Quanto tempo demoram a nascer as crias de periquito

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
julie
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2003 11:11 am

terça abr 22, 2003 5:12 pm

Olá,
Tenho uma periquita que pôs 5 ovos em dias alternados desde o dia 28-03 até 05-04. A primeira cria nasceu em 18-04 e a segunda em 20-04. Eu acho que não vão nascer mais. Até quando devo aguardar ? :?:
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

quarta abr 23, 2003 12:51 am

julie, sou criador de periquitos e, por regra, uma cria demora 18 dias a nascer a partir do dia em que foi posto o ovo. Eu aconselhava a esperar pelo menos mais 3 dias pois, provavelmente o casal também é novo e esta foi a sua primeira postura, no entanto, pode inspeccionar os ovos colocando-os em frente a uma luz forte - se tiverem muito claros estão golos, caso contrário os pássaros ainda poderão nascer ou podem ter morrido dentro do ovo. Eu, normalmente, apenas retiro os ovos golos dos meus periquitos quando as crias começam a ganhar plumagem uma vez que os ovos também não fazem diferença nem ás crias nem à mãe.

Se pretender pode ver algumas imagens dos meus periquitos no meu álbum
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 24, 2003 9:48 pm

Tá tudo dito!!!

o casal é novo??? ou seja, é a primeira criação ou já fizeram mais alguma??Normalmente os casais que não criaram nunca nao têm mais que uma/duas crias, apesar de porem cerca de cinco ovos.

depois o número de ovos aumenta, assim como o número de crias, podendo estas chegar a oito.

Se tiveres alguma dúvida não exites em colocá-la. Estamos todos prontos para te ajudar a cuidar dos teus animais. ;)
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta abr 25, 2003 12:18 pm

Olá a todos!!!!!!!!!!!!! 8) 8)

Eu também tenho periquitos australianos e gostava muito mas mesmo muito de fazer criação só que o meu pai não me deixa!! :cry: :cry: :cry:

Adeus a todos!!!!!!!

Viva á liberdade
Lady_girl
Membro Veterano

sábado abr 26, 2003 11:54 am

O teu pai não deixa porquê???

Na primeira criação nunca se têm mais do que dua crias. a tua gaiola suporta mais dois elementos??? Ou então, antes de fazeres a criação, arranja uma loja ou outras pessoas que estejam interessadas em periquitos, depois fazes a criação, e ficas só com um!! os restantes...vendes ou dás!!! é o que eu faço...só que eu normalmente faço um tpo de selecção para poder fazer futuros cruzamentos entre periquitos... ;) Boa sorte!!!!! :D :D
julie
Membro Júnior

segunda abr 28, 2003 10:46 am

Olá,
Desde já quero agradecer as vossas respostas. Entretanto nasceu mais um filhote. Ainda bem que não fui mexer no ninho. Tenho agora outra pergunta: li num livro sobre periquitos, que o ninho deve ser limpo quando as crias atingem os 8 dias. Já espreitei e o ninho está cheio de fezes. Devo mesmo limpá-lo ? Tenho algum receio de mexer e depois a mãe rejeitar os bebes. Aguardo um conselho vosso.. precioso como sempre.
Julie.
julie
Membro Júnior

segunda abr 28, 2003 10:48 am

Olá,
Desde já quero agradecer as vossas respostas. Entretanto nasceu mais um filhote. Ainda bem que não fui mexer no ninho. Tenho agora outra pergunta: li num livro sobre periquitos, que o ninho deve ser limpo quando as crias atingem os 8 dias. Já espreitei e o ninho está cheio de fezes. Devo mesmo limpá-lo ? Tenho algum receio de mexer e depois a mãe rejeitar os bebes. Aguardo um conselho vosso.. precioso como sempre.
Julie.
julie
Membro Júnior

segunda abr 28, 2003 10:48 am

Olá,
Julie.
julie
Membro Júnior

segunda abr 28, 2003 10:50 am

Olá,
Desde já quero agradecer as vossas respostas. Entretanto nasceu mais um filhote. Ainda bem que não fui mexer no ninho. Tenho agora outra pergunta: li num livro, sobre periquitos, que o ninho deve ser limpo quando as crias atingem os 8 dias. Já espreitei e o ninho está cheio de fezes. Devo mesmo limpá-lo ? Tenho algum receio de mexer e depois a mãe rejeitar os bebes. Aguardo um conselho vosso.. precioso como sempre.
Julie.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 28, 2003 11:18 am

Olá,
Acho que deve ser aqui acrescentado um pormenor importante ao que ja foi dito. De facto os dias começam a contar-se a partir do momento em que a piriquita coloca o primeiro ovo, uma vez que ela começa imediatamente a choca-lo. No entanto, as piriquitas só colocam ovos dia sim dia não. Isto quer dizer que os filhotes vão nascer em dias intercalados. E se pensarmos que uma femea, por exemplo, coloca 6 ovos isso quer dizer que entre o nascimento do primeiro filhote e o último vão decorrer cerca de 12 dias!!!
Quando eu era miúdo tive muitos piriquitos (cheguei a ter 21) e fiz criação. Tive uma femea que numa ocasião colocou 8 ovos e TODOS nasceram. Tive de arranjar um ninho bem maior que o habitual para esta familia numerosa lá poder caber. Foi giro também porque quando o primeiro piriquito saiu do ninho e começou a voar, o último a nascer ainda era uma coisa minuscula e carequinha! (se formos a ver, eles tinham cerca 16 dias de diferença, o que é muito em termos de desenvolvimento!!).

Boa sorte
Paulo C.
Responder

Voltar para “Aves”