Cocker spaniel agressivo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo nov 25, 2007 8:53 pm

Pedama. Um cão é um cão independentemente da raça e pode bem ser um problema se saúde que o esteja a fazer ser agressivo. Acontece muitas vezes os vets não darem pelo problema de início. Pode também ser o que disse a Teffie, os cockers são por natureza meigos mas também se pode dar o caso do seu estar a tentar ser o lider da matilha. Também precisam de saídas diárias de forma a poderem satisfazer a sua curiosidade e necessidade de exercício. De qualquer forma conheço alguns casos de animais provenientes de criadores "afamados" que também têm problemas de saúde e comportamentais, isso não tem nada a ver com o facto de ser cocker ou não. Descobri na net este hospital em Faro que também poderá ser útil (site: www.hospitalanimal.net). Boa sorte e vai ver que tudo há-de correr pelo melhor.
rimbila
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 4:30 am

segunda nov 26, 2007 12:23 am

pedama Escreveu:Boa noite, que bom que alguns de vocês tem todos animais tão certinhos e tão puros. Realmente deram-me o meu como sendo um cocker, mas não tem menos valor se não for puro. Porque os srd também tem direito á vida.
..............

Obrigado a todos de um modo geral mas por favor nem sempre as pessoas se dividem em os que adoram os animais acima de tudo e aqueles que os odeiam, há uma zona intermédia.
Em primeiro lugar,aqui ninguem falou que um SRD não tem direito a vida,porque tem, é cão como os outros.
Só que a minha revolta,surgiu devido a situaçao que o cocker spaniel está a passar em Portugal e a falta de conhecimentos que os donos e os veterinarios tem sobre a raça em si.
O cocker solido ou particolor,não é certinho :idea: ,mas tambem nunca será um cão agressivo.Não faz parte das caracteristicas da raça.
O que se passou é que na decada de 80/90 o cocker,passou a ser uma raça popular,e como tudo,os cruzamentos malucos,consanguineos,em que a preocupaçao em relaçao ao temperamento e estalão da raça,foram esquecidos,levaram a esse mito de que o cocker é agressivo.
Existem sim,exemplares solidos,de criação nao seleccionada,que são agressivos,dominantes e que são mesmo casos problematicos,ainda actualmente.

O seu cocker,solido,agressivo ou não,a lutar mto provavelmente por um lugar no topo da hierarquia,deve ter um pulso forte a educa lo,o melhor seria mesmo o que aconselhei,leva lo a uma escola de treino.Não fique a espera que lhe digam uma escola,porque a situaçao pode evoluir e não conseguir ter mão no cachorro,tente procurar.

Em relaçao a possiveis origens de saude que estejam na base do disturbio comportamental,devem ser estudadas pelo medico veterinario,e não sugerir o abate de um cachorro de 6meses,só porque é cocker,e os cockers sao agressivos.

Que fique assente,que o seu cão pode ser lindissimo,estar dentro do estalão,ser purissimo,mas simplesmente não tem temperamento de cocker,devido a sua genetica ou devido a uma patologia a nivel hormonal.

Espero que o cachorro cresça saudavel e que o problema comportamental seja brevemente resolvido,porque devem estar ambos(dono e cao) a sofrer.
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

segunda nov 26, 2007 11:50 am

Pedama por volta dos 6 meses ha caes(machos) que em virtude de as hormonas começarem a "falar" tentam tornar-se dominantes,a melhor forma e faze-los perceber na linguagem"deles" que somos maiores e temos muito mais força que os podemos submeter quando e como quisermos,por norma agarra-los pelo "cachaço" vira-los ao contrario (pernas para o ar)e olha-los nos olhos fixamente faz maravilhas.
Nao lhe dar confiança durante meia hora,e no caso de os sentirmos a olhar para nos fixa-los nos olhos novamente por norma acelera o processo.
Ele tem que compreender que so e o que queiramos que ele seja :wink:
Caes agressivos,dominantes ou pura e simplesmente parvos aparecem em todas as raças,cabe aos donos tentar dar a volta a situaçao.

Um abraço e boa sorte
Lawitah
Membro Veterano
Registado: quarta dez 20, 2006 7:24 pm
Localização: Egua (Paloma);Cão srd (Dino); Cadela srd (Loira) Gato (Zuk)

segunda nov 26, 2007 1:28 pm

eu quero partilhar uma coisa k li num artigo de uma revista de animais.
desculpem se nao tiver muito a ver com o caso, uma vez que o cocker em questao é preto.

cocker spaniel de cor dourada tem tendencia para ser agressivo... :o
<p>Cump. "Eu temo pela minha esp&eacute;cie quando penso que Deus &eacute; justo." - Thomas Jefferson Lara*</p>
rimbila
Membro

segunda nov 26, 2007 3:19 pm

Lawitah Escreveu:eu quero partilhar uma coisa k li num artigo de uma revista de animais.
desculpem se nao tiver muito a ver com o caso, uma vez que o cocker em questao é preto.

cocker spaniel de cor dourada tem tendencia para ser agressivo... :o

O facto do cocker dourado ser considerado agressivo é ainda um mito que persiste actualmente,mas que é totalmente falso.O que se passou é que na decada de 80 e 90,houve uma crescente popularidade da raça e como tal, isso acarretou uma proliferaçao de cruzamentos massivos,consanguineos,em que a preocupaçao com o temperamento e a morfologia da raça foi esquecida.Surgindo assim exemplares agressivos,com um desvio total do comportamento e do estalao do tipico cocker spaniel.

O cocker dourado como umas das cores de cockers mais popular,foi o que sofreu mais com este boom de criaçao desenfreada.Existiram sim,cockers agressivos,que ainda existem devido aos criadeiros e as lojas de animais e a populaçao portuguesa,que opta por um suposto cocker por preço mais acessivel.

Eu propria sofro com este mito de que o cocker dourado é agressivo,tenho um que é um doce,mas que ao embate inicial na rua,as pessoas me perguntam se não é mauzinho,porque já ouviram estorias
mirabolantes sobre cockers dourados.

Portanto,insisto piamente com a escolha de um criador que tente apurar as suas linhas de sangue,em prol do temperamento e do estalao o mais proximo possivel do verdadeiro cocker spaniel ingles,que nada tem de agressivo.

Lawitah,espero ter ajudado a desmistificar esta ideia que ainda assombra o tipico cocker spaniel ingles em Portugal.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda nov 26, 2007 4:06 pm

Desculpem mas acho o comportamento do Cocker que deu origem a este post, perfeitamente normal para a idade...
É um cão e como animal de matilha que é vai tentar impor a sua hierarquia... com ele no topo!
É nessa idade que eles começam a testar os donos para verem quem manda. Leve-o a uma escola que o problema, se não fôr mesmo um disturbio no animal, se vai resolver.
Quanto aos cockers serem agressivos ou não, estatísticamente, nos EUA a maioria dos ataques são mesmo... dos cockers...
Eu gosto deles e de todos os outros canitos de 4 patas e cada cão tem o temperamento que tem, mas este temperamente é "moldado" ou apurado ou incentivado, sem querer ou por querer, conforme o dono que tem ou a pessoa que o educou.

É mais uma opinião
rimbila
Membro

segunda nov 26, 2007 4:29 pm

SiameseMaria Escreveu:Quanto aos cockers serem agressivos ou não, estatísticamente, nos EUA a maioria dos ataques são mesmo... dos cockers...
Não sei onde pesquisou essa informação,mas aqui fica a contraprova:

http://www.dogbitelaw.com/Dog%20Attacks ... lifton.pdf
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda nov 26, 2007 6:54 pm

Estou de acordo com a Rimbila. E não esquecer que nos Estados Unidos a predominância é o Cocker Spaniel Americano que é um pouco diferente do Inglês. De qualquer forma os cockers dourados e não só que conheço e conheci não são agressivos. O meu é um mimalho, só quer festas e brincadeira. Vou mais para o que a SiameseMaria disse talvez com esta idade esteja a tentar ser o lider da matilha. Só mesmo sabendo o seu dia-a-dia se poderá saber se haverá alguma coisa a perturbá-lo, ou se poderá ser só uma questão de mimo, também com aquelas carinhas.... é preciso ter força. :D
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça nov 27, 2007 10:20 am

As Estatísticas de que falam são estatísticas referentes a ataques verdadeiros/graves a pessoas e não a "simples" mordeduras... estas ninguém as reporta, nem fazem parte das estatísticas.
Quero com isto dizer que um ataque de um PP deixa estragos, é notícia da TV e entra nas estatísticas, já o ataque de uma raça mais pequenita não é notícia, não é tão pouco reportada, nem contabilizada.
Eu já fui mordido por cocker, por york e outros SRD's pequenitos e nunca precisei de qq tratamento. Ainda não "experimentei" um ataque de um PP e esperemos que nunca o venha a experimentar...
E isto deve-se ao facto de pensar que como é um Cocker / York ou outro pequenito, posso aproximar-me sem tomar qq providência... Já quando o faço, por exemplo a um Rot... pergunto primeiro...
Mas, continuo na minha: qualquer cão, independentemente do tamanho ou da raça, popde ser um PP se não fôr educado convenientemente. As consequência é que são diferentes consonta o tamanho e/ou a raça.

Voltando ao Cocker deste tópico: leve-o a uma escola com um treinador bom e aconselhe-se. Vai ver que com as indicações de um bom profissional as coisas voltam ao normal. Antes de o fazer e se o cocker não é para reproduzir, castre-o. Pode ser que acalme logo. Não é garantido mas às vezes resulta.
LeandroRJ
Registado: sexta dez 28, 2007 10:51 pm

sexta dez 28, 2007 11:00 pm

ola pessoal,boa noite.Sou novato por aqui,bem o problema que eu e minha familia estamos tendo é o seguinte:
nosso cocker tem 11 anos,é da cor dourada e nós sempre o criamos como se fosse uma criança da familia,podendo fazer de tudo,subindo em sofás,nas nossas camas,brincavamos fazendo algumas brincadeiras agressivas ,ele quando mais novo ja me mordeu,mordeu minha irmã,mas nunca minha mãe que é a pessoa que ele mais respeita,ele tem muitos ciumes da minha mãe.Enfim nós nunca tinhamos tido qualquer tipo de animal e acabamos criando de forma totalmente errada,e agora de uns tempos pra cá ele tem sido muito agressivo,qualquer coisa rosna,quer morder,e a alguns dias sem motivo algum,do nada ele atacou minha irmã feio e mordeu bastante o pé dela,ja é a segunda vez q ele faz isso sem motivo algum,estamos preocupados pois aqui em casa estamos com um irmaozinho de 5 meses e estamos com medo dele acabar atacando e machucando feio ele.Ja escutamos gente mandando matar,mas nós gostamos muito dele.Nós ja deixamos ele agora,só fica no quintal,q tem um tamanho bom,mas estamos pensando se vamos dar ou nao,ou se teria alguma outra soluçao nao sei de tirar os caninos ou serrar nao sei,ou se teria algum tratamento pra acalma-lo ,pq ele ja esta velho.
o que vcs acham q podemos fazer?
desde ja obrigado pela atenção
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 28, 2007 11:08 pm

LeandroRJ Escreveu: (...) nao sei de tirar os caninos ou serrar nao sei,ou se teria algum tratamento pra acalma-lo ,pq ele ja esta velho.
o que vcs acham q podemos fazer?
desde ja obrigado pela atenção
Na sua perspectiva de ver as coisas... ainda bem que não dita Leis ou caso contrário, "serrar-se-iam" as mãos dos ladrões que existem no seu País e no resto do Mundo e, assunto resolvido. :roll:

A culpa foi só vossa e agora quem paga as favas é o cão? E que tal um pouco de disciplina por aí...? Disciplina é algo que vai sempre a tempo desde que se queira!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ribeiromf
Membro
Registado: terça dez 25, 2007 9:36 pm

sábado dez 29, 2007 1:05 pm

Olá

Eu faço treino de obediencia no CIC Benfica e provavelmente se os contactar eles conseguiram ajuda-la pois eles dão formação e tenho ideia de já lá ter encontrado formandos da zona do algarve, fica aqui o site http://www.cicbenfica.web.pt/

Fátima
Mar30
Registado: domingo dez 23, 2007 6:01 pm

sábado dez 29, 2007 6:10 pm

Olá! Eu tenho um cocker dourado com 3,5 anos e tb estou com um grande problema! O óscar está a tornar-se um cão agressivo, para os outros cães da rua, para mim e para o meu filho de 2 anos! è verdade que tem muito mimo, mas isso nao serve de desculpa para morder... vou leva-lo para um escola de treino, mas sinceramente acho que ele não vai mudar... alguém sabe como lidar com esta situação?
pauloliveira
Membro Veterano
Registado: domingo fev 04, 2007 8:13 pm

sábado dez 29, 2007 7:44 pm

Mar30 Escreveu:Olá! Eu tenho um cocker dourado com 3,5 anos e tb estou com um grande problema! O óscar está a tornar-se um cão agressivo, para os outros cães da rua, para mim e para o meu filho de 2 anos! è verdade que tem muito mimo, mas isso nao serve de desculpa para morder... vou leva-lo para um escola de treino, mas sinceramente acho que ele não vai mudar... alguém sabe como lidar com esta situação?
Realmente lamento que os vossos cães estejam e ter esse tipo de comportamento.
Ao ler um pouco por "alto" este tópico, deixa-me um pouco apreensivo as soluções dadas pelos veterinários que foram consultados, pois não concorod de todo com elas, mas esta é somente a minha opinião, eles é que tiraram os cursos mas...permita-me que discorde.
Desde há muito tempo que ouço falar na agressividade dos cocker's dourados, já tive uma fêmea que podem ver nos petsites, e nunca me deu problemas, no entanto se até nós humanos por vezes "pisamos" o risco, quanto mais os animais.
Aconselho ambos os donos dos animais em questão a procurarem um treinador, explicarem as vossas situações e pode ser com um pouco de sorte e ajuda profissional que consigam uma solução.
Força e boa-sorte aos donos e especialmente aos animais.
<strong>"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana"</strong>

Charles Darwin
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo dez 30, 2007 9:10 am

Mar30 Escreveu: è verdade que tem muito mimo, mas isso nao serve de desculpa para morder... ?
È exactamente isso que el usa como desculpa, deram-lhe muitos mimos e ele pensa que manda em casa, o problema não tem a ver com cockers dourados ou às riscas como refere aí o estiloso, mas somente com educação..ou melhor, falta dela, vá com brevidade aprender como lidar com o seu cão numa escola :)
Responder

Voltar para “Cães”