Problemas na alimentação das cobras

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

quinta dez 20, 2007 2:42 pm

boas, escrevo este topico para o pessoal que alimentar as cobras fora do terrario que é o meu caso...
a cerca de 2 semanas que a minha cobra nao comia...nem insisti mais, pois esta na altura da muda dela embora nao tenha apresentado quauiquer caracteristicas disso....( a nao ser falta de apetite)
Fui buscar o tampar-ware, com uma folha de papel de cozinha como substrato como sempre... fui tentar a ver se ela comia alguma coisa...e nada...
furei a cabeca do rato e esperei que saisse algum sangue para ver se agucava o apetite e nada...com as temperaturas e humidades normais e sem eu saber o que fazer, fui agarrar no telefone e marcar uma consulta no veterinario para ver o que se passava...
Enfim, ja com o telefone a tocar....desligo o telefone e como sou muito teimoso :twisted: fui por a cobra no terrario e esperei uns 5 minutos ate que ela se escondesse e aconchegasse...fui buscar o rato...a segurar pela cauda com uma pinca pus o rato na entrada da toca dela..esperei uns segundos e vi a lingua dela perto do rato...ate que.....agarrou pelo pescoco e puxou-o para dentro da toca fazendo uma constriccao ( coisa rara)...
bem, escrevi, para quem alimenta fora do terrario e tem substrato soltos e prefere que o animal coma fora do terrario para nao ingerir nenhum pedaco de substrato...mas embora protejamos os nossos animais do pior, eles sentem-se mais protejidos no seu ambiente...(comprovado hoje)
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta dez 20, 2007 3:19 pm

"comprovado hoje" aí em casa, porque no geral, penso que este seja aquele que podemos considerar por comportamento normal e natural.

Uma cobra, quando se alimenta, fica obviamente mais vulnerável aos predadores, como tal, é normal que o faça somente quando se sinta segura.

Quando falamos de animais em cativeiro, é já uma situação muito usual entre alguns donos de cobras, que as retirem do terrário para que se alimentem noutro local, o que faz com que o animal se habitue a essa situação e perca o receio de o fazer.

Considero no entanto que, o comportamento normal, independentemente das vantagens e/ou desvantagens disso, seja elas comerem no seu "habitat" onde se sentem, naturalmente, mais seguras.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta dez 20, 2007 3:23 pm

Claro Paullo, eu por exemplo alimento sempre dentro do terrário, prefiro sacrificar a estética e só uso papel de cozinha, mas tudo depende também da cobra, a friesi por exemplo ou a lampro não se escondem nunca (as minhas claro).
A friesi se necessário for atira-se do topo do tronco para apanhar o rato cá em baixo 8) 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
colubridae
Membro Veterano

quinta dez 20, 2007 3:28 pm

so quis esclarecer quem tem problemas na alimentacao da cobra...pois a minha sempre comeu fora do terrario desde os seus 40 cm...e agora tem 80 e " tasse" a dar para esquesita . . . bem mas como pensei que ela tivesse habituada a comer no tampar-ware ...mas enganei-me..
1.1.0 Rattus Norvegicus
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta dez 20, 2007 6:22 pm

colubridae Escreveu:so quis esclarecer quem tem problemas na alimentacao da cobra...pois a minha sempre comeu fora do terrario desde os seus 40 cm...e agora tem 80 e " tasse" a dar para esquesita . . . bem mas como pensei que ela tivesse habituada a comer no tampar-ware ...mas enganei-me..
A tua continua a ser juvenil, todas as mudanças podem alterar-lhe os comportamentos, inclusivé a temperatua desta altura do ano fora do terrario. Alem do mais aqui nunca foi dito que é mais saudavel ou ideal alimentar fora do terrario, porque quem gosta do animal mais do que da decoração alimenta dentro do terrario que tem como substrato papel de cozinha pelo menos enquanto é uma cria, evitando assim o stress da mudança de local para comer e a volta depois da refeição. è que comer descansaa no seu habitat é muito bom ;) e é isso que as minha todas fazem e sempre irão fazer.
colubridae
Membro Veterano

quinta dez 20, 2007 8:55 pm

pois....parece que irei ter atencao a cobra nas proximas semanas...
1.1.0 Rattus Norvegicus
sealz0r
Membro Júnior
Registado: segunda fev 05, 2007 9:15 am

sábado dez 22, 2007 6:34 pm

Boa noite, peço desculpa por aproveitar o tópico :) , mas penso que é mais ou menos, o mesmo caso, talvez pior.

A minha kingsnake, uma lampropeltis getula californiae, dos seus 70 cms, recusa-se a comer, já lá vão, seguramente, 2 meses. Simplesmente recusa e tornou-se verdadeiramente agressiva. Ataca pelo vidro do terrário, ataca o rato, mas não o come.

Já tentei deixar o rato de 1º pêlo (morto e descongelado e aquecido) , em escuridão total dentro do terrário, e nada também.
Penso que 2 meses, já começa a ser tempo demais...
Que me aconselham fazer? Veterinário?

Cumps
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado dez 22, 2007 9:47 pm

Não tenho grandes noções, mas o 1º pelo não será muito grande para ela?
anokas22
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 8:05 pm

sábado dez 22, 2007 10:02 pm

a minha corn ja come 1 pelo e ja mede mais ou menos 70 centimetros
(secalhar nem tanto)
mas secalhar o problema que tens na tua cobra seja derivado aos cactos??
sao verdadeiros? se forem tenta ver se nao foi picada podera gerar alguma infeçao, no entanto acrescento mais se forem verdadeiros aconselho
a serem retirados.
no entanto como tens o aquecimento?
temperatura?
humidade?
se nao tiveres temperatura suficiente podera estar a preparar-se para hibernar
cumprimentos
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

sábado dez 22, 2007 10:44 pm

A minha Californiana Linear tem ainda 60 cm e come desmamados, portanto essa questão é relativa. (Agora não façam disto medida standard e não se ponham a dar ratos demasiado grandes para as vossas cobras porque o mais certo é que elas ou o regurgitem ou nem sequer o comam.)

Quanto à tua cobra, para além de todas as condições do terrário e ambiente (e tirares os cactos), tenta ver se ela não está gorda demais.
<p>
</p>
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

domingo dez 23, 2007 12:23 am

Os cactus parecem-me artificiais (tenho visto uns iguais ou parecidos á venda), não gostei foi ver do substrato (acho-o demasiado fino).
Eu experimentava um pinkie mais pequeno para tirar as dúvidas, mas pelas fotos parece uma cobra com tamanho suficiente para o 1ºPêlo.
Está em espanhol mas acho que também já o frisaram aqui na Arca: http://www.mascotasyhogar.com/mascotas/ ... es_008_008
<p>1.1.0 Melopsittacus undulatus
1.1.0 Estrilda astrild
1.3.0 Cavia porcellus
1.2.0&nbsp; Mesocritetus auratus
0.0.1 Pantherophis guttattus guttattus
0.0.1 Lampropeltis getulus californiae
0.1.0 Phodopus Sungorus
0.1.0 Passer domesticus</p>
sealz0r
Membro Júnior

domingo dez 23, 2007 1:49 am

Boa noite, os cactos são verdadeiros, mas ela não está ferida, pelo menos não vejo nada nela. Mas de qualquer forma, vou retirá-los.
Ela já comia ratos de 1º pelo, 1 vez por semana, 2 de seguida.

A nível de aquecimento, apenas tenho um tapete aquecedor e uma lâmpada, mas concordo que talvez esteja com falta de aquecimento.
A hibernar, poderá levar quanto tempo? È que ela tem-se tornado super agressiva, para o que era costume.

cumps
anokas22
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 8:05 pm

domingo dez 23, 2007 11:58 am

a hibernaçao leva mais que 2 meses
nao sou a pessoa indicada para te aconselhar sobre a hibernaçao
mas aconselho a nao hibernares, pois é mto nova para tal
sealz0r
Membro Júnior

domingo dez 23, 2007 2:40 pm

Pessoal, obrigado, vou tentar aumentar a temperatura, e depois dou feedback para dizer se ela melhorou ou não.

\o
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

domingo dez 23, 2007 7:34 pm

colubridae Escreveu: Fui buscar o tampar-ware
soberbo hehehhe :twisted:
<p> </p>
<p> </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”