oi! primeiro, parabéns pelos bebés! as platies têm o péssimo hábito de morrer durante o parto.
quanto a apanhá-los, se os seus platies forem como os meus, são criaturas muitíssimo assustadiças e rápidas a fugir, logo é quase impossível capturá-los num aquário grande e cheio de tralha (leia-se, plantas e pedras e etc). além disso, se falhar a primeira tentativa, elem sentem-se ameaçados e não aparecem tão cedo!
sugiro que os deixe viver em liberdade, o que tem a vantagem de eliminar os mais fracos, ficando só os saudáveis e vigorosos. a próxima ninhada, se a houver, pode ser recolhida com a maternidade, mas para esta já vai tarde.
o mais que pode fazer é ir periodicamente verificando se os bebés ainda andam por aí. provavelmente irão sobreviver, pois tem muitas plantas. eles quando são muito pequenos tendem a andar juntos em cardume, e nadam perto do chão, chegam a confundir-se com pedras de areão, se ficarem quietos!
não precisa ter medo de os sugar durante as TPAs, eles são rápidos e espertos a fugir.
quanto á comida, depois de dar de comer aos adultos desfaça alguns pedaços maiores em migalhas e deite na água. os pedaços pequenos afundam-se e os adultos não os comem. se tiver, dê-lhe granulados, nem precisa parti-los porque os adultos ao mastigar, desfazem-nos e os pequenos ficam com as migalhas.
quando começarem a ficar maiores (com um mês, mais ou menos) e a fazer frente aos adultos (começam a tentar vir comer à superfície) pode tentar apanhá-los, mas é sempre difícil. tente lançar a rede bem depressa quando estão todos à superfície à espera da comida. e se falhar à primeira, tente só daí a umas horas!
espero que tenha um belo cardume de jovens platis em breve!
boa sorte!
