a Klara para casa sabia de antemão que os gatos adoram afiar as suas unhas nos sítios mais apetecíveis (muito pouco apetecíveis para nós), pelo que, tratei logo de adquirir um arranhador de pé
Felizmente a Klara reagiu de imediato ao mesmo e soube desde logo para o que servia! Usa-o sempre e nunca estragou nada em casa nem tenta afiar as unhas onde não deve

creio que nisso também me posso considerar premiada, pois sei que na generalidade eles gostam mesmo de fazer as normais "patifarias"
Não sei se é mesmo a forma de ela ser, ou se foi porque lhe pus logo o arranhador ao dispor, certo é que resultou

ela usa-o para afiar as suas unhas, para brincar (pois tem uma bolinha pendurada) e até mesmo para "descarregar" as suas raivas

sim, porque por vezes vai direito a ele com uma raiva e arranha-o de tal forma...
Não posso dizer, no entanto que ela nunca tentou umas afiadelas onde não deve

a vítima: os cortinados, claro está

no entanto não era com o sentido de afiar unhas... Passava lá e dava um salto neles, mas as unhas eram tão fininhas (pois ainda era bebé) que deixava uma ou outra marca, mas nada grave e que não conseguisse resolver... Após várias tentativas dela e uns valentes e fortes
NÃOs, resolvi a situação e nunca mais o fez
No entanto, tal como aqui já foi referido diversas vezes, cada gato é um gato e o que é válido para uns pode não se aplicar a outros... É uma questão de pôr em prática todas as alternativas aqui descritas e confirmar com a qual obtém melhores resultados

Será com certeza uma situação temporária e ultrapassável, com alguma paciência e perseverança
Boa sorte

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>