minha platy teve bebes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
0oDiogo0o
Membro Júnior
Registado: sábado dez 22, 2007 7:35 pm

domingo dez 23, 2007 2:50 pm

a minha platy teve bebes hj mas eu nao a tinha psoto na maternidade como posso apanhalos?
o meu aquario tem muitas plantas e uma montanha para eles se esconderem mas mesmo por isso tasse a tornar difiçil apanhalos como posso fazelo? :?: :?: :?:
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

domingo dez 23, 2007 5:30 pm

oi! primeiro, parabéns pelos bebés! as platies têm o péssimo hábito de morrer durante o parto.

quanto a apanhá-los, se os seus platies forem como os meus, são criaturas muitíssimo assustadiças e rápidas a fugir, logo é quase impossível capturá-los num aquário grande e cheio de tralha (leia-se, plantas e pedras e etc). além disso, se falhar a primeira tentativa, elem sentem-se ameaçados e não aparecem tão cedo!

sugiro que os deixe viver em liberdade, o que tem a vantagem de eliminar os mais fracos, ficando só os saudáveis e vigorosos. a próxima ninhada, se a houver, pode ser recolhida com a maternidade, mas para esta já vai tarde.

o mais que pode fazer é ir periodicamente verificando se os bebés ainda andam por aí. provavelmente irão sobreviver, pois tem muitas plantas. eles quando são muito pequenos tendem a andar juntos em cardume, e nadam perto do chão, chegam a confundir-se com pedras de areão, se ficarem quietos!
não precisa ter medo de os sugar durante as TPAs, eles são rápidos e espertos a fugir.
quanto á comida, depois de dar de comer aos adultos desfaça alguns pedaços maiores em migalhas e deite na água. os pedaços pequenos afundam-se e os adultos não os comem. se tiver, dê-lhe granulados, nem precisa parti-los porque os adultos ao mastigar, desfazem-nos e os pequenos ficam com as migalhas.

quando começarem a ficar maiores (com um mês, mais ou menos) e a fazer frente aos adultos (começam a tentar vir comer à superfície) pode tentar apanhá-los, mas é sempre difícil. tente lançar a rede bem depressa quando estão todos à superfície à espera da comida. e se falhar à primeira, tente só daí a umas horas!

espero que tenha um belo cardume de jovens platis em breve!

boa sorte! :wink:
0oDiogo0o
Membro Júnior

domingo dez 23, 2007 5:38 pm

será que a minha platy idna tem mais bebes?
ainda so apanhei e vi 2 puz ela na maternidade penssando q podia ter mais :) ,pode? :?:
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

domingo dez 23, 2007 5:46 pm

o parto pode demorar horas, vai-os largando aos poucos.

se conseguiu apanhá-los, óptimo. desde que a maternidade seja grandinha e tenha boa circulação de água, pode deixá-los aí até serem grandotes.

além disso, daqui a mais um mês, aproximadamente, poderá ter outra ninhada "secundária", graças ao esperma que guardou do macho. fique atento, se daqui a um mês estiver gordita outra vez, meta-a na maternidade. se não, bem, acabou-se! terá de arranjar um marido para ela! :
boa sorte!
0oDiogo0o
Membro Júnior

domingo dez 23, 2007 7:26 pm

obrigado por tudo :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Peixes”