Terrário Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

hugosuicide
Registado: quinta jan 03, 2008 1:06 pm

segunda jan 07, 2008 1:22 am

Boas

Sou novo por estas bandas... E estou agora a montar um terrário para receber um Dragão Barbudo e gostaria que me esclarecessem algumas dúvidas!
Ora bem o terrario tem as seguintes medidas 110*45*45 (D.I.Y) contruido em mdf, frente em vidro ( portas de correr) por cima metade é em rede para ter respiração! O fundo foi feito por mim tambem com espuma polipropileno revestido com uma aguada de cimento cola, e depois pintado com tinta não tóxica de uma cor acinzentada.
Agora 2 questões que eu queria colocar:

1º Que coloco no solo? (estive a ler em vários foruns/sites ingleses que se poderia colocar calcium sand)

2ºQue lâmpadas e quantas devo colocar no terrario?

Acho que é so que me falta no terrário (Luzes e substrato)!
Gostaria da vossa ajuda e compreençao devido a ser novo nestas andanças.

Abraço :D
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

segunda jan 07, 2008 2:11 am

O dragão que vais receber é adulto ou bebé?

Nao coloques qualquer substracto solto no terrário,muito menos a calcium sand, principalmente se o dragão for bebé..Usa papel de cozinha que e bastante prático;)

Quanto as lampadas deves ter uma lampada uvb de 8.0 ou 10.0, e uma lampada de aquecimento ligada a um termostato!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

segunda jan 07, 2008 5:55 am

Bem vindo, eu acho esses "45cm" muito pequenos... não digo de altura mas sim de profundidade, 120*60*50 (Comprimento*profundidade*altura) são as dimensões do terrario defenitivo que tenho para o meu.

Quanto a substratos não metas essa "sand", sei que fica bonito mas não a metas, se queres algo bonito, "pratico" e que não afecte a saude do animal podes sempre comprar tapetes de relva, comprei um no porto alto, pedes as medidas certas que eles cortam, e macio, fica bonito e bastante pratico de tirar e por no terario.

Quanto a lampadas/aquecimento tens de ter uma UVB 10.0 e uma lampada de aquecimento ( IV (Infra vermelhos) ou Ceramica) ligada a um termostato, como disse o PeaceandLove.

Já agora posta umas fotos do terrario.
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

segunda jan 07, 2008 7:48 am

Bem, o terrário que tens dá para 2db's caso não fosse a profundidade ser apenas 45cm, no caso de 1 não tem qualquer problema.

Lembra-te que nao deves por um DB bebé num terrário tão grande, tenta separar o terrário com uma placa para ele ficar com o um terrário mais pequeno (caso seja bebé claro).

Isso de teres a parte de cima metade em rede... vais perder muito calor por aí, deverias ter apenas alguma respiração superior e alguma respiração frontal ou lateral. Não muita claro.

Substrato sem duvida papel de cozinha.

Lampada UVB 10.0 ou 8.0, eu recomendo uma tubular no lado frio, e no spot uma compacta de 10.0. (Uma vez que o terrário é grandito)
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
hugosuicide
Registado: quinta jan 03, 2008 1:06 pm

segunda jan 07, 2008 11:21 am

Obrigado pela ajuda :D. O terrário e só para ter um DB. Gostaria so de saber se existe algum criador pelas zonas de Sintra/Lisboa. Daqui a uns dias coloco fotos do terrario :)

Abraço
TMSurfer
Membro Veterano

segunda jan 07, 2008 2:22 pm

Nesta altura vai ser dificil arranjar DB's bebes... eles já nasceram a um tempinho, mas se esperares até maio, vai aparecer por ai mts a venda e a bom preço
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

segunda jan 07, 2008 4:29 pm

dá pra ligar uma lampada de infravermelhos/aquecimento a um termostato? ou so as de cerâmica é k dao?
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

segunda jan 07, 2008 4:38 pm

Primitive Escreveu:dá pra ligar uma lampada de infravermelhos/aquecimento a um termostato? ou so as de cerâmica é k dao?

as de ceramica tambem são de aquecimento... e sim tambem da para ligar as de infravermelhos a um termostato... tudo o que tenha uma ficha electrica da para ligar a um termostato, em vez de ligares a ficha da lampada directamente a tomada ligas o termostato a tomada e a ficha ao termostato ;).
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

segunda jan 07, 2008 6:57 pm

ya ligar eu sabia que dava :P nao sabia era k podia regular a temperatuda de uma lampada de iv

:wink:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jan 07, 2008 7:00 pm

Para regular a temperatura ou potencia de uma IV é com dimmer, o termostato não regula a temperatura ou potencia da lampada, apenas liga e desliga quando o terrario atinge a temperatura escolhida.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
mg18
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 1:49 pm

terça jan 08, 2008 2:01 pm

boas sou novo por aki e tenho uma duvida espero ke ma possam esclarecer , sem kerer ser repetitivo ofereceram me um terrario de 1.60 cm de cumprimento,45 de largura e 45 de altura acham ke da para um dragao barbudo viver bem. abraços.
mg18
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 2:05 pm

boas sou novo por aki e tenho uma duvida espero ke ma possam esclarecer , sem kerer ser repetitivo ofereceram me um terrario de 1.60 cm de cumprimento,45 de largura e 45 de altura acham ke da para um dragao barbudo viver bem. abraços.
TMSurfer
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 3:35 pm

Dá para dois
mg18
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 4:52 pm

obrigado, espero poder contar com mais algumas dicas no futuro. aprender é com kem sabe abraços
Jubilu
Membro Júnior
Registado: segunda set 01, 2008 10:29 pm

terça set 02, 2008 1:17 pm

95x35x35 , acham qe dá um bom terrário para um dragão barbudo ?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”