Muitas dúvidas sobre coelhos!!!
Olá! Estou com algumas dúvidas sobre o meu coelhinho...Aqui vão:
1-Ele não pára de espirrar e por vezes até sai algum ranhito..Fui à veterinária e ela receitou vitaminas, mas aquilo n passsou. Uma colega minha disse que o espirrar era normal, pq o coelho dela tb fazia isso...é verdade?
2-Ao contrário dos outros coelhos, o meu não rói os fios eléctricos, nem nada disso. Já experimentei dar-lhe o rolo de papel higiénico e simplemente ignorou. Comprei daquelas barras para roer, e a reacção foi a mesma...Mas que raio hei-de fazer para ele roer qq coisa?É que sei que os dentes têm de ser desgastados, não é?
3-Outra coisa:de vez em qd vejo-o a raspar o chão, as minhas mantas...que hei-de fazer, para ele desgastar as unhas?
Já tou a desesperar!!!
1-Ele não pára de espirrar e por vezes até sai algum ranhito..Fui à veterinária e ela receitou vitaminas, mas aquilo n passsou. Uma colega minha disse que o espirrar era normal, pq o coelho dela tb fazia isso...é verdade?
2-Ao contrário dos outros coelhos, o meu não rói os fios eléctricos, nem nada disso. Já experimentei dar-lhe o rolo de papel higiénico e simplemente ignorou. Comprei daquelas barras para roer, e a reacção foi a mesma...Mas que raio hei-de fazer para ele roer qq coisa?É que sei que os dentes têm de ser desgastados, não é?
3-Outra coisa:de vez em qd vejo-o a raspar o chão, as minhas mantas...que hei-de fazer, para ele desgastar as unhas?
Já tou a desesperar!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm
1 - Por vezes o espirrar é normal, deve ser alguma alergia ao ar ou coisa assim
... Se ele espirrar muitas vezes ou não o pára de fazer, ir ao vet é a melhor solução
. Se você já foi e não aconteceu qualquer tipo de reacção (positiva), o melhor é ir lá outra vez
...
2- Tente lhe dar uma pedra de cálcio, madeira não tratada, para ver se ele roi (desgasta os dentes)
... Se ele não o fizer, vá ao vet, para que ele corte os dentes
...
3- Todos os coelhos fazem isso, parece que estam a escavar
... O meu escava e morde ao mesmo tempo
(tem um vídeo no petsite em que ele faz isso
). Se você pertende cortar as unhas do seu coelhinho, há uns corta-unhas próprios para coelhos à venda no mercado
. Se tiver medo de o magoar, vá ao vet que ele corta
.
Espero ter ajudado (e se estiver errada, não hesitem em corrigir-me)
. Cumprimentos (e Bom Ano 2008)
.

2- Tente lhe dar uma pedra de cálcio, madeira não tratada, para ver se ele roi (desgasta os dentes)

3- Todos os coelhos fazem isso, parece que estam a escavar

Espero ter ajudado (e se estiver errada, não hesitem em corrigir-me)

<strong>A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem.</strong>
<strong>Arthur Schopenhauer</strong>
<strong>Arthur Schopenhauer</strong>
Quanto ao espirrar os meus coelhos é rarissimo fazerem isso.
Como foi dito antes tenta dar-lhe pedra de calcio mesmo de outro sabor e caso dessa forma nao lhe pegue da-lhe madeira nao tratada. Caso notes que os dentes estao a curvar para tras isso significa que ele nao tem capacidade para desgastar e terás de o levar regularmente a um vet especializado para lhe cortar os dentes.
Verifica se tem as unhas muito afiadas e grandes. É exactamente como os gatos, so se deve cortar mais a frente (sem ultrapassar o nervo) que normalmente é cor de rosa (dependendo da cor da unha do coelho) portanto so deveras cortar a parte branca e o melhor é teres ajuda a cortar. atrás nao é aconselhado cortar, mas eu corto aos meus coelhos embora com menos frequencia porque como os gatos as patas traseiras são o apoio do salto e necessitam de ter um certo comprimento.
Como foi dito antes tenta dar-lhe pedra de calcio mesmo de outro sabor e caso dessa forma nao lhe pegue da-lhe madeira nao tratada. Caso notes que os dentes estao a curvar para tras isso significa que ele nao tem capacidade para desgastar e terás de o levar regularmente a um vet especializado para lhe cortar os dentes.
Verifica se tem as unhas muito afiadas e grandes. É exactamente como os gatos, so se deve cortar mais a frente (sem ultrapassar o nervo) que normalmente é cor de rosa (dependendo da cor da unha do coelho) portanto so deveras cortar a parte branca e o melhor é teres ajuda a cortar. atrás nao é aconselhado cortar, mas eu corto aos meus coelhos embora com menos frequencia porque como os gatos as patas traseiras são o apoio do salto e necessitam de ter um certo comprimento.
Obrigada pelas vossas respostas..
2-Arranjei-lhe uma pedrinha própria para roer, mas o meu coelhinho não ligou nenhuma
Penso que vou ter mesmo de ir ao vet;
3-A mesma situação:ou corto eu as unhas ou vou ao vet, pq o meu coelho não tem grande coisa para escavar...
2-Arranjei-lhe uma pedrinha própria para roer, mas o meu coelhinho não ligou nenhuma

3-A mesma situação:ou corto eu as unhas ou vou ao vet, pq o meu coelho não tem grande coisa para escavar...
Lol, ainda hoje quando fui às compras vi no continente cartão para os gatos arranharem, secalhar também dá para os coelhos... não?.... quando tinha o meu coelho (que faleceu à pouco tempo) dáva-lhe também uma ''pedrinha'' que se chamava barra de suplemento mineral (para roedores roerem ,agora comprei outro mas foi para o meu hamster)...
Com a minha falta de experiência de cortar as unhas ao coelho levava-o ao veterinário ...SIMPLES...[/b]
Com a minha falta de experiência de cortar as unhas ao coelho levava-o ao veterinário ...SIMPLES...[/b]
Essa pedra é calcio mesmo ou sais minerais?sic_girl Escreveu:Obrigada pelas vossas respostas..
2-Arranjei-lhe uma pedrinha própria para roer, mas o meu coelhinho não ligou nenhumaPenso que vou ter mesmo de ir ao vet;
Nem sabe a sorte que tem em o seu coelho não roer fios electricos,cá em casa já não existe um que não tenha sido roido.As colunas do pc,os auscultadores do pc,o candeeiro,a maquina de lavar,a aparelhagem...As unhas nunca lhe cortei mas ela tem uma piramide comprada que serve para desgastar as unhas e que ela usa.E tem uma "pedra" com cheiro a cenoura que se prende na gaiola e que ela não larga enquanto não a rói toda de uma vez.
Para minha coelhinha comprei pedaços de madeira para ela roer,vende na loja de animais do Vasco,ela passa a noite toda a morder aquilo,quanto aos espirros tenta ver se não está deixando ele dormir em um lugar com muita corrente de ar,os coelinhos são sensíveis a mudança de temperatura,a minha não espirra,mas o nariz escorre as vezes,e isso dele não querer roer nada não ligue,cada coelinho é um coelinho,há uns que só querem dormir e outros só fazer bagunça,tenta brincar com ele,fica a brincar de pega pega,parece mentira mas eles gostam:)Boa sorte com seu menino...sic_girl Escreveu:Quanto à pedra:nao liga nenhuma, ao pão também não, mas cenoura gosta...