iguanas amor vs odio

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta jan 10, 2008 11:44 am

Mas como digo, recomendo sempre o uso ou de Forest Bark, Jungle Bark, papel de cozinha, jornal, nas Iguanas, quanto a substrato tipo terra... solta... fina.. não recomendo, só mesmo em caso de artropodes :D
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta jan 10, 2008 12:26 pm

TMSurfer Escreveu:Mas como digo, recomendo sempre o uso ou de Forest Bark, Jungle Bark, papel de cozinha, jornal, nas Iguanas, quanto a substrato tipo terra... solta... fina.. não recomendo, só mesmo em caso de artropodes :D
Boas Tiago

Explica-me ou ajuda-me lá a compreender uma coisa.

Recomendas a utilização de papel de jornal em Iguanas ?

A minha pergunta deve-se sobretudo a isto:

As tintas utilizadas na impressão de um jornal, são, ainda, demasiadamente toxicas, embora já se comecem a utilizar tintas com um grau bastante baixo de toxicidade.

Sendo a Iguana herbivora alimentando-se de folhas verdes e legumes, é perfeitamente normal que os alimentos, por vezes, entrem em contacto com o papel de jornal.... isto para não falar no próprio contacto entre a pele do animal e o jornal.

Assim sendo, é boa politica a utilização de jornal como substrato ?
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta jan 10, 2008 12:31 pm

Penso q quereria dizer papel de cozinha .
Jornais sao para ler , n servem para mais nada .
TMSurfer
Membro Veterano

quinta jan 10, 2008 12:34 pm

Apesar das tintas serem tóxicas, não vão criar problemas em demasia, há quem diga que sim, outros que digam que não. Também não vais usar o Jornal tipo Global, Metro... tipo... jornais que o mais provável é usarem tintas bastante tóxicas.

Em tempo os jornais causavam muitas alergias ás pessoas, mesmo só de tocar, folhear etc... e realmente é verdade, tem toxinas, mas nunca a grande nível, e descansa... as meninas iguanas não têm a mania de tentar comer o jornal, não o vais é cortar aos pedaços né ? metes a folha por inteiro, e os objectos por cima das folhas. Nunca tive problemas seja com qual for o reptil, desde DB's, Cobras, e mesmo artropodes que os niveis de humidades sao elevados e temperaturas, podendo causar a libertação de toxinas com o evaporar da água que está absorvida pelo jornal. Nunca, mas nunca tive problemas.
JonhyPeter
Membro Júnior
Registado: terça jan 08, 2008 10:13 am
Localização: Iguana Verde, Tritão, Rãs, Coelho Anão, Periquitos, cadela "dog stree"e peixes de água quente.

quinta jan 10, 2008 12:36 pm

obrigado por esta informação preciosa que me estão a dar...
<strong>Pedro Lopes</strong>
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

quinta jan 10, 2008 1:13 pm

P_R Escreveu:
furanita Escreveu:
P_R Escreveu:Sabem qual é o vosso problema?

O vosso problema é que só vêm o que querem ver, só fazem o que é mais bonito e do vosso proveito e nao ligam a ponta de um corno a quem percebe mais do assunto...

A mesma coisa acontece com o topic que o gezzmo colocou, a mesma coisa acontece com a areia como substracto.

A gente so acorda para a vida e vê que relamente deveria ter seguido os conselhos dos outros quando o azar bate á porta!

Por aqui chama-se a isso casmurrice!
:oops: :oops: :oops: calma...não é uma questão de casmurrice...só não gosto de ver os animais sozinhos e pensei k sndo um casal n haveria problema... :cry: não queria fazer mal as minhas pikenas como é obvio...sei k tem razão... :( mas não batam mais no ceguinho...
Nao é bater no ceguinho nem deixar de bater... É a realidade, e sim, por muito que contraries, foi casmurrice, porque concerteza que leste e te disseram varias vezes que nao devem estar juntas...

Voces devem achar que quando a malta diz que nao devem tar juntas que é para embirrar ou para elas se sentirem infelizes, concerteza...
Assim como a treta do substracto... Devem pensar que a gente so diz porque nao apetece tar calada e apetece ser desmancha-prazeres com os outros...

Ha varios animais que nao podem estar juntos, ou melhor, podem, mas com as devidas condiçoes.
Ha iguana juntas (olha as do velliki que tomam banhos de sol no verao juntas e nunca se passa nada) mas têm terrarios maiores que o meu quarto, nao é um cubiculo...

Agora aprende e quando alguem te aconselhar ou te disser que tas a fazer algo mal, pensa duas vezes antes de achares que tu é que tas a fazer bem...

Quanto á cobra ir para o faunario, que idade tem ela? Que tamanho é o terrario onde ela tava e o tamanho do faunario?
ela estava num terrario de 80 já montado pk não gostava de a ver no faunario ela tem 4 meses mais ao menos e pouco maior k uma caneta e o faunario tem 30cm+- mas espero resolver rapido esta situação para a devolver a casinha dela...
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

quinta jan 10, 2008 1:15 pm

TMSurfer Escreveu:Papel de cozinha é o melhor substrato para seja qual for o reptil, a não ser que tenha necessidades especiais como... Humidades muito elevadas, escavadores, etc...
No caso das iguanas, forest bark, ou jungle bark é o ideal.
é o k utilizo nao minhas...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta jan 10, 2008 4:36 pm

furanita Escreveu: ela estava num terrario de 80 já montado pk não gostava de a ver no faunario ela tem 4 meses mais ao menos e pouco maior k uma caneta e o faunario tem 30cm+- mas espero resolver rapido esta situação para a devolver a casinha dela...
Mais uma asneira que estas a cometer...

Já aqui foi dito centenas de milhar de vezes que cobras recem nascidas devem ser mantidas em faunarios ou terrarios de pequenas dimensoes (40/50cm) durante cerca de um ano, dependendo do ritmo de crescimento...
Mas não, tu continuas a pensar que o que tu pensas é que é o melhor para o animal...
Muda-a para o faunario que la é que ela deve tar...
Ou se quiseres, continua no terrario grande... Depois nao venhas é dizer que o café tem formigas e que a cobra nao come e pepepepe...

Uma guttatus do tamanho de uma caneta num terrario de 80cm... Vai lá vai...
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta jan 10, 2008 4:55 pm

TMSurfer Escreveu:Apesar das tintas serem tóxicas, não vão criar problemas em demasia, há quem diga que sim, outros que digam que não. Também não vais usar o Jornal tipo Global, Metro... tipo... jornais que o mais provável é usarem tintas bastante tóxicas.

Em tempo os jornais causavam muitas alergias ás pessoas, mesmo só de tocar, folhear etc... e realmente é verdade, tem toxinas, mas nunca a grande nível, e descansa... as meninas iguanas não têm a mania de tentar comer o jornal, não o vais é cortar aos pedaços né ? metes a folha por inteiro, e os objectos por cima das folhas. Nunca tive problemas seja com qual for o reptil, desde DB's, Cobras, e mesmo artropodes que os niveis de humidades sao elevados e temperaturas, podendo causar a libertação de toxinas com o evaporar da água que está absorvida pelo jornal. Nunca, mas nunca tive problemas.
Se nunca tiveste problemas, tanto melhor.

Pessoalmente, admito que não sou adepto do papel de jornal como forro das instalações onde vivem animais.

Como sabes, criei aves durante quase 20 anos e é, infelizmente, uma prática corrente, utilizar-se o papel de jornal, para proteger o fundo das gaiolas.

Começo alguns casos em que essa utilização deu maus resultados, até porque, especialmente os psitacideos, têm o péssimo hábito de roer o jornal.

Há uns tempos para cá, que me habituei a utilizar as sobras do papel oriundo das gráficas.

A grande maioria das gráficas que utilizam papel em rolo, deixam sobras nesse mesmo rolo, chegando muitas vezes aos 20 e 30 metros de papel.

Por norma, era isso que eu utilizava nas gaiolas, evitando correr o risco desnecessário de uma intoxicação devido à ingestão de papel impregnado com tintas.

Mas tu, bem melhor que eu, conheces os hábitos dos répteis e aquilo que poderá ser prejudicial à sua saúde, não dúvido nem ponho em causa a tua experiência.

Continuo a não olhar para o papel de jornal com bons olhos, até porque, existem muitas outras soluções viáveis e cujo o risco é bem menor.

De qualquer forma, obrigado pela tua explicação e por partilhares a tua experiência nesta matéria ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
TMSurfer
Membro Veterano

quinta jan 10, 2008 6:17 pm

PaulloSantos, não é a minha primeira opção sem dúvida, pois não sei realmente que tipo de tintas usadas nos jornais que uso, mas até agora não tive problemas, quanto a minha principal escolha é Papel de cozinha e toalhas de mesas descartáveis, são resistentes, muito boas mesmo. :D
shanebeschen
Membro Veterano

quinta jan 10, 2008 6:23 pm

As consequencias desse tipo de situaçoes n se veem ao fim de 2 ou 3 anos..os niveis de certos quimicos no organismo dao origem a problemas hormonais como infertilidade,problemas nervosos como incapacidade de locomoçao e cegueira por exemplo .Jornal nao .
TMSurfer
Membro Veterano

quinta jan 10, 2008 6:26 pm

shanebeschen, o jornal é usado há mais anos do que tu existes em artropodes e repteis...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta jan 10, 2008 6:43 pm

As iguanas principalmente as crias sao curiosa e provam ou comem tudo, por isso substratos soltos nao sao recomendaveis.
Já coloquei varias vezes esta foto tirada da net de objectos assim como pedaços de substrato (bark) tirados do aparelho digestivo de iguanas em cirurgias ou autopsias.
Imagem

e mais esta que foi no ano passado da minha iguana que é adulta e comeu uma prata de chocolate que encontrou no chão sem eu me aperceber esteve quase um mes dentro dele acabando felizmente de sair sem intervenção cirurgica...
Imagem

mas ja nos vamos habituando a prégar aos os peixes .... 8) :roll:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
shanebeschen
Membro Veterano

quinta jan 10, 2008 6:46 pm

TMSurfer Escreveu:shanebeschen, o jornal é usado há mais anos do que tu existes em artropodes e repteis...
Eu sei ..ha mts anos q se cometem erros ;)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta jan 10, 2008 6:59 pm

shanebeschen Escreveu:
TMSurfer Escreveu:shanebeschen, o jornal é usado há mais anos do que tu existes em artropodes e repteis...
Eu sei ..ha mts anos q se cometem erros ;)
Os apsectos positivos que me deram sempre em relaçáo a jornal, sao
1º é barato
2º é antibacteriano...nao sei se é verdade ou não

Eu nas tartarugas uso jornal que é mais resistente ás unhas, nalgumas cobras uso papel absorvente de cozinha e noutras aparas de faia, dependendo das idades e especies. Na iguana não uso qualquer tipo de substrato mas nao vive em terrario.

Tambem sei quem use toalhetes quadrados grandes, usados nos snack-bar´s
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”