coelho stressado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

terça abr 22, 2003 9:05 pm

Oi!
Tenho um coelho que gosta muito de festas na cabeça, e costumava ser muito meiguinho. Ultimamente é que parece que anda a ficar stressado. às vezes quando lhe mexo na gaiola para lhe dar comida ou para arrumar qualquer coisa, ele ataca-me! E passa montes de tempo a roer as grades da gaiola o que é super irritante... Quando lhe pego ao colo ele começa a roer a minha camisola... não sei o que se passa com ele... isto é normal? há alguma coisa de errado? :(
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta abr 24, 2003 10:31 pm

É a puberdade! ;-)

Sabes ler em inglês? Tens muitas informações sobre coelhos que gostam de roer (chew) em www. rabbit.org

Basicamente tens de lhe arranjar brinquedos para ele roer. Eu utilizava rolos de papel higiénico (a parte final que se deita fora, desde que não tivesse cola), sticks com comida, tostas...

Sabes, mais do que stressado, ele é capaz de estar chateado de estar dentro da gaiola... contudo, se o puseres cá fora, tens de TER MUITO CUIDADO porque na adolescência eles roem TUDO!!!

O Zacarias tinha uma atracção especial por cabos eléctricos, especialmente os ligados à electricidade ;-(

Ah, às vezes tb amachucava folhas brancas lisas (como as de impressora) folhas de papel e dava-lhe...

jocas

Manel
sararp
Membro Veterano

quinta abr 24, 2003 11:19 pm

Oi!
Antes de mais, obrigada pela resposta!
POis, eu já tinha pensado que ele devia andar meio chateado de estar na gaiola. Eu às vezes costumo soltá-lo mas é como tu dizes, ele rói tudo e mais algumas coisa!! Especialmente o rodapé e os móveis! E tira-me a terra toda dos vasos das plantas!
Em relação a dar-lhe coisas para ele roer, ele tem sempre na gaiola rolos de papel higiénico vazios, cartões, ovos kinder, etc. Já teve cenouras próprias para roer e daquelas pedras mesmo próprias para isso. acontece que ele não liga a nada disso :( . Quer dizer, ele gosta de andar a brincar com essas coisas, pega nelas de um lado para o outro, etc, mas não as rói. Roer, só mesmo a gaiola!!!!
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta abr 25, 2003 11:55 am

Olá sararp!!

De que sexo é o coelho (macho/fêmea)?
O coelho pode estar a passar uma fase onde precise de um/a companeiro/a para brincar ou para outras "coisas"...... :oops:

Eu não tenho coelhos, por isso peço desculpa por não te ajudar muito :roll: !!!!!

Porquê que não vais pesquisar no chat perguntando se alguem tem coelhos?

Pode ser que alguma pessoa te ajude!!!!!!!!

ADEUS FICA!!!!!!!!!!!!!!!!

VIVA Á LIBERDADE!!!!!!!!
8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
bkn
Registado: sábado jan 04, 2003 11:41 pm

sexta abr 25, 2003 2:36 pm

oi!
tenho uma coelhinha de 4 anos e ela tambem costumava ficar horas e horas agarrada as grades da gaiola a fazer uma barulheira enorme :/, mas depois começou a perder o habito, talvez pq a mudei para uma gaiola maior! A minha fazia isso especialmente quando estava sozinha e quando nos aproximavamos dela parava logo, por isso deduzi q fosse para chamar a atençao ou porque se sentia sozinha. Pensei arranjar.lhe uma companhia porque ela passava muito tempo sozinha, e por isso mudei-a para uma gaiola maior, mas isso bastou para ela perder o habito! :) mesmo assim a ideia de lhe arranjar uma companhia nunca chegou a ser posta de parte!

se ja tentaste td, talvez esta soluçao funcione, de qualquer maneira os coelhos nao sao todos iguais e por isso tem reacçoes diferentes!

boa sorte!!!!!!! :D
bkn

sexta abr 25, 2003 2:36 pm

oi!
tenho uma coelhinha de 4 anos e ela tambem costumava ficar horas e horas agarrada as grades da gaiola a fazer uma barulheira enorme :/, mas depois começou a perder o habito, talvez pq a mudei para uma gaiola maior! A minha fazia isso especialmente quando estava sozinha e quando nos aproximavamos dela parava logo, por isso deduzi q fosse para chamar a atençao ou porque se sentia sozinha. Pensei arranjar.lhe uma companhia porque ela passava muito tempo sozinha, e por isso mudei-a para uma gaiola maior, mas isso bastou para ela perder o habito! :) mesmo assim a ideia de lhe arranjar uma companhia nunca chegou a ser posta de parte!

se ja tentaste td, talvez esta soluçao funcione, de qualquer maneira os coelhos nao sao todos iguais e por isso tem reacçoes diferentes!

boa sorte!!!!!!! :D
sararp
Membro Veterano

sexta abr 25, 2003 3:47 pm

Oi!
O meu coelho é um macho e tem aproximadamente 1 ano e meio.
Quanto à falta de companhia, já tinha pensado que podia ser isso mas ele não tolera nada nem ninguém na gaiola dele. Já tentei colocar junto dele outro coelho e um porco da índia mas ela fica furioso! Resultado: o outro coelho está junto com o porquinho noutra gaiola. Quanto ao tamanho da gaiola, a gaiola dele é enorme!! Eu acho que deve ser mais para chamar a atenção ou para ser solto, porque ele costuma fazer isso quando nós estamos por perto.
Agradeço-vos muito a vossa ajuda. Abre sempre a porta a novas possibilidades e vou tentando coisas novas. Mas, já agora, o que me dizem de ele me morder quando está ao meu colo ou quando lhe mexo na gaiola?
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta abr 25, 2003 5:46 pm

Olá sararp!!!!!!!!!!!! 8) 8)

Tenta soltar o coelho onde ele possa correr sem perigo nenhum!!!

Tenta fazer isto, todos os dias!!!!!!!!!!!

Espero ter ajudado!!!

Adeus fica bem!!!!!!!!!!

VIVA Á LIBERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 8) 8)
sararp
Membro Veterano

sábado abr 26, 2003 11:04 pm

Ok!
Obrigada! tenho tentado fazer isso, tenho tentado soltá-lo o máximo de tempo possível. Vamos lá ver se ele acalma!! :D
bkn

domingo abr 27, 2003 5:35 pm

oi outra vez!!!
esse teu coelhinho deve ser mesmo uma peste ;)
quanto a morder-te quando mexes na gaiola dele e natural, a coelhos que sao muito territoriais quando toca a sua casinha...a minha ataca mesmo quando tentas tirar a tacinha da comida, mas fora disso e super meiguinha, do estilo de se deitar quando te ve so para pedir festinhas, por isso nao te aflijas, porque isso ate e normal! :)
qdo juntaste o outro coelho foi na gaiola dele? senao experimenta solta-los num espaço q n seja conhecido de nenhum, tipo a casa de banho!

beijinhos e boa sorte!
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

domingo abr 27, 2003 9:11 pm

Quando ao juntar, eu tenite juntar os meus dentro da banheira, mas eles começaram a morder-se, etc.

O teu coelho, pleos vistos, tem necessidade de dar umas voltas e quando ele rói a gaiola é para te dizer isso. É chato quando é durante a noite ;-P

De qualquer forma, nas alturas em que tu estás em casa, solta-o um bocado, e quando o puseres na gaiola, dá-lhe uma guloseima para ele se desconcentrar e não achar que estás a castigá-lo por alguma razão.

Uma pergunta: antes de existirem outros animais, ele tinha hábito de andar à solta? O que o/a bkn disse é verdade, os coelhos são bastante territoriais...

beijinhos

Maria
sararp
Membro Veterano

quarta abr 30, 2003 12:56 am

OI! mais uma vez obrigada pelas vossas respostas.
Tentei juntar os coelhos, primeiro na gaiola dele, depois à solta pelo corredor mas não deu resultado... :( Agora estão separados e pronto, cada um na sua gaiola. Eu sempre soltei o Tu-Tu antes de ter o outro coelho mas continuei a soltar na mesma.
Realmente ele é muito territorial e tem sempre a gaiola dele toda em ordem: faz as necessidades todas no local certo, tem uma tacinha para o comer e outra para o feno e alfafa, tem o local das verduras e nunca tira nada do sítio. O outro coelho, por exemplo, espalha tudo!! Ele tem brinquedos na gaiola e quando eu lhes mexo ele fica todo danado. Mas, por exemplo, adora receber festinhas na cabeça, baixa-se todo e fica todo deliciado!! Enfim, acho que ele é muito dono do seu nariz!!!!! :lol:
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

quarta mai 14, 2003 8:25 pm

Bem, eu infelizmente já não tenho um coelho porque o meu morreu há cerca de um mês (ainda hoje não consigo pensar nele sem chorar), mas tive um dejávu quando li a tua mensagem.
O meu coelho roía a gaiola quando eu o fechava lá dentro ou quando me via o pé dele e queria que eu lhe abrisse a gaiola. Passava horas nisto até que eu nunca mais o prendi assim que ele aprendeu a não fazer as necessidades cá fora.
Em relação ao mau humor, o meu quando queria era a coisa mais meiguinha do mundo, não me largava, seguia-me pela casa toda e assim que podia ia para o meu colo. Outras vezes, quando estava de mau humor chateava-se com todas as pessoas que se chegassem a menos de 5 metros dele. Então para lhe por comida na gaiola era um drama.
Os coelhos são mesmo assim e é isso que faz deles os melhores animais de companhia do mundo.

Espero ter ajudado.
Beijinhos
Lúcia
sararp
Membro Veterano

domingo mai 18, 2003 10:36 pm

Olá!
Muito obrigada pela resposta e pelo apoio! :D
O meu celho ando mais calmo! tem andado mais tempo solto o que lhe tem feito bem! Só não posso tê-lo sempre solto porque ele é mmuito roedor!! Rói tudo o lhe aparece à frente!!
Tenho imensa pena que o teu coelhinho tenha morrido :( ...
mais uma vez obrigada pela atenção!
Responder

Voltar para “Exóticos”