Medo ou nao?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
M0kita
Mensagens: 6
Registado: sexta jan 04, 2008 4:35 pm

sexta jan 04, 2008 5:10 pm

Ola!!
Talvez ja haja um topico onde se fale nisto, mas pesquisei e nao encontrei nada! :oops:
Na passada quarta-feira comprei um porquinho-da-india com cerca de 3 meses, angorá. O Cenourinha!! Uma delicia de bichinho!!! :D
Compreendo que ainda se esteja a habituar ao novo lar, mas se umas vezes tem comportamentos de completamente integrado, outras nem tanto...

Por exemplo, apesar de vir comer à minha mão, quando passo pela gaiola enfiasse no esconderijo.
Farta-se de roer a gaiola (sera que ta em stress? eu solto-o pela casa todos os dias!) e andar aos saltinhos.
Quando lhe to a dar miminhos faz aquele sonzinho que segundo o site dos 3porquinhos é de satisfaçao mas ou urina (acho que é urina, mas é tipo amarelado nao sei) em cima de mim, ou bate os dentes!
E coçasse um bocado... Acham que tem alguma coisa?
E outra coisa... Ele adora cenoura! Ha algum mal dar-lhe todos os dias? ja o pimento, maçã, salsa nem lhes toca...

Peço desculpa pelo tamanho do texto, mas sabem como é! Se me poderem ajudar...!:oops:
brunocosta
Mensagens: 6
Registado: sexta jan 04, 2008 1:32 pm

sexta jan 04, 2008 5:17 pm

É normal ele esconder-se porque ainda deve estar assustado, quanto à cenoura todos os dias pois, penso que não fará mal porque eles necessitam de vitamina C.
:wink:
LwFlashPt
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

sábado jan 05, 2008 12:32 am

É um comportamento tipico de um porquinho. Com o tempo acalma e conhece os donos (e os donos a ele) :lol:
Tem que ter também é sempre feno há discrição :wink:
Cumprimentos 8)
<p>1.1.0 Melopsittacus undulatus
1.1.0 Estrilda astrild
1.3.0 Cavia porcellus
1.2.0&nbsp; Mesocritetus auratus
0.0.1 Pantherophis guttattus guttattus
0.0.1 Lampropeltis getulus californiae
0.1.0 Phodopus Sungorus
0.1.0 Passer domesticus</p>
miklos
Membro Veterano
Mensagens: 1182
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sábado jan 05, 2008 10:20 am

Em relação ao comportamento é normal, com o tempo ele ficará mais habituado a si. Mas se os porquinhos tiverem um esconderijo usam-no muita vez se de repente passamos na gaiola.

Comer cenoura é bom, mas não deve comer só cenoura, pois a cenoura não tem tanta vit. C que possa ser alimento unico, por isso deve comer uma ração rica em vitamina C e tentar que ele coma outros vegetais pois é importante que retire a vitamina C dos vegetais frescos.

Sobre coçar-se , se for só de vez em quando não deve ser nada, apenas se ver que está a perder pêlo ou verificar algum parasita a andar no pelo é que se deve preocupar. Em caso de duvida deverá consultar sempre o medico veterinário.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
M0kita
Mensagens: 6
Registado: sexta jan 04, 2008 4:35 pm

segunda jan 07, 2008 4:57 pm

Muito obrigada pela ajuda!
O Cenourinha ja nao se esconde tanto, delicia-se na hora de pentear e farta-se de dar saltinhos pela gaiola. Contudo acho-o um pouco magrinho! (So gosta de couves, cenoura, broculos, banana, a raçao e pouco mais)

Gostaria de perguntar so mais tres coisas:
:arrow: Em relação ao feno... Aqui ha dias comprei-lhe alfafa como inda é pequenino e tal, mas tenho duvidas como combinar com o feno. Misturo ou como faço?
:arrow: Com que idade se pode dar banho e com que regularidade?
:arrow: E por fim... O calor! Moro em Castelo Branco e aqui assa-se mesmo no Verao, ha algum problema por causa do ar condicionado? E nas ferias? Posso leva-lo na viagem ou ha algum inconveniente?

Obrigada! :)
LwFlashPt
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

segunda jan 07, 2008 7:59 pm

Aos meus (minhas) só dou feno. Compro daqueles sacos em que o feno não vem prensado. Não gosto do prensado porque vem muito partido e tem muito pó do feno.
A minha tem "velha" tem 8 meses e só lhe dei banho 2 vezes porque decidiu ir explorar sitios que não devia e sujou-se. Ela limpa-se a ela própria e não deita cheiro nenhum. Dia sim dia não passo-lhe uma escova no pelo.
Quanto ao ar condicionado não sei que te responder, eu pessoalmente dou-me mal e acho que seca o ar, por isso não deve de fazer bem aos animais.
A minha mais "velha" já foi comigo de férias para o Alentejo de Verão, gostou de andar de carro e como esteve na gaiola dela e com os donos não estranhou, nem achei nada de diferente nela.
<p>1.1.0 Melopsittacus undulatus
1.1.0 Estrilda astrild
1.3.0 Cavia porcellus
1.2.0&nbsp; Mesocritetus auratus
0.0.1 Pantherophis guttattus guttattus
0.0.1 Lampropeltis getulus californiae
0.1.0 Phodopus Sungorus
0.1.0 Passer domesticus</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”