Tarentola Mauritânica Lost - Importante

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

domingo dez 23, 2007 12:35 am

Mushroom Escreveu: não tem nada haver com uma osga em cativeiro e outra à solta, além disso vou adquirir um gecko, mas não apanhar e sim comprar.. :wink:
Conclusão: As osgas (geckos) que não tem veneno são as de compra :lol:

Agora a sério, o veneno das osgas (geckos) está no cerebro das pessoas e não nos animais. Aconcelho a lerem sobre os animais antes de afirmarem coisas absurdas.
<p>1.1.0 Melopsittacus undulatus
1.1.0 Estrilda astrild
1.3.0 Cavia porcellus
1.2.0&nbsp; Mesocritetus auratus
0.0.1 Pantherophis guttattus guttattus
0.0.1 Lampropeltis getulus californiae
0.1.0 Phodopus Sungorus
0.1.0 Passer domesticus</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo dez 23, 2007 10:02 am

http://www.icn.pt/downloads/anfibios_e_repteis.pdf
citação da pag. 7
A Osga-turca Hemidactylus turcicus vive em zonas com pedras, muros velhos, ruínas, debaixo de cascas de árvores ou troncos apodrecidos. Aparece no Algarve, no interior do Alentejo e na zona de Évora. Emite sons.

A Osga Tarentola mauritanica encontra-se frequentemente nas zonas urbanas onde come sobretudo formigas e mosquitos. Como possui lâminas nos dedos consegue trepar paredes lisas, como as das casas. Emite sons. Pode perder a cauda e mudar de cor. É frequente vê-la perto de luzes que atraem insectos para os comer.

A Osga das Selvagens Tarentola bischoffi apenas existe nas Selvagens (é endémica). São comidas por murganhos (pequenos ratinhos) que foram introduzidos nessas ilhas, pelo que se está a tentar controlar a população destes animais.

As osgas não são peçonhentas, como algumas pessoas pensam, pois têm a pele seca (são répteis) e não produzem venenos. Algumas pessoas matam-nas devido a crenças tontas e superstições, mas elas são amigas dos agricultores e de quem gosta de passar uma noite sossegada sem picadas de insectos.
Citação da pag. 1
Porquê falar acerca dos Anfíbios e Répteis?
A maioria da população portuguesa tem ideias erradas acerca destes animais, estando rodeados por mitos e superstições que têm contribuído para a sua rarefacção. Com efeito, são muitos os seres destes grupos que são mortos pelo Homem, apesar de serem extremamente úteis p. ex. no controle das populações de insectos e de roedores.
Porque a ignorância mata, há que divulgar o importante papel que estes animais desempenham nos ecossistemas, afastando de vez as ideias erradas acerca deles. Não são peçonhentos, não são “maus”, a maioria nem sequer é perigosa e são muito úteis.Vítimas da perseguição, de atropelamento, de fogos, da destruição das zonas húmidas, da poluição das águas, da destruição dos seus habitats naturais e de muitos outros factores relacionados com a nossa espécie, estes animais encontram-se cada vez mais ameaçados.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

domingo dez 23, 2007 5:00 pm

ruanda Escreveu:PedroM10, ela tem-se mexido do sítio? É que por exemplo a minha casa está agora com cerca de 15 ºC e a essa temperatura elas também já não têm grande actividade... :wink:
Ela andava um pouco activa, não sei se pelo medo, ou pela temperatura em casa, que ronda também os 15/20º..

Eu libertei-a ontem nas rochas do meu jardim, espero que ela sobreviva, estou convicto que sim :)

Um outra duvida, eu ganhei umas manchas na mao com que toquei na osga, será o veneno a fazer efeito??? Estou na brinca :lol: :lol:

por acaso sempre adorei répteis, e as osgas são dos que mais me fascinam, é pena a mentalidade dos portugueses e não só fazer com que sejam quase que aniquiladas da nossa fauna :| :| :|

Resta esperar um futuro melhor..
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

domingo dez 23, 2007 11:23 pm

Nao sei se fui so eu ter esta interpretação, mas o post do Mushroom não era uma simples ironia relacionada com o post "osgas"?

Penso que por esta altura ele já sabe que as orgas não são venenosas.

Ou será que é mesmo parvo? Acho que não... :D

Boas festas para todos!
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”