duvida terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

anokas22
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 8:05 pm

quarta dez 26, 2007 6:50 pm

ja tenho o terrario de madeira
ja preguei o cabo termico com as braçadeiras
agora a minha duvida é
o termometro digital poe se com o cabo? e dps o substracto
poem.se em cima do cabo termico e do termometro digital
ou...
tapa se o cabo termico e com o termometro digital em cima do substracto
e regula se a temperatura assim?

(para os engraçadinhos que iam kerer mandar umas piadinhas :P
digo ja que quando digo "termometro em cima do substracto refiro-me a ponta do termometro"
cumprimentos e boas festas
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta dez 26, 2007 6:54 pm

anokas22 Escreveu:(para os engraçadinhos que iam kerer mandar umas piadinhas :P
digo ja que quando digo "termometro em cima do substracto refiro-me a ponta do termometro"
:twisted: :twisted: 8)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
ruben91
Membro
Registado: quinta dez 13, 2007 6:17 pm

quarta dez 26, 2007 6:54 pm

boas
presumo que o termometro digital tenha uma sonda, se tiver
essa sonda deve ser colocada ao pe do cabo e depois mete-se
o substrato por cima..
se nao tiver nenhuma sonda coloca para ai a uns 10 cm´s acima
do solo..

espero ter ajudado..
anokas22
Membro

quarta dez 26, 2007 6:56 pm

sim é correcto tem a pontinha que é a sonda
ou seja entao tapo tudo com o substracto e correcto?
e que pus a sonda dentro da toca e so me acusa 19 graus
e com a sonda tapada junto com o cabo acusa os 30
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta dez 26, 2007 7:07 pm

depende do que quiseres controlar.

Se tiveres mais interesse em controlar a temperatura junto a fonte de aquecimento, entao deixa a sonda do termómetro junto ao cabo de aquecimento. Se pelo contrário, quiseres monitorizar a temperatura por exemplo da toca, entao deixas dentro da toca a sonda..

Eu aconselhava-te a deixar a sonda do termometro junto à sonda do termostato, assim consegues precisar a temperatura a que o termostato trabalha sem grandes erros, e podes corrigi-lo se as temperaturas não forem as pretendidas..

ps: deixas o cabo e as sondas no fundo do terrário e dps cobres com o substrato..

:wink:
anokas22
Membro

quarta dez 26, 2007 7:18 pm

eu tambem prefiro assim porque pa toca atingir os 28 graus
eu mexi no cabo e ate me queima a mim mas na toca tasse bem
mas o meu medo e monitorizar no cabo e tapar com o substracto e a temperatura dentro da toca nao ser a ideal pa bicha
pois 30 graus com a sonda tapada com o substracto
fica 17/18 na toca
sera que me fiz entender?
PedroM10
Membro Veterano

quarta dez 26, 2007 7:26 pm

é assim, podes sempre meter a sonda do termometro dentro da toca e regulares o termostato para manter o cabo a funcionar até dentro da toca atingir os 28º.. Mas assim corres o risco da cobra se queimar caso escave junto do cabo..

De qualquer maneira, devias sempre ter algo entre o cabo e o substrato..

Agora acho estranho junto ao cabo atingir 30 de temperatura e dps na toca só chegar aos 17/18.. a não ser que tenhas grande camade de substrato, ou entao que a toca nao esteja sobre o substrato, imediatamente por cima do cabo..
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta dez 26, 2007 7:30 pm

PedroM10 Escreveu:depende do que quiseres controlar.

Se tiveres mais interesse em controlar a temperatura junto a fonte de aquecimento, entao deixa a sonda do termómetro junto ao cabo de aquecimento. Se pelo contrário, quiseres monitorizar a temperatura por exemplo da toca, entao deixas dentro da toca a sonda..
Isso nao é bem assim! HA uma influencia do calor que o substracto retem com a temperatura a que o aquecimento se encontra.

O que acontece, se ela colocar a sonda por cima do substracto, é que como o Cabo se encontra constantemente a uma temp mais alta que a do substracto (devido ao tempo que o calor demora a atravessar o substracto), vai chegar a um ponto, nomeadamente nos dias mais quentes, em que a temperatura vai ser a do cabo de aquecimento, ou seja, acima da pretendida!

O que deves fazer, é colocar a sonda junto do cabo de aquecimento e regular o termoestato para uma temperatura ligeiramente superior (1 ou 2º) á que pretendes, e nao abusar na espessura da camada de substracto.
anokas22
Membro

quarta dez 26, 2007 7:33 pm

a espessura nem e tanta
ate uso chips de faia com um bocado de humus
mas nem 1 centimetro tem de espessura de substracto deixa ca ver se consigo explicar melhor!!!!!
basta soprar um bocado que aparece logo o cabo termico (que explicaçao tao tretas) mas pronto
vou fazer entao tapar tudo com o substracto e em x dos 30 graus
meto 33 o que acham?
ruben91
Membro
Registado: quinta dez 13, 2007 6:17 pm

quarta dez 26, 2007 7:35 pm

penso que esteja bom..
se puderes coloca uma foto pa se ver melhor como ta isso destribuido..
cumps
P_R
Membro Veterano

quarta dez 26, 2007 7:37 pm

Com um cm de substracto, se colocares a sonda junto do cabo, e regulares para 30º fica optimo, nem percisas de colocar a temp mais alta!

De todo o modo, tambem nao exageres! 1 cm é pouquinho, podes colocar 2cm que ja fica uma camadinha boa e funciona na mesma.
PedroM10
Membro Veterano

quarta dez 26, 2007 10:44 pm

P_R Escreveu:
PedroM10 Escreveu:depende do que quiseres controlar.

Isso nao é bem assim! HA uma influencia do calor que o substracto retem com a temperatura a que o aquecimento se encontra.

O que acontece, se ela colocar a sonda por cima do substracto, é que como o Cabo se encontra constantemente a uma temp mais alta que a do substracto (devido ao tempo que o calor demora a atravessar o substracto), vai chegar a um ponto, nomeadamente nos dias mais quentes, em que a temperatura vai ser a do cabo de aquecimento, ou seja, acima da pretendida!

O que deves fazer, é colocar a sonda junto do cabo de aquecimento e regular o termoestato para uma temperatura ligeiramente superior (1 ou 2º) á que pretendes, e nao abusar na espessura da camada de substracto.
Vendo as coisas deste modo, és capaz de ter razão :wink:
P_R
Membro Veterano

quarta dez 26, 2007 11:14 pm

Pedro, eu aconselho sempre a fazer dessa forma porque eu tive problemas aqui em casa, quando montei o meu primeiro terrario aquecido! ;)

Na altura pensei como disses.te, e de facto faz muito sentido, mas a verdade é que nao funcionou :P
PedroM10
Membro Veterano

quarta dez 26, 2007 11:18 pm

Pois, como eu não uso cabo de aquecimento, não utilizo assim a sonda do termometro.. No meu terrário uso apenas a lampada de cerâmica, e as sondas por baixo da mesma..

Assim sendo, fica a dica :wink: :wink:

Abraço
P_R
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 10:25 am

Exactamente, no caso das lampadas é um bocado diferente!

Mas tens tambem de ter em conta a energia absorvida pelo substracto.
Um exemplo, num dia que esteja por exemplo 30º detemperatira ambiente, o solo esta, em alguns locais, acima de 50º!
ISto porque apenas fica retida energia no ar que se traduz em 30ºC, mas no solo, com matéria diferente, ha mais acumulaçao de energia e, portanto, temperaturas superiores!

Embora seja um assunto um tanto polemico, a minha opinião é de que a temperatura aconselhada para o animal deve ser a temperatura do solo e nao a do ambiente, colocando de parte animais arboriculas que raramente estao em contacto com o solo.

É por isto que as pedras de aquecimento queimam os animais! Porque o material que as reveste absorve muito mais energia que a que o ar do terrario consegue, traduzindo-se em, por exemplo, 28º de ambiente e prai uns 45º em cima da pedra. Os animais colocam-se em cima e acabam por se queimar!

Isto para dizer que, mesmo usado lampada, tem atençao ás temperaturas! Sendo os teus animais (guecos) maioritariamente terrestres, o termometro deve estar em contacto com o solo e a lampada protegida! ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”