loja com mas condiçoes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça jan 08, 2008 7:49 pm

pacifco Escreveu:ola
Vao me desculpar uma coisa, se ASAE nao tem nada haver com o assunto entao quem tem? Agora que eles nao queiram tomar conta do assunto, isso ja outro assunto! Agora a direcçao geral de veterinaria nao é um orgao de policia criminal, mas ASAE é! Quanto ao que sei tudo que seja economicamente comerciavel é da alçada da ASAE, a nao ser que a lei organica da ASAE tenha mudado!

Lei Orgânica da DGV:
Lei Orgânica

Decreto Regulamentar nº 11/2007
de 27 de Fevereiro

1 — A Direcção-Geral de Veterinária, abreviada­mente designada por DGV, tem por missão a execução e avaliação das políticas sanitárias veterinárias, de pro­tecção animal e de saúde pública e animal, no âmbito das suas atribuições, sendo o serviço investido nas fun­ções de autoridade sanitária veterinária nacional.

2 — A DGV prossegue as seguintes atribuições:

a) Participar na definição e aplicação das políticas de sanidade, de melhoramento, de protecção, de ali­mentação animal e de saúde pública veterinária;

b) Zelar pela defesa e promoção da sanidade dos efectivos animais, incluindo os de companhia, os exó­ticos, os selvagens e as espécies cinegéticas, vigiando sanitariamente a sua produção e comercialização e coor­denar as acções tendentes à defesa do património gené­tico de todas as espécies domésticas, bem como as acções de melhoramento animal;

E não, a ASAE não é um Órgão de Policia e muito menos, um Órgão de Policia Criminal, é uma Autoridade Administrativa e que, no presente caso (deficientes condições de alojamento e higiene dos animais), não existindo risco a saúde pública, NADA tem a ver com este assunto.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

terça jan 08, 2008 8:02 pm

Infelizmente por muitas queixas que sejam feitas, isso não vai fazer com que os animais sejam bem tratados. Esta é a triste realidade do país onde vivemos.

Para se montar uma loja em Portugal é preciso apenas dinheiro, quando que em outros países onde vivi precisa-se de cursos.

Em Portugal 90% dos donos de lojas não percebe nada de animais, até pode saber uns pormenores sobre este ou aquele, mas não mais que isso.

Para além de não saberem nada sobre os animais, é preciso lembrar que uma loja tem intuito de fazer dinheiro, por isso os animais não podem dar muita despesa. daí alguns passar fome e não ter todas as condições (luz, aquecimento, etc...)

E para quem acha que as lojas não tem condições, deviam entrar em fornecedores como eu já entrei, é assustador ver as condições degradadas em que os animais se encontram.

Mas mais que fiscalização, penso que devia ser obrigatório realmente ter cursos para exercer uma actividade dessas.
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 8:12 pm

saravasco Escreveu:Mas mais que fiscalização, penso que devia ser obrigatório realmente ter cursos para exercer uma actividade dessas.
Em que medida é que, possuir um curso (seja lá isso o que for) vai melhorar as condições dos animais ?

Com muitos ou poucos conhecimentos, os proprietários de PetShops, sabem que estão obrigados a zelar pelo bem estar dos animais, mas infelizmente, alguns (muitos) continuam a prevaricar.

Não é um curso que vai fazer a diferença, mas sim uma fiscalização e a aplicação medidas eficázes para quem não cumpra as regras que estão definidas na Lei.

Eu conheci uma Petshop cujo o propriétario era Biólogo e não era por isso, que os animais se encontravam em melhores condições... muito pelo contrário.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

terça jan 08, 2008 8:19 pm

Áreas de Intervenção da ASAE

Enquanto órgão de fiscalização e de controlo do mercado, e numa perspectiva horizontal de toda a actividade económica, a ASAE desenvolve a sua actuação nas seguintes áreas de intervenção:

Saúde Pública e segurança alimentar
Propriedade industrial e práticas comerciais
Ambiente e segurança

Os diplomas legais que se indicam nesta secção respeitam às matérias incluídas nas três áreas de intervenção, e que conferem competências de fiscalização à ASAE, delineando o âmbito da sua actuação.

> Saúde Pública e Segurança Alimentar

> Propriedade Industrial e Práticas Comerciais

> Ambiente e Segurança

Artigo 15.º
Órgão de polícia criminal
1 — A ASAE detém poderes de autoridade e é órgão
de polícia criminal.
2 — São autoridades de polícia criminal, nos termos e
para os efeitos no Código do Processo Penal:
a) O inspector -geral;
b) Os subinspectores -gerais;
c) Os directores -regionais, designados por inspectores-
-directores;
d) O director de serviço de planeamento e controlo
operacional e os inspectores -chefes;
e) Os chefes de equipas multidisciplinares.

As palavras falam por si, isto tirado da lei organica da ASAE publicada em Diario da republica!
saravasco
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 8:22 pm

eu disse para além da fiscalização ;)

claro que essa é, e será sempre necessária. Quanto a haver pessoas com curso que tratam mal, isso já vai da consciência de cada um, aí a fiscalização já devia actuar sobre maus tratos negligentes!

No entanto há muita gente que tem os animais e não sabem sequer como os tratar, mesmo que queiram, simplesmente não sabem.

Muitos donos de lojas tem animais, os quais nem sequer sabem o que comem, se precisão de humidade, calor etc. E penso que isso seria o primeiro passo para que as coisas melhorassem minimamente.

Porque depois seria mais fácil fiscalizar, e não havia maneira dos proprietários fugir a responsabilidade.
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

terça jan 08, 2008 8:30 pm

Agora digam que ASAE nao responsavel pela fiscalizacao dos animais, ou melhor nao deveriam tomar conta da queixa!
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça jan 08, 2008 8:49 pm

DGV ou SEPNA como foi dito .
Agora eu sou da opiniao q será ping pong mesmo , como foi dito , ou melhor, só ping sem pong .
Eu normalmente o q faço é deixar de la ir - façam o mesmo e a casa morre por causas naturais .
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 8:51 pm

pacifco Escreveu:Agora digam que ASAE nao responsavel pela fiscalizacao dos animais, ou melhor nao deveriam tomar conta da queixa!
Não não é.

E não, não devia tomar conta da queixa, devia sim, fazer o que fez, encaminhar para a entidade competente.
<p> </p>
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 8:54 pm

shanebeschen Escreveu:DGV ou SEPNA como foi dito .
Agora eu sou da opiniao q será ping pong mesmo , como foi dito , ou melhor, só ping sem pong .
Eu normalmente o q faço é deixar de la ir - façam o mesmo e a casa morre por causas naturais .
Quanto ao ping e ao pong, talvez até se dê esse caso, o que não é de admirar.

Quando uma equipa do SEPNA toma conta destas ocorrências, por norma, isto tem seguimento.

Não sei no entanto, que seguimento dará a DGV a esta situação.

É esperar para ver.
<p> </p>
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 9:19 pm

Apenas uma pequena correcção, um erro da minha parte:

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) É um órgão de policia criminal que regula as actividades económicas e os produtos alimentares em Portugal.

Independentemente disto, a questão em causa, não está no âmbito da missão/atribuições da ASAE
<p> </p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jan 08, 2008 10:00 pm

Não compete efectivamente à ASAE verificar as condições em que são mantidos os animais nas petshops, é realmente a Direcção Geral de Veterinária que faz esse tipo de inspecções.
À ASAE compete verificar as condições em que estão (isso sim) acondicionadas as rações, verificar a qualidade das mesmas e verificação de preços.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
JonhyPeter
Membro Júnior
Registado: terça jan 08, 2008 10:13 am
Localização: Iguana Verde, Tritão, Rãs, Coelho Anão, Periquitos, cadela "dog stree"e peixes de água quente.

terça jan 08, 2008 10:51 pm

olá. é verdade á certas lojas que não tem condições nenhumas. eu mesmo já trabalhei numa que era assim. era javalo e não ti nha consciencia, só queria ganhar uns trocos. mas agora vejo que as coisas não podem ser assim...
fizeste bem em denunciar, mas devias ter dado a chance ao proprietario do estabelecimento. eu tb tenho uma loja, mas não de animas e gostava que tivessem essa atitude cmg. mas nem todos reagimos da mesma maneira né? mas tou de acordo com a tua atitude, temos que ser assim mas os comerciante incluindo eu terem mais respeito pelo compradores e neste caso especifico pelos animais.
<strong>Pedro Lopes</strong>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

terça jan 08, 2008 11:07 pm

pacifco Escreveu:ola
Vao me desculpar uma coisa, se ASAE nao tem nada haver com o assunto entao quem tem? Agora que eles nao queiram tomar conta do assunto, isso ja outro assunto! Agora a direcçao geral de veterinaria nao é um orgao de policia criminal, mas ASAE é! Quanto ao que sei tudo que seja economicamente comerciavel é da alçada da ASAE, a nao ser que a lei organica da ASAE tenha mudado!
Não leu a resposta da ASAE ? A autoridade a ser contactada em casos destes é a DGV, ponto final parágrafo. Você até pode querer que seja a ASAE mas como parece-me que voc ê não é legislador... está com azar. Eles até foram rápidos a responder...está a queixar-se de quê ? Há gente que nunca está satisfeita sem ser a dizer mal, livra.
saravasco
Membro Veterano

quarta jan 09, 2008 12:27 am

JonhyPeter Escreveu:olá. é verdade á certas lojas que não tem condições nenhumas. eu mesmo já trabalhei numa que era assim. era javalo e não ti nha consciencia, só queria ganhar uns trocos. mas agora vejo que as coisas não podem ser assim...
fizeste bem em denunciar, mas devias ter dado a chance ao proprietario do estabelecimento. eu tb tenho uma loja, mas não de animas e gostava que tivessem essa atitude cmg. mas nem todos reagimos da mesma maneira né? mas tou de acordo com a tua atitude, temos que ser assim mas os comerciante incluindo eu terem mais respeito pelo compradores e neste caso especifico pelos animais.
Desculpa lá discordo contigo.

Na minha familia existem 3 lojas de animais todas elas equipadas e com conhecimentos suficientes de preservação alimentação de TUDO o que vendem lá.

Não saber o que tem na loja é a mesma coisa que ir ao talho perguntar que carne é esta e dizerem não sei.

Eu não daria chance nenhuma ao estabelecimento, porque duvido que isso muda-se algo, preferia já fazer queixa ás entidades competences assim como deixar registado no livro de reclamações, porque essa queixa tem de ser remetida não sei para onde á qual mais tarde são obrigados a fazer fiscalização e multa.

Eu quando existe o risco de morte sou severa. e se não aprendem a primeira aprendem á 2ª.
JonhyPeter
Membro Júnior
Registado: terça jan 08, 2008 10:13 am
Localização: Iguana Verde, Tritão, Rãs, Coelho Anão, Periquitos, cadela "dog stree"e peixes de água quente.

quarta jan 09, 2008 11:47 am

Desculpa lá discordo contigo.

Na minha familia existem 3 lojas de animais todas elas equipadas e com conhecimentos suficientes de preservação alimentação de TUDO o que vendem lá.

Não saber o que tem na loja é a mesma coisa que ir ao talho perguntar que carne é esta e dizerem não sei.

bem.. axo que akilo que eu disse não dá para discordar...
tu tens 3 lojas com tudo certo, mas não podes dizer que não há lojas que não têm condições, porque há. provavelmente em maior numero do que as que estão bem aquipadas. fico contente em saber que pelo menos 3 lojas no pais estão á altura... lol (não é para levar a mal) em relação á denuncia, já vai de cada um. não podemos julgar quem alerta primeiro o comerciante e quem parte logo para " a violencia", tipo denunciar. tudo dependo do estabelecimento, e da comsumidor.para já, é só...
<strong>Pedro Lopes</strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”