Dar-se-ão bem em apartamentos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 25, 2003 12:00 pm

Última edição por SeaLords em segunda dez 29, 2008 10:41 am, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta abr 25, 2003 1:42 pm

SeaLords Escreveu: É, ao fim de um certo número de anos de convivência com os canitos, ficamos como eles: dá-nos o faro. E então as coisas que cheiram mal ...

Hummm, será?
Será que a Cindel também cheirou qualquer coisa?
Bem, eu ainda não atingi esse apuramento olfativo...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 25, 2003 2:23 pm

Se fôssemos atribuir juizos e penalizar quem dá erros ortográficos, já viram o que seria aqui no fórum?
Oh Nel, mas escrever "lavrador" não é erro ortografico ! A palavra está bem escrita. O problema é que não é nem de perto nem de longe o termo correcto.

Como o VascoV afirmou também, para mim, quando me interesso por uma raça, tenho de saber como se escreve o nome da mesma. E se formos a ver, labrador até é um nome facil de fixar !
Poderia ter tido piada, se tivesses dado a volta ao texto. Assim foi infeliz para ti e para quem estava a pedir ajuda. Também poderias ter levado a coisa pelo lado didáctico e explicado porque "lavrador" estava errado. Acho que te teriam ficado muito mais agradecidos. Não suja, mas mancha.
Infeliz ? Aqui dicas, não estamos de acordo.

A mim (através do forum, é claro) perguntaram se um lavrador seria feliz. Eu respondi a essa mesma pergunta. Não percebo tanta tempestade ... (bom, é verdade que la fora o tempo está agreste)

É claro que poderia ter estado com falinhas mansas e palmadinhas nas costas, poderia no meio de tanto sorriso indicado um ou dois sites muito completos, colocado umas fotos de uns lavradores (perdão labradores) a dormir à beira da lareira, e até contado uma emocionante historia !
Mas não, não sou assim
É, ao fim de um certo número de anos de convivência com os canitos, ficamos como eles: dá-nos o faro. E então as coisas que cheiram mal ...

;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 25, 2003 3:51 pm

Eu achei imensa piada !

Todos nós estamos sujeitos a piadas !
E todos nós, aqui e ali, dizemos bacoradas !
Não nos devemos levar demasiado a sério ! É mau para o fígado !

Além de que o mundo está cheio de gente sisuda (e chata).

Agora a sério :

Marcio_ue,

veja o site :

http://animal.discovery.com/guides/dogs ... lector.jsp

Trata-se de um 'site' americano (em inglês, portanto) onde, mediante respostas a perguntas simples, se dá uma lista ordenada de raças de cães que melhor se conformam ao estilo de vida e expectativas do dono.
anda-se com a página para baixo até se encontrar um sítio onde diz (dentro de uma caixa)

"Use our search tool to find the best breed for you!"

Clica-se aí e já está.

Penso que devia começar por aqui a sua procura de uma raça que se adeque a si.
SeaLords
Membro Veterano

sexta abr 25, 2003 4:11 pm

Nesse teste, falta um critério: haver tansos que dêem cães dessa raça à borlix.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta abr 25, 2003 4:20 pm

SeaLords Escreveu: Nesse teste, falta um critério: haver tansos que dêem cães dessa raça à borlix.
Ainda ontem tivemos um cómico que queria um Dogue Alemão de graça apesar de curiosamente o nosso amigo em termos de dinheiro para tratamentos estava tudo bem.
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

sexta abr 25, 2003 4:30 pm

Eu acho que muita gente se esquece que não se gasta apenas dinheiro na compra do animal mas sim e principalmente no sustento, na ração no veterinário e outros problemas que possam surgir entretanto.
E no fundo para quê pedir animais? Há por ai tantos! Mesmo que se tenha preferência por um animas de raça se se procurar bem existem muitos à espera de um dono…

Jalis
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta abr 25, 2003 4:33 pm

Sempre ouvi dizer que a cavalo dado não se olhava o dente, mas afinal... :?

Já agora: «Adorava ter um Power Mac Dual G4, mas só se fôr dado. Prometo tomar bem conta dele e tenho dinheiro para o sustentar.» :roll:
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 25, 2003 5:19 pm

Olá Cindel

Lavrador de facto não é um erro ortográfico. Pelo simples facto de existir a palavra lavrador, sinónimo de agricultor. Mas passa a ser erro ortográfico quando essa palavra designa o nome da raça labrador.
Ora o que se criticou foi efectivamente um erro ortográfico, e não vejo as pessoas insurgirem-se aqui no fórum em relação a erros ortográficos muitíssimo mais graves e grosseiros. Mas acho que o problema não reside aqui. Isto é uma falsa questão.

O que quis transmitir é que o nome labrador confunde-se muito facilmente com lavrador, dada a sua semelhança. E realmente não é invulgar que uma pessoa relativamente pouco informada sobre cães seja levada a usar o termo lavrador em vez de labrador.
Vou especular: quantas pessoas dessas não terá havido que ao verem escrito labrador não tenham pensado que foi uma pessoa do norte a trocar o v pelo b? :lol:

Como já alguém aqui disse, isto até nem tem muita importância. Aliás, até vou mais longe e estou perfeitamente de acordo com a aisd. Quando li a mensagem achei imensa piada aos metros de terreno e à enxada. Mas coloquei-me também do outro lado na posição do autor do tópico.

Mas quem sou eu para estar aqui a defender normas de conduta no fórum! Foi a minha reacção. Eu não teria respondido assim, embora considere que também não é dando palmadinhas nas costas que as coisas se resolvem.
Última edição por nel em sexta abr 25, 2003 5:55 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta abr 25, 2003 5:51 pm

Embora também tenha achado a resposta da Cindel um bocadinho "brusca", não consegui conter o riso!!! Pronto....achei piada!!!
:lol: :lol: :lol:
De uma maneira geral, eu também costumo ser pouco tolerante em relação aos erros ortográficos ( e atenção, pois não quer dizer que eu também não os possa dar de vez em quando...), mas considero que se nós portugueses não tivermos a preocupação de escrever correctamente a nossa escrita "Mãe", mais ninguém terá. No caso do "Lavrador", não sei se considere erro ortográfico, distracção ou falta de leitura acerca de raças de cães...
Não creio que com algumas "bocas" as pessoas que querem frequentar o fórum desistam de o fazer... A vida é mesmo assim...
Hoje foi a do "Lavrador", amanhã será outra pior, mas aos poucos vamos aprendendo uns com os outros e o mais importante... aprendemos a lidar uns com os outros, mesmo que para isso tenhamos que levar com as ditas "bocas".
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 25, 2003 7:01 pm

No caso do "Lavrador", não sei se considere erro ortográfico, distracção ou falta de leitura acerca de raças de cães...
Mas passa a ser erro ortográfico quando essa palavra designa o nome da raça labrador.
Não sei como andam as regras de portugues, mas considero o uso de lavrador no discurso acima como um erro de sintaxe (sim, sim, vendo bem pode ser considerado ortografico, n semantico).

Agora, quem ouvir aqui um pequeno segredinho ?

Tenho certeza (ou quase certeza, ja que afinal estamos em Portugal) que após a minha resposta tal criatura nunca mais se engana no nome da raça ! Querem apostar ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sexta abr 25, 2003 7:05 pm

Está bem Cindel, vou jogar à CindelP
poderia no meio de tanto sorriso indicado um ou dois sites muito completos,
Não poderias, porque isto não faz qualquer sentido em português!
e até contado uma emocionante historia
Não poderias, porque historia, não sei se se conta, se bebe ou se fuma. Não é português e ponto final.

Lavrador não é cão, erro não é português correcto!

E eu é que não era assim!!!!!!!!!!!

Mas para que raio me chateio eu?

Mil desculpas

Tchau

JoseLuis
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

sábado abr 26, 2003 10:52 am

Uma boa raça média para apartamentos?

Na minha opinião, qualquer uma, desde que para isso seja habituada desde cedo e que se possa distrair com passeios no exterior (para isso é absolutamente necessária a disponibilidade dos donos). De qualquer modo, penso não existir AQUELA raça para viver em apartamento. Eu já vi cães enormes (SÃO BERNARDO, SERRAS, e outros) em apartamentos tipo T1 e eles felizes da vida! O que é preciso é que eles tenham o(s) seu(s) passeio(s) diário. A intensidade desse passeio é que já pode variar consoante a raça.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 26, 2003 12:09 pm

Olá analipa

Não concordo totalmente, embora não esteja assim muito seguro em relação ao que vou dizer.
Mas primeiro só um aparte. Este é o terceiro tópico em que participo exactamente sobre o mesmo assunto: adaptação do cão ao apartamento.
Enfim, às vezes acontece.

Voltando ao assunto, penso que há raças mais adaptáveis aos apartamentos do que outras. Disto não tenho grandes dúvidas. E mais, isso não tem tanto a ver com o porte do cão mas fundamentalmente com o seu temperamento.
Vou por-me a inventar: provavelmente um Dogue Alemão adapta-se melhor do que um ... não sei, do que um caniche?

Sobre cães de médio e grande porte (pastor alemão, husky, dálmata, serra e outros) não tenho uma opinião formada especificamente sobre cada uma delas em relação a este aspecto, mas penso que, não sendo incompatíveis com a vida dentro do apartamento, sentir-se-ão melhor se dispuserem, paralelamente, de um espaço exterior à sua disposição, do tipo quintal ou jardim ou, melhor ainda de uma quinta.
Eu baseio estas considerações, em parte e tomando como exemplo, nos textos que a CindelP tem no seu site, que testemunham a felicidade dos cães a guardar as ovelhas. Se esses mesmos cães vivessem eternamente dentro de um apartamento, provavelmente não seriam tão felizes.
Em contrapartida, e agora tomando com exemplo dos meus cães, pode dizer-se que é uma raça "própria" para ter num apartamento (Não vou referir as suas características que fundamentam esta minha afirmação para não ser repetitivo). E, no entanto, também seriam felizes se os usasse na caça, se lhes desse a possibilidade de correrem no exterior atrás de qualquer coisa que mexesse.

Se eu lhes perguntasse e se me soubessem responder, dir-me-iam: "Queremos as duas coisas: caça sim, claro, mas o nosso cantinho lá em casa também é tão bom..."
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

sábado abr 26, 2003 12:40 pm

Olá Nel,
Mas é precisamente a essa do "cantinho" a que eu me referia! Claro que o que eu dei foram exemplos extremos. Dois desses casos até foram pessoas que por variadas razões tiveram de saír de uma casa maior para um apartamento mais reduzido. O que eu acho é que qualquer cão pode ser feliz em casa, desde que tenha o seu tempo de exterior (que já depende do dono). De que vale ter um quintal grande se o cão fica para ali o dia todo sem ir a mais lado nenhum? Esse espaço começa a nem chegar para ele "esticar as pernas", de tão corrido que já está.

Para mim, que tenho um Husky num apartamento, é fácil: passeio imenso com ele, sempre! Eu faço ginástica, que bem preciso, ele também e estamos a passear JUNTOS, coisa que não acontece quando o cão está no quintal que, apesar de se encontrar ao ar livre, não tem a presença/companhia do seu dono. (Isto no caso dos donos que os deixam sós no quintal, pensando que assim eles já estão passeados).

Estava só a tentar demonstrar que há casos e casos. Mas o melhor é ficar pelo meu caso, senão pode saír asneira! :oops:
Responder

Voltar para “Cães”