segunda abr 28, 2003 8:52 am
Bom dia, Bitex.
Cá estou outra vez para mais um seca.
Não concordo muito com a ideia de cortar as asas. Tenho um pássaro em casa que é mansinho, deixa-se agarrar e vem ter connosco, é só um pássaro e veio desde muito pequenino. É claro que mesmo assim dá com cada picada que até faz sangue, mas é a natureza deles e muitas vezes é só para se equilibrarem. Já não é o primeiro que amanso, são pássaros muito afectuosos (Pássaros do Amor), agora com dois já não é tão fácil, ainda para mais se já tem alguma idade.
Como os costumo amansar, é polos no peito e tapa-los com um casaco ou com o roupão, claro que quando eles são pequenos, mal sabem voar, sentem o calor do meu corpo e no escuro deixam se ficar, mas passado algum tempo lá começam eles à descoberta e é só deixá-los andar a brincar para eles se abituarem a nós. Comigo tem resultado.
Com dois??..... uma vez tive uma fêmea que já estava super mansinha, que adorava dedos, se a punha em cima da mesa e começava a fazer fosquinhas com o dedo lá vinha ela a correr atrás do dedo, mas tinha outras que até baixava a cabeça para lhe fazer-mos festas na cabeça. Como tinha pena de a levar para as gaiolas de criação trouxe o macho para casa. A partir dai ela ia ficando cada vez mais rebelde e andava sempre atrás do macho já não vinha ter connosco.
Mas agora não penses que cada vez que agarrava qual um destes pássaros que tive em casa eles não picavam, mesmo até quando eles andam a brincar na mão, eles gostam muito de dar “beijinhos”.
Mas já agora, corta só de um lado porque assim vais desequilibrar o vou se cortares dos dois lados eles voam na mesma mas com mais dificuldade.
E já agora cuidado com as janelas, eu tenho-os numa gaiola, não vá o diabo tecelãs.
Vai dando noticias dos progressos.