Chameleon Dilepis/Rã arborícola de olhos vermelhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta dez 26, 2007 3:59 pm

Olá malta

Eu gostava de esclarecer umas duvidas aqui com o pessoal, se me puderem ajudar, optimo :D

Então é assim, tive a pesquisar na net acerca de camaleões, mais precisamente o Chameleon dilepsis, mas encontrei uma descrepancia enorme em relação a certas coisas:

1º Em alguns sites dizem que podem chegar até 60cm, outros referem que poucos passam a marca dos 40cm, sendo as femeas um pouco maiores que os machos.. =?

2º Li que basta um terrário de 40x40x60 para um exemplar, mas também li que era preciso um terrário com 60x60x80 pelo menos.. Em que ficamos? E quanto a humidades? entre que percentagens? é que li entre 60/80, mas tambem li entre 80/90.

3º Como é camaleao, e penso que todos os camaleoes exigem um minimo de experiencia com repteis,gostava de saber se este camaleao é indicado só para Experts ou para também para donos com alguma experiência.

4º Esta duvida não tem haver com o que pesquisei, mas sim com a facilidade de comprar estes exemplares em portugal.. Alguem sabe onde os comprar? se sim, mande pm pf...

por enquanto é tudo... Aguardo opiniões..

abraço
Última edição por PedroM10 em terça jan 01, 2008 8:53 pm, editado 2 vezes no total.
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

quarta dez 26, 2007 4:19 pm

antes de mais vai ser o teu primeiro camaliao? e que se sim acho que deves comecar com os chamaeleo calyptratus, estes precisam de humidades entre os 70 e os 90% terrarios de no minimo (segundo o que li sobre eles) 60x60x100 mas tambem ja li 45x45x60 (o que acho pequeno demais..) temperaturas entre 26 e 30º... ( isto tudo se for o teu primeiro camaliao claro)..sao camalioes de facil cuidado (para quem tem repteis)
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta dez 26, 2007 6:59 pm

Se ele quisesse um Calyptratus nao estava aqui a fazer perguntas sobre outro camaleão né?

Pelo que li, nao passam dos 40 cm e normalmente os machos são um pouco mais pequenos que as fêmeas!Quanto ao terrário penso que seria melhor um 60x60x80, mas podes começar com um mais pequeno caso esta seja bebé!as humidades tb vi que devem ser de 60 a 80%!

Se tentares procurar aqui no pais vizinho es capaz de encontrar alguma coisa:P

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta dez 26, 2007 7:35 pm

colubridae Escreveu:acho que deves comecar com os chamaeleo calyptratus, estes precisam de humidades entre os 70 e os 90%
que barbaridade... por acaso sabes onde fica o yemen? local de origem desses calameoes?
<p> </p>
<p> </p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta dez 26, 2007 8:45 pm

Nem reparei nisso gezzmo:P pois o topico nao e relacionado com os Calyptratus...

Pedro pedi infos acerca destes camaleoes a um conhecido, mal ele me diga qq coisa eu aviso te;)

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
PedroM10
Membro Veterano

quarta dez 26, 2007 10:49 pm

Sendo assim, obrigado.. Mas também li num site que a humidade pode varias de 50 a 90, dependendo do local de origem do animal..

o site está aqui
http://www.camaleones.es/

e tem bastante informação acerca de como criar camaleos, só naõ sei se será a mais correcta, mas foi o site que me pareceu mais convincente..

abraço
PedroM10
Membro Veterano

terça jan 01, 2008 8:52 pm

Bem pessoal, após alguma pesquisa e conversas com pessoas mais experientes em camaleoes, decidi que não vou comprar o camaleão pois não tenho espaço suficiente para ele..

Assim que me virei para os anfibios. Com um terrário de 45x45x55 dá pa manter um casal de Rã arborícola de olhos vermelhos ou Agalychnis callidryas?
que dizem? alguem do forum tem ou conhece quem mantenha estes animais?

abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça jan 01, 2008 9:03 pm

Não tenho, nem te consigo ajudar em cuidados ou necessidades do animal...

Mas estou interessado nas respostas porque é um dos animais que me desperta interesse...

São muita lindas :D

(já agora, quanto espaço precisava o camaleão?)
PedroM10
Membro Veterano

terça jan 01, 2008 9:10 pm

pois, eu quando as vi também fiquei fascinado..

é assim, eu só tenho o espaço que referi em cima, e isso para camaleões, em portugal, acho que só dava para camaleao folha, ams esses não sao de todo adquados para quem não tem experiencia em camaleoes, e o camaleao dilepis, por exemplo, requeria um terrário de pelo menos 90 x 50 x 50, ainda me aconselharam o furcifer pardalis ou o camaleão do yemen, mas esses ainda precisvam de mais espaço, apesar de serem os mais indicados para principiantes :S

assim sendo, resolvi mudar a estratégia para os anfibios e descobri aquela coisa linda :D

abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça jan 01, 2008 9:12 pm

Comecei a dar uma vista de olhos nesse "ramo" (anfibios) aqui à unda dias, e tive umas boas supresas :D

Tens PM :wink:
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

quarta jan 02, 2008 9:46 am

podes mandar as surpresas que encontraste por pm para mim tbm? tenho bastante interesse
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jan 02, 2008 11:19 am

Se não tens espaço para o camaleão, esquece as Rãs de olhos vermelhos.
São altamente territoriais e cada individuo necessita no minimo de um terrario de 1m cúbico de espaço por cada rã.
Portanto podes imaginar bem o tamanhão do terrario.

Tens outras rãs tão interessantes como as Red-Eye, como por exemplo as Phrynohyas que ficam grandinhas, mas podes manter em terrarios bem mais pequenos.
Além das Phrynohyas, podes optar por outras tantas espécies fáceis de manter, como as Littorias, as Hylas e se encontrares as Hiperiolus.
Isto nas arborícolas, porque depois nas terrestres tens outras tantas.
E isto em anuros, porque se passarmos à parte dos caudatas (salamandras e tritões) temos mais pano para mangas.

Alguma dúvida estás à vontade. estou à disposição.
PedroM10
Membro Veterano

quarta jan 02, 2008 11:36 am

eu tenho preferência pelas arboricolas, tem especies muito bonitas.. Agora quanto ao espaço das Ras arboricolas de olhos vermelhos não fazia ideia que necessitavam tanto espaço, até pk li num site que para um par bastava um terrário de cerca de 40l..

Bem, assim sendo então se calhar vou virar-me para outro tipo de râ, já vi algumas bem loucas :)

Mas aceito mais opiniões :D

abraço
dicobra
Membro Júnior
Registado: domingo mai 28, 2006 3:30 pm

sexta jan 04, 2008 6:54 pm

Boas!!!
Bem tenho seguido o teu assunto do amphibio e deste forum.
Inflizmente não tenho grande conhecimento sobre essa espécie nem nos livros que tenho fala sobre ela mas são umas rãs muito bonitas mas estão sempre com os olhos fechados de dia devido a ser um animal nocturno e só é activa de noite mas o melhor que tens a fazer é procurar livros sobre o assunto pois na net as informações são pouco fiaveis.
Bem mas sempre podes escolher uma rã que é das minhas perferidas tirando as dendrobates. Esta râ fica particularmente grande é a Trachycephalus resinifictrix ou rã leitosa do amazonas bem no amphibio.org existem users que têm se tiveres interesado acho que eles não se importam de partilhar os seus conhecimentos.
Cump.
Diogo Alves :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”