Quantos porquinhos-da-India posso ter ?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta dez 12, 2007 10:15 am

Bem Silly, sabes bem que falando de um criador isso será quase impensável.
Ninoquinhas, eu sei disso. Os criadores não têm solução se não essa, mas uma pessoa que vai ter contacto pela primeira vez com estes pequenotes...
A criação tem que ser uma coisa bem pensada, não é só porque se acha giro ter crias.
Deve-se pensar primeiro com que finalidade se pretende fazer a criação; o que fazer com as cria depois; o espaço; a disponibilidade para cuidar deles; e muitas outras coisas.
Não é só, "acho giro ter "crianças em casa, por isso vou criar e depois dou a amigos que têm lojas de animais para vender". Não é bem assim. Muitas das vezes nem se consegue dar os porquinhos, quanto mais vender. Depois, o que se faz com esses que não se conseguem dar?O que lhes acontece?
Sem contar que a pessoa deve ter alguns conhecimentos de genética, no caso de querer apurar uma determinada raça.
Acho que sabes onde quero chegar.;)
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

quarta dez 12, 2007 12:34 pm

Sim, concordo que antes de fazer criação, deve ter um casal de porquinhos do mesmo sexo para os conhecer melhor. Eu tenho porquinhos há quase dois anos e ainda sinto que tenho muito para aprender.
Claro que também gostava de ver uma porquinha grávida e os filhotes. Deve ser liiiindo! Mas o bem estar deles está acima disso.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta dez 12, 2007 5:24 pm

Olá,

concordo 100% com a Silly-Bublle.

Há criadores que têm os machos com companhia!
Nós fazemos criação de porquinhos e temos mais de 100 porquinhos em casa. Não gostamos de ver os machos sem companhia e temos quase todos em pares de 2, mesmo os "machos cobridores".
Última edição por miklos em quinta dez 13, 2007 10:38 am, editado 1 vez no total.
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta dez 12, 2007 5:51 pm

Silly_Bublle Escreveu:

Acho que sabes onde quero chegar.;)
Sei perfeitamente onde queres chegar. 8) Eu estou 100% de acordo contigo. E olha que eu, antes de me lançar nisto da criação... estive mais de um ano a ler tudo o que via sobre porquinhos... E ainda assim, tenho imensas dúvidas, principalmente em relação às cores. :lol: Que o diga quem me ajuda com essas coisas... que volta e meia lá tem um mail meu a pedir ajuda para determinada coisa. :lol: Vivendo e aprendendo, não é? :wink:

Agora... quando uma pessoa me pergunta determinada coisa e até já sabe o que quer... eu não entendo, sinceramente. 8)

Quanto aos machos... eu tenho de os ter separados. O Quite Nice (que já havia criado na casa da criadora dele) estava com o Ross, mas sinceramente, não sei o que lhes deu... pegaram-se e até orelhas voaram... por isso mesmo, prefiro ter os machos que não se dão... sozinhos. E isso... quer queria quer não... são mais gaiolas ocupadas... Mais espaço ocupado... mais... mais tudo. :lol:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta dez 12, 2007 5:54 pm

[quote="miklo] ... mesmo os "machos cobridores".[/quote]

Oh Miklos, tira-me mais uma dúvida. :lol: OPs machos que tens juntos, são ambos cobridores ou um deles é que é cobridor e o outro é virgem? :lol: É que eu, em casa, não tenho meninos virgens, para já. 8) Por isso, é que os tenho separados. :wink:
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

domingo dez 23, 2007 10:59 am

Olá,

De facto embora possa haver um caso ou outro de insucesso e se se seguir a regra de não se por juntos machos adultos que não se conheçam, pela nossa experiencia pode-se considerar um mito que não se possa ter 2 machos juntos.

Claro que com machos activos na criação pode ser um problema, mas juntá-los com um macho jovem nunca nos deu qualquer problema e é uma prática regular que fazemos na Cavilândia, de forma aos machos nunca ficarem sozinhos depois de terem estado com uma fêmea. Assim, um bébé macho que saia do desmame fica na companhia do macho adulto e cresce com ele, não tendo problema nenhum com ele quando for adulto.

Sobre juntar 2 machos utilizados na criação, temos no momento 2 machos juntos que já cruzaram várias vezes com fêmeas e continuam-se a dar bem, embora já estivesse juntos antes dos cruzamentos. Mas também depende muito do caracter dos porquinhos e não é o caso mais comum.

O mais importante em ter machos juntos é ter muito espaço, pois a taxa de insucesso nas junções de macho é grande se a gaiola for pequena. Esta tem de ser grande de forma a não potenciar conflitos e no caso de algum estar num mau dia mais mal disposto ir para um canto onde possa estar sem ser importunado, o que é dificil se a gaiola for pequena.

Para finalizar temos de confessar que temos tido também problemas em juntar fêmeas que vêm de ter uma ninhada e que depois da fase de amamentação voltam ao grupo original. Por isso não se pode dizer que os machos sejam piores do que as fêmeas.
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda dez 24, 2007 2:51 am

miklos Escreveu:
Claro que com machos activos na criação pode ser um problema, mas juntá-los com um macho jovem nunca nos deu qualquer problema e é uma prática regular que fazemos na Cavilândia, de forma aos machos nunca ficarem sozinhos depois de terem estado com uma fêmea. Assim, um bébé macho que saia do desmame fica na companhia do macho adulto e cresce com ele, não tendo problema nenhum com ele quando for adulto.

Isso também é prática da Trupe. :wink:

O problema mor, é quando falo de machos cobridores com machs cobridores. Cá emmcasa tem sido difícil essa junção. :lol: Só mesmo um porquinho jovem com o cobridor...

Para finalizar temos de confessar que temos tido também problemas em juntar fêmeas que vêm de ter uma ninhada e que depois da fase de amamentação voltam ao grupo original. Por isso não se pode dizer que os machos sejam piores do que as fêmeas.[/

Concordo plenamente. Está a acontecer-me isso mesmo. A Maia não está a aceitar a Arwen. Lá tive eu de abrir cordões à bolsa novamente. :lol:
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”