Mas quando comecei a tratar de ninhadas a internet era inexistente. E livros havia mas tinham de se comprar lá fora que não existia a amazon.
Andei para Espanha, para Inglaterra, Aústria, Alemanha, Belgica, França a falar com criadores da raça enquanto andava na faculdade, frequentei exposições, troquei ideias. Gastei dezenas milhares de contos em viagens ( sim, não de euros) e a comprar cachorros de linhagens A e B.
Fiz em tempos a contabilidade e cheguei à conclusão de muita gente. Criar cães custa muito dinheiro, com custos brutais no veterinário, milhares de contos só para ter canis decentes, noites sem sono, as exposições, os nervos de ter de aturar os mafiosos do meio, a compra de um cachorro filho de um cão famoso que não corresponde às expectativas para beneficio, and so on. Então deixei de contabilizar.
Nada isso é passivel de ser aprendido na net, um exemplo que dou é que a senhora que abre este tópico refere-se ao Dogue Alemão como um bebé grande.
Havia de ir a caças ao javali na Baviera como eu fui ou a treino de cães em matilha para perder essa ideia que ( sem ofensa) só pode vir de ler livros e de ver aquela coisa abjecta que são os desenhos do Scobidoo.

Ouça o que lhe digo, abra um hotel bom para cães, daqueles que tratam dos animais e não fazem pub enganosa de que os cães passam o dia em pastos verdejantes com um personal trainer a coçar-lhe o lombo, junte-lhe venda de rações de jeito( não as manhosas ou superpremium feitas todas em Espanha ou canadá em que só muda a embalagem e nome) e garanto que será feliz.
Meta-se em criação profissional de n raças ou criação para viver e das duas uma, ou será muito infeliz, ou será uma pessoa que maltrata animais.
Mais honesto e directo que isto não se pode ser.
Mas você é que sabe e escolhe o seu caminho. Não quero parecer arrogante mas eu nasci no meio e não vivo disto, sei do que falo. Não ando a pintar um cenário negro para afastar buma potencial concorrente de um negócio espectacular onde se ganha tanto dinheiro que até se pode contratar uma rapariga de 18 anos para lavar diáriamente a genitália com à gua de rosas enquanto se guia um Ferrari com piloto automático... Há muitos anos ouvi com olhos de ouvir dois dos maiores criadores portugueses, agora um falecido e outro reformado e até hoje estou feliz que me tenham tirado as peneiras.
Boa sorte e bom Natal.