tenho 3 aquários de água quente, de 50, 20 e 10 litros, onde crio guppies e platies. há cerca de 3 semanas apareceu uma espécie de "veludo" num plati que vivia no aquário de 20 junto a umas fêmeas guppies. o plati andava meio "encolhido" com as barbatanas fechadas, mas comia normalmente. pensando que devia ser oodinum, mas como não tinha a certeza, fiz tratamento com General Tonic, da tetra, que diz que trata tudo. ao fim de três dias de tratamento, das cerca de 15 guppies, metade estavam mortas (já semi apodrecidas) e a outra metade estava oscilante e encolhida, mas comiam ainda. continuamos com o produto. nos 15 dias seguintes, até anteontem, foram sempre morrendo fêmeas, às duas de cada vez. o plati, pelo contrário, pôs-se bom ao fim de uma semana e foi o único a salvar-se quando já todas estavam mortas, no domingo de manhã.
primeiro, PORQUÊ? aquele aquário estava perfeitamente estabilizado há meses, fiz análises, não tinha defeito nenhum, os peixes não tinham estado sujeitos a stress e as fêmeas eram, na sua maioria, vigorosas jovens de 7 e 8 meses. o plati era bem mais velho e safou-se.
segundo, O QUÊ? na maioria dos que morreram não se chegou a ver o tal veludo, e porque não funcionou o GeneralTonic?
terceiro, O QUE FAZER AGORA? no domingo deitámos fora todos os mortos e mudámos o sobrevivente para outro aquário. esfregamos tudo muito bem, com água quente, e "matá-mos" o filtro. agora está o aquário de patas para o ar, a secar, com o filtro aberto e as esponjas secas. mas preciso do aquário urgentemente (crias a precisar de ser separadas por sexos), e tenho medo que o "bicho" ainda lá esteja! será seguro montá-lo novamente? não posso arriscar perder estes bebés, porque a fêmea sua mãe foi uma das vítimas mortais!
socorro!