:o aaaaargh! doença não identificada!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

terça dez 18, 2007 1:24 pm

oi.

tenho 3 aquários de água quente, de 50, 20 e 10 litros, onde crio guppies e platies. há cerca de 3 semanas apareceu uma espécie de "veludo" num plati que vivia no aquário de 20 junto a umas fêmeas guppies. o plati andava meio "encolhido" com as barbatanas fechadas, mas comia normalmente. pensando que devia ser oodinum, mas como não tinha a certeza, fiz tratamento com General Tonic, da tetra, que diz que trata tudo. ao fim de três dias de tratamento, das cerca de 15 guppies, metade estavam mortas (já semi apodrecidas) e a outra metade estava oscilante e encolhida, mas comiam ainda. continuamos com o produto. nos 15 dias seguintes, até anteontem, foram sempre morrendo fêmeas, às duas de cada vez. o plati, pelo contrário, pôs-se bom ao fim de uma semana e foi o único a salvar-se quando já todas estavam mortas, no domingo de manhã.

primeiro, PORQUÊ? aquele aquário estava perfeitamente estabilizado há meses, fiz análises, não tinha defeito nenhum, os peixes não tinham estado sujeitos a stress e as fêmeas eram, na sua maioria, vigorosas jovens de 7 e 8 meses. o plati era bem mais velho e safou-se.

segundo, O QUÊ? na maioria dos que morreram não se chegou a ver o tal veludo, e porque não funcionou o GeneralTonic?

terceiro, O QUE FAZER AGORA? no domingo deitámos fora todos os mortos e mudámos o sobrevivente para outro aquário. esfregamos tudo muito bem, com água quente, e "matá-mos" o filtro. agora está o aquário de patas para o ar, a secar, com o filtro aberto e as esponjas secas. mas preciso do aquário urgentemente (crias a precisar de ser separadas por sexos), e tenho medo que o "bicho" ainda lá esteja! será seguro montá-lo novamente? não posso arriscar perder estes bebés, porque a fêmea sua mãe foi uma das vítimas mortais!

socorro! :oops:
Última edição por RamsesII em quarta dez 19, 2007 3:15 pm, editado 1 vez no total.
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

terça dez 18, 2007 7:31 pm

Olá!

Quanto ao PORQUÊ?, posso dizer-te que as dimensões do aquário condicionam o equilibrio biológico. Desse modo, alguma variação de temperatura mais acentuada (com o Inverno) ou a introdução de novos seres (tais como plantas) podem quebrar esse frágil equilibrio.

Abraços
nechako
Membro
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am

terça dez 18, 2007 11:20 pm

Olá

primeiro, PORQUÊ?

Estou inteiramente de acordo com o Anim_a. A temperatura de um aquário varia com 2 situações no inverno quando está tudo a funcionar perfeitamente, são elas, durante o dia e noite.
Há noite no inverno as casas ficam frias e pode ter influencia nos aquários quando os termóstatos tem a potencia mínima para esse mesmo aquário. O melhor, é tentar comprar outro termóstato e meter no lado contrário do outro para assim tentar evitar essas variações. Outra coisa importante, é a circulação da água, desde á 6 anos que utilizo bombas de circulação e 2 termóstatos em cada aquário e nunca mais tive problemas de variações.

segundo, O QUÊ?

Aqui só poderei dizer que a dosagem pode ter sido demasiado...

terceiro, O QUE FAZER AGORA?

Monta tudo e deixa o aquário estar a circular 3 dias, para teres a certeza que desapareceu tudo, esse micróbio dura num aquário sem peixes, creio viver um dia ou dois.

cumps. e boas festas
RamsesII
Membro

quarta dez 19, 2007 3:14 pm

bem, quanto às mudanças de temperatura e má circulação da água, não me parece. o local onde se encontram os peixes é uma cave, e foram para aí mudados especialmente porque a temperatura é muito mais estável que no resto da casa. se fosse há dois anos atrás, no verão atingiam os 32 graus e no inverno uns míseros 19.
além disso, é um aquário pequeno, sim, mas tem um filtro potente, a água circula muito bem. além disso não foram introduzidos seres novos, ultimamente. a última planta já foi há mais de 3 meses e estavam lá os mesmos peixes há uns 7 ou 8 meses. :roll:

a dosagem do produto, posso garantir, foi a correcta para uma doença em estado avançado (porque achei o plati muito mal, na altura em que detectei a doença). segui cuidadosamente as instruções do produto, os tempos e as doses.

quanto ao que fazer a seguir, espero que resulte colocar o aquário a circular sem peixes uns dias... antes do fim de semana vou esfregar o aquário com lixívia e deixar a secar uns tempos. depois monto-o e logo se vê... :oops:

de qualquer forma, obrigado pelas respostas! :wink:
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta dez 26, 2007 10:47 am

Qual o sistema de aquecimento?
Se a temperatura está baixa, que sistema de areação tem?

Ao fazer o tratamento, sem uma sistema de injecção de ar forte matou as bacterias do aquário e como o aquário tão pequeno o sistema todo. Assim para salvar um platy matou praticamente os outros todos.

Solução: Um aquário provisório sem ser de vidro. Uma caixa qualquer de onde não sai a água e possa a água ser aquecida.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
RamsesII
Membro

domingo dez 30, 2007 6:41 pm

a ver se percebo..

o sistema de aquecimento é um termostato vulgar, adequado ao tamanho do aquário.

a temperatura não está baixa, ronda os 25/26 graus, e é muito constante.
de resto, aeração não tem porque sempre li por aí que se o filtro for forte e bem posicionado, a adição de bolhas é desnecessária e prejudica as plantas. o filtro é muito forte (daria para um aquário com o dobro do tamanho) e colocado de maneira a perturbar muito a superfície, o que sempre foi suficiente para satisfazer as necessidades de oxigénio.

quanto aos medicamentos, já eu sabia que matariam as bactérias benéficas, incluindo as do filtro, eu até já tinha um filtro ciclado noutro aquário, pronto a usar.

não percebo o que teve a falta de aeração a ver com a morte de todos menos o platy originalmente infectado...

de qualquer maneira, de momento não tinha o tal aquário de improviso, nem um aquecedor extra, por isso reactivei o aquário, deixei-o uns dias sozinho, meti-lhe uns peixes crescidos (velhotes, na verdade) e, como não lhes passou nada, fechei os olhos e meti os pequenitos de 2 meses. *suspiro* :| espero que não passe nada...
Aquapet
Membro Veterano

terça jan 01, 2008 11:57 pm

Com as informações recebidas não sei justificar o que lhe aconteceu.
Não sei se pode reduzir o volume de saida do filtro, mas de resto parece estar todo bem.

Por vezes os peixes com parasitas tornam-se resistentes e os outros sem defesas é que morrem. Mas mesmo assim não sei o que lhe terá acontecido.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
RamsesII
Membro

quarta jan 09, 2008 10:45 am

o volume de saída do filtro não posso reduzir, só dá para rodar a cabeça do filtro.
de qualquer maneira, agora já está feito. meti os pequeninos e para já parecem estar bem.

obrigado por tudo! ;)
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quinta jan 10, 2008 10:52 am

Olá RamsesII...

Cara eu acho que o principal culpado pela morte dos peixes foi vc mesmo .....

Pois pelo que eu entendi vc fez o tratamento no aqua principal com medicamento.... com isso as bacterias nutrificante do seu filtro morreram, sendo assim a amonia teve um pico que foi letal para os peixes.

Todo tratamento deve ser feito em um aqua hospital para não acontecer o que aconteceu com vc .....com tpas diarias....

O melhor a fazer agora é lavar o seu aqua com água sanitaria.

Remontar o seu aqua e esperar que a ciclagem dele terminar tipos uns 30 dias o que vc pode fazer para acelerar este processo é colocar água de uma aqua que já esta ciclado isso pode te ajudar na ciclagem deste aqua.

Se vc colocar peixes antes de terminar a ciclagem é bem provavel que vc va perder mais peixes, pois o seu filtro não vai ter bacterias suficiente para absorver a amonia e transforma-lá em Nitrato que é menos letal para os peixes .... e facilmente retirada nas TPA.

Abraços

Du
Aquapet
Membro Veterano

sexta jan 11, 2008 7:55 am

DUDU1 Escreveu:.....Pois pelo que eu entendi vc fez o tratamento no aqua principal com medicamento.... com isso as bacterias nutrificante do seu filtro morreram, sendo assim a amonia teve um pico que foi letal para os peixes.

Todo tratamento deve ser feito em um aqua hospital para não acontecer o que aconteceu com vc .....com tpas diarias....
Nem sempre existe um aquário hospital e nem sempre se consegue apanhar os peixes para colocar num aquário hospital.

Quando as suas referências de remontar o aquário é uma solução demasiado forte.

Só o fiz quando tive sanguessugas, caraças aquáticas e num caso em que após vários tratamentos os peixes morriam sempre.
RamsesII
Membro

sábado jan 12, 2008 11:35 am

passo a explicar as minhas condições. tenho um aquário de 60, um de 20 e um de 10. a doença apareceu no de 20, e foi nesse que fiz o tratamento. outros peixes também apareceram doentes nos outros aquários e passei-os para o aquário de 20.

eu sei perfeitamente que os tratamentos anti-bacterianos matam os filtros, e como disse numa resposta anterior, eu tinha um filtro ciclado noutro aquário a postos para lá meter assim que o tratamento acabasse. as TPAs eram diárias durante o tratamento, e eu controlava diáriamente os parâmetros da água. disso não morreram de certeza.

quanto à remontagem, eu deixei, como sempre, a ciclar quase uma semana, com a ajuda de produtos (nitrivec da sera). só meti primeiro uns peixes velhos para ver se a doença já lá não estava.
Responder

Voltar para “Peixes”