Novata nisto da aquariofilia!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
October
Membro
Registado: domingo nov 11, 2007 8:23 pm

domingo jan 06, 2008 8:43 pm

Longe vão os tempos em que eu decidia quem podia ou não residir cá em casa... Cães, gatos, passaros... Tudo me era "oferecido", e quando não eram "oferecidos" (leia-se atirado cá para casa por donos menos responsaveis que eventualmente se tinham fartado dos bichinhos) eu tratava de arranjar companhia! :D
Finalmente o que eu mais temia aconteceu: a oferta de um aquario com TUDO o que um aquario requer, felizmente ainda sem peixes (que esses entretanto foram visitar os deuses no Olimpo...).
E dizem vocês, "um aquario sem peixes é como um jardim sem flores", pois... Obvio! Tratemos então de arranjar flores para este mini jardim de 30cm x 20cm.
Ajudem-me a escolher, por favor! Eu gosto dos peixes Betta, mas... depende de vocês mesmo, que eu de peixes percebo tanto como eles de humanos... :oops:

Um obrigado do tamanho do mundo, e um excelente ano que agora começa! :D

Marta
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo jan 06, 2008 9:04 pm

October, os peixes betta têm de estar sozinhos, pois são muito territoriais para ter num aquario com outros bettas. Mas um quario desse tamanho, também não lhe dá margem para muita coisa.
30x20cms é uma coisa realmente muito pequena...Lá está o betta aí sozinho sente-se às mil maravilhas.

Disse que o aquario é completo, mas completo como?
Tem sistema de filtragem, aquecimento, iluminação, tampa?
October
Membro

domingo jan 06, 2008 9:20 pm

Obrigado pela resposta imediata!
O aquario está completo: sistema de filtragem, termostato, iluminação... Tudo! Mas pergunto-me se o tamanho gigantesco do mesmo 30cm x20cm (lol) será suficiente para um betta... E uns amiguinhos para lhe fazerem companhia? o que me aconselha? Neons?

Obrigado mais uma vez! :D
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jan 07, 2008 8:11 am

Coloca o equipamento utilizado e se possivel gostava de ver fotos.

Tenho um aquário montado com esas caracteristicas com apenas 7 cardina japonica e algumas plantas.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 07, 2008 10:28 am

eu não poria mais nada além do betta, até porque poucos são os peixes que partilhem da mesma necessidade do betta.
Se quer ter um aquario com peixinhos e que sejam bonitos, porque não optar por killis?
Deixo-lhe uns nomes para que veja na net se lhe agradam:

Aphyosemion australe orange/gold
Fundulopanchax gardneri
October
Membro

segunda jan 07, 2008 12:35 pm

Ola novamente!
Aquapet, agradeço imenso o interesse neste meu aquario de tamanho oceânico! :P Assim que o decore (outro problema... que plantas devo colocar num cantinho maritimo tão infimo...) coloco as fotos para uma opinião.
JM mais uma vez, obrigado por toda a atenção e apoio prestado, agradeço os nomes dos peixinhos, e são sem duvida adoráveis, mas o Betta... O Betta é lindo de morrer! :D
As perguntas são muitas, pois decidindo o peixe, procuraria dar-lhe o ambiente mais propicio a vida em aquario (temperatura, horas de luz, marcas de comida, habitat), por isso deixo o meu msn, no caso de alguém ter paciência para o interrogatório.

Mais uma vez, obrigado aos dois.

MSN: [email protected]
October
Membro

segunda jan 07, 2008 1:40 pm

Esqueci uma coisa: há necessidade de um "objecto estranho" destes para ligar á bomba, para o aquario que é (30cm x 20cm)?
http://www.pcmanias.com/Artigos/Monitor ... age012.jpg
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 07, 2008 2:08 pm

Com um aquario desse tamanho e escolhendo o betta para habitar não vale a pena estar a por grandes "aventuras" no "oceano".

Relativamente a plantas aconselheria plantas de fácil manutenção tipo elódea ou mesmo anúbia. Mas as elódeas são boas, porque ajudam a "filtrar" a água e a oxigenar a mesma. Nem precisam de estar enterradas, basta estarem a flutuar.

Se a sua decisão é mesmo pelo betta força então.
No mercado já há uma comida em grânulo própria para bettas, mas caso não encontre, pode sempre dar granulado para peixes de boca pequena. Creio que a JBL produz desse alimento.
Não recomendo flocos, pois desfazem-se facilmente turvando a água com muita facilidade. Ligue o termostato nos 25ºC, o Betta é um peixe de águas tropicais e não um peixe de águas frias. Sobrevive num aquario sem aquecimento, mas prefere águas tépidas. Faça mudanças parciais de água semanalmente, 8horas de luz e de certeza que terá um peixinho feliz por algum tempo, pois o período de vida do Betta é relativamente curto.
October
Membro

segunda jan 07, 2008 5:52 pm

Obrigado por toda a ajuda prestada, se não fosse pela vossa ajuda teríamos peixe para o jantar em 2 dias...
O aquário está pronto! Falta apenas esperar pelo betta que chega na proxima semana! Devo preparar o aquario com uns dias de antecedência (PH, termostato e plantas)?
E já agora... Lavei o aquário (que já foi usado) com detergente, mas passei bem por água clara. Devo usar algum produto especifico para o voltar a lavar, tal como ás rochas e ao areão, ou basta água?
Mais uma vez, um obrigado do tamanho do mundo!
Graças a vocês, a casa vai ter mais um novo inquilino...! :D
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 07, 2008 7:39 pm

October Escreveu:Obrigado por toda a ajuda prestada, se não fosse pela vossa ajuda teríamos peixe para o jantar em 2 dias...
O aquário está pronto! Falta apenas esperar pelo betta que chega na proxima semana! Devo preparar o aquario com uns dias de antecedência (PH, termostato e plantas)?
E já agora... Lavei o aquário (que já foi usado) com detergente, mas passei bem por água clara. Devo usar algum produto especifico para o voltar a lavar, tal como ás rochas e ao areão, ou basta água?
Mais uma vez, um obrigado do tamanho do mundo!
Graças a vocês, a casa vai ter mais um novo inquilino...! :D
Pronto, agora é que foram elas... Detergente é a principal causa da intoxicação dos peixes nos aquarios. Nunca, mas nunca usar detergentes para lavar os aquarios, por mais que se passe por água acabam sempre por ficar alguns resquícios e além de que o silicone absorve tudo aquilo que não devia e expele na água constantemente.
Para lavar o aquario água simples. Fria ou quente, mas simples, sem mais nada.
Nesta semana, faça trocas de metade do volume da água diariamente e adicione um produto que ajuda a eliminar a cloramina, mas esse é preferível só adicionar na 6ª feira. Até mudanças parcias de 50% da água todos os dias para ver se limpa o mais que puder.
Tenha sempre um garrafão com água repousada e deixe-o sempre destapado. A cloramina acaba por evaporar por ela e poupa uns euritos no produto. Quando fizer as trocas parciais semanalmente use sempre água desse garrafão e volte a encher assim que acabar de usar. terá sempre água disponível para por no aquario.
Cuidado com a quantidade de alimento que vai dar ao peixe. 2 ou 3 grãozinhos chegam perfeitamente...

Alguma dúvida mais, vá perguntando. No que puder e souber, irei respondendo e boa sorte...
October
Membro

segunda jan 07, 2008 8:01 pm

Pronto, jantar combinado para a semana que vem... :cry:
E que produto deverei comprar para a eliminação da cloramina? Por favor, tenho mesmo de ter o aquario em bom estado até segunda feira! Nem que eu o passe por água corrente diariamente...! :(
Obrigado... e desculpem a asneirola...!
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 07, 2008 8:09 pm

October Escreveu:Pronto, jantar combinado para a semana que vem... :cry:
E que produto deverei comprar para a eliminação da cloramina? Por favor, tenho mesmo de ter o aquario em bom estado até segunda feira! Nem que eu o passe por água corrente diariamente...! :(
Obrigado... e desculpem a asneirola...!
Como lhe disse, se deixar a água a "descansar" cerca de 2 dias pode usar sem gastar dinheiro no produto.
E até 6ª feira recomendo fazer mudanças diárias e na 6ª feira encher com água da que vai por imediatamente a descansar, ok?
Vai ver que o peixinho se vai safar na boa.
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

terça jan 08, 2008 10:22 am

Bom dia pessoal ......

October:Ótima escolha que vc fez um Betta.... este aqua é perfeito para se manter um betta confortavelmente....

Vou relatar aqui o que eu faço para limpeza antes da montagem de aqualquer aqua que vou montar.....

Primeiro lavo bem com água corrente e depois encho o aqua e coloco uma colher de água sanitaria (lixivia)e deixo por 10 minutos, com os enfeites que não derretem eu coloco em uma panela e deixo ferver por uns 15 minutos isso pode ser feito com pedras e com a areia tbm

Ah mais uma coisa depois do banho em água sanitaria eu lavo o aqua novamente com água corrente....

Se o seu aqua tem filtragem eu deixa-ria pelo menos uns 15 dias rodando para formar uma pequena biologia para dar mais conforto para o peixe

tente deixar o ph em 7,0 neutro.....

Boa sorte com seu Betta ....

Abraços

Edu
Última edição por DUDU1 em quinta jan 10, 2008 5:31 pm, editado 1 vez no total.
October
Membro

terça jan 08, 2008 1:15 pm

Ola a todos!

Mais uma vez obrigado pela ajuda... Na verdade só pretendo não fazer asneira, pois não suportaria ver um animal sofrer. Vou fazer o meu melhor, embora nunca tenha tido peixes na vida. Quem sabe não resulta!... Obrigado pelo apoio e ajuda prestadas.
Assim que tiver tudo pronto, eu coloco as fotos para vocês verem!

Beijinhos e obrigado!
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

segunda jan 21, 2008 11:08 pm

Já tive um betta num aquário de água quente e garanto que é um espectáculo lindo de se ver :D Habituados a (sobre)viver por vezes em copos de água vai ficar magnífico ;) depois vês no mínimo a diferença de cores :D

Já agora: tem cuidado com a quantidade de comida. Vale mais passar fome do que morrer com comida demais! O metabolismo do peixe fica + activo em água "quente" e tudo o que lhe deres ele come! Acredita... Quanto ao ciclo do aquário basta teres um betta e o aqua cicla sem problemas de maior. Ficas com uma colónia de bactérias minimamente estável num instante.

Uma coisa: aconselho vivamente uma planta ou duas. Se for de folhas grandes basta uma mas se for uma plantita + mini põe duas. Aconselho anúbias ou fetos de java. São bastante resistentes e não precisam de muitos cuidados a nível de luz ou podas. Tens é que ter em atenção que estas plantas adaptam-se à água do teu aqua e parece que estão a definhar mas depois crescem novas folhas. Já estive numa loja de animais que vende peixes (é onde compro plantas mais baratas) a explicar isto porque quem vendia ainda sabia menos que eu :D

Aconselho a/s planta/s porque se tiverem folhas muito largas não será estranho que o betta considere uma folha ou outra como cama ou como abrigo da luz. E mesmo que não tenha é uma + valia no nível de vida do peixe. Além do mais quando te perguntam se a planta é verdadeira e tu dizes que sim a malta que não percebe do assunto fica sempre admirada ;)

/nota: fetos de java não me lembro mas as anúbias não podem ter o rizoma enterrado ou morre: basta enterrares um cadinho as raízes que ela agarra-se e ficas com uma planta que dura e dura e dura... e dura.../
Isa.
Responder

Voltar para “Peixes”