O vício de roer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anocas2
Registado: sexta mar 09, 2007 3:50 pm

sexta jan 04, 2008 8:33 am

Olá

Gostaria que alguém me ajudasse na seguinte questão: Adoptei um cachorrinho que agora se encontra com 3 meses. O vicío dele são chinelos e sapatos, eu ralho, digo bem alto NÃO, dou-lhe palmadas no focinho mas mesmo assim ele não deixa de os roubar para os roer.
No outro dia roeu-me um puxador de uma gaveta, ficou completamento destruido...Pensei em comprar um repelente mas tenho dúvidas que resulte, alguém me poderia esclarecer sobre este assunto? Obrigado :x
MargaridaL
Membro
Registado: quarta ago 22, 2007 3:30 pm

sexta jan 04, 2008 11:24 am

Não a quero assustar mas ... é um cachorro !!!
Tem de ter paciência e mostrár-lhe que não pode fazer essas asneiras ... eu pessoalmente só conheci os repelentes muito tarde, mas com o meu Esteves acabou por resultar ... fiquei foi sem mesa, cadeiras ( não escapou uma sequer ), comandos de Tv, tapetes ... enfim uma extensa lista de disparates ... hoje em dia, se lhe der hipotese, ainda come o que aparecer e tem quase 3 anos.
Tem é de se mostrar firme e repreendê-lo cada vez que ele fizer asneira e compensá-lo quando se "porta bem"

Mas, apesar de tudo não conseguimos viver sem eles, não é ?
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

terça jan 08, 2008 1:22 pm

dou-lhe palmadas no focinho
Tente antes agarrar-lhe a pele do cachaço e dar-lhe um abanão. Seria assim que a mãe dele faria se fizesse alguma asneira.

De resto,......a minha Donna tem 9 anos e ainda roi algumas coisas. Paciencia, e tentar não deixar as coisas ao alcance dele.

Não dê sapatos velhos para ele roer. Ele não saberá distinguir os velhos dos novos, e estará apenas a fomentar um desejo natural de destruição que todos os cães tem.

Boa sorte
:wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
julisonso
Registado: terça jan 08, 2008 6:05 pm

terça jan 08, 2008 6:18 pm

quem não passou por essas fases de destruição? Nós começámos a fazer uma arrumação assptica: nada ficava ao alcance dela: portas fechdas, tudo bem alto e de vez em quando brinquedos novos para a estimular. A ideia de o agarrar pelo cachaço com um NÂO sonante acompanhado de « que feio!!!» costuma resultar com o tempo... pelo inverso diga-lhe «que lindo» e vai ver que o sistema funciona se for persisitente...
Caisi
Membro Veterano
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am

terça jan 08, 2008 6:26 pm

No meu caso já nos custou um carregador de telemóvel, um fio de uma consola de jogos, uns sapatos e vários brinquedos do meu filho, enfim, tudo coisa que se compram para repor. É mesmo assim, os cachorros tendem a fazer isto ou muito pior..é preciso muita paciência e brinquedos para eles roerem.
Nout
Registado: domingo mai 13, 2007 3:02 pm

segunda jan 14, 2008 8:34 pm

É normal é um cachorinho e ainda vai durar algum tempo, tente lhe dar alguns brinquedos mas ele vai sempre "destruir" algo e também depende da raça.
Eu tenho 2 bebés de 7 meses e destruiram o jardim todo (mais parece um campo de minas :lol: ), os meus chinelos e outas coisas.
huntedbyafreak
Registado: sábado jun 10, 2006 2:34 pm

terça jan 15, 2008 6:00 pm

A minha experiencia nao é muita, mas aqui vai.
Todos os cachorros passam por uma "fase de roer tudo o que me aparece á frente". É uma necessidade deles. O que nos compete fazer é que eles o façam de uma forma o mais possível controlada.

Provavelmente já andará stressada com o "raio do cachorro" e por este não lhe obedecer. A coisa certa a fazer é ter calma! É normal!
Mostre-lhe aquilo que ele pode roer, evitando assim que roa outras coisas. Um exemplo pode ser um boneco de borracha (que apite e tal, para ser ainda mais interessante) e sempre que ele queira roer outra coisa que não o boneco, ponha-lhe o boneco á frente do focinho. Sempre que ele roer outras coisas que não o boneco, alem de lhe por o boneco à frente do focinho, repreenda-o com um NAO firme (e eventualmente com o abanar do cachaço).

Igualmente para quando tentar roer as suas mãos (coisa que costuma ser frequente).

Fica aqui um exemplo do que disse que encontrei no youtube, http://youtube.com/watch?v=R73Sd26PaUs .

E já agora, se o cão ja tiver todas as vacinas necessárias, leve-o á rua sempre que puder. Desta forma o cão gasta mais energia, o que é bom para ele e para si (que chega a casa cansado e dorme).

PS: Outra coisa que me esqueci de referir. Em casa, tire do alcance do seu cão tudo o que for fácil dele destruir. Carpetes, vasos, etc
O repelente penso que também poderá ajudar, mas melhor do que eu saberão os que já o usaram :P
Responder

Voltar para “Cães”