Os Criadores e os donos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

segunda jan 14, 2008 1:56 am

Há bons criadores e maus criadores, há bons donos donos e maus donos. Há quem pareça ser bom criador quando na realidade é mau criador, há quem pareça um potencial mau dono quando na realidade é um bom dono.

Neste forum podemos encontrar estes exemplos todos, e como há muita gente que por simplesmente não saber ou pura teimosia, insistem em generalizar os criadores como sendo todos trafulhas. Também cá temos os donos que por comodidade compram na 1ª oportunidade que aparece, ou ao melhor preço sem se informarem minimamente pela raça a não ser acharem que é muito fofinho porque viram fotos.

O porquê deste tópico? Simplesmente este tópico mais antigo:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=12999

Isto é o que acontece quando um ignorante futuro dono, se mostra interessado e se empenha em conhecer a raça que está a adquirir, aliado a um Criador (e Francisco, apesar de já não criares mereces o C maiúsculo :wink: ) disponivel para ajudar o futuro dono nas suas dúvidas e os acompanhar (dono e cachorro).

Que aquele tópico e a atitude daquele casal seja um modelo a seguir para todos os que não percebem o porquê de tanto se insistir vezes sem conta, com cuidados quando se escolhe a raça, cuidados quando se escolhe o criador, façam o vosso "trabalho de casa". Vai ser uma satisfação acrescida para vocês, para o Criador por sentir que o cão está bem entregue, para o próprio cão por ter uns donos informados...
Talvez assim percebam a alegada arrogância e irritabilidade dos mais experientes que andam no forum há mais tempo, respondendo repetidamente às mesmas perguntas, prontamente ignorados por não dizerem o que essa "gente comodista que quer a papinha toda feita" desejaria ouvir, mesmo que se diga a maior asneira :wink:

Agora só vos peço que façam os comentários neste tópico e não no do link, para o caso de descambar não se estragar o outro tópico :wink:

(edit: corrigir erros )
Última edição por I_Pereira em quarta jan 16, 2008 8:51 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
segunda jan 14, 2008 2:10 am

Adorei re-ler aquele tópico! :)
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

segunda jan 14, 2008 2:20 am

Estou a ver que em tempos, as coisas eram bem diferentes, aqui no forúm!
Também adorei o tópico e fiquei com a ideia que o membro Fang era realmente um excelente criador, que se preocupava com os seus meninos!
Não era bom certa gente aprender com ele?
soniavalerio
Membro Júnior
Registado: segunda set 03, 2007 12:55 pm

segunda jan 14, 2008 8:49 am

No fundo, no fundo, o que se trata aqui é algo que nem toda a gente percebe, ou faz que não quer perceber: o amor incondicional pelos animais!
:wink:
Lucybell
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 2:24 pm

segunda jan 14, 2008 9:53 am

Eu antes de adquirir a Sasha andei dois ou três meses a ler tudo o que pude, falei com outras pessoas que tinham cães da mesma raça, isto tudo porque sempre tive animais mas sem ser de raça e que andaram livres pelo exterior da casa e visto esta raça ser mais sensível em cachorrinhos (labrador) não quis cometer nenhum erro. Hoje em dia compenso tudo o que posso pela minha ausência enqusnto trabalho, logo que chego a casa brinco com ela, dou carinho, alimento e trato dela e de manhã levanto-me mais cedo para estar com ela; quando tenhod e sair estou sempre mortinha por regressar a casa :) sinto imensas saudades e aos fins de semanas tem-me por inteiro :D
<p>Lucy Bell & Sasha </p>
Lucybell
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 2:24 pm

segunda jan 14, 2008 9:53 am

Eu antes de adquirir a Sasha andei dois ou três meses a ler tudo o que pude, falei com outras pessoas que tinham cães da mesma raça, isto tudo porque sempre tive animais mas sem ser de raça e que andaram livres pelo exterior da casa e visto esta raça ser mais sensível em cachorrinhos (labrador) não quis cometer nenhum erro. Hoje em dia compenso tudo o que posso pela minha ausência enqusnto trabalho, logo que chego a casa brinco com ela, dou carinho, alimento e trato dela e de manhã levanto-me mais cedo para estar com ela; quando tenhod e sair estou sempre mortinha por regressar a casa :) sinto imensas saudades e aos fins de semanas tem-me por inteiro :D
<p>Lucy Bell & Sasha </p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda jan 14, 2008 9:58 am

Ainda não tinha tido o prazer de ler aquele tópico. Obrigado Ivo, obrigado Francisco :wink:
pardal81
Membro
Registado: quarta dez 28, 2005 6:28 pm
Contacto:

segunda jan 14, 2008 2:17 pm

boas!! numa das minhas buscas por aqui ja tinha lido este topico, e realmente
é um testemunho de um Criador com C!!

Abraços
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

terça jan 15, 2008 7:57 pm

pardal81 Escreveu:boas!! numa das minhas buscas por aqui ja tinha lido este topico, e realmente
é um testemunho de um Criador com C!!

Abraços
Nem mais... e também de um dono com D :)
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jan 16, 2008 2:55 am

Clap Clap Clap!

Adorei reler isto... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quarta jan 16, 2008 6:57 pm

No meu caso não reli o tópico, li-o pela primeira vez e posso dizer que adorei... :D

Adorei a história, mas particularmente o "ensinamento" que ela nos dá: "Quem vê caras não vê corações" :wink:

Quando tudo se mostrava negativo e em desfavor do casal, este mostrou um amor, interesse e humildade que o dinheiro não consegue comprar...

Foi uma "chapada sem mão", como se costuma dizer :roll: já que nos surpreendem as pessoas que menos esperamos :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

quarta jan 16, 2008 7:16 pm

Gostei de reler está 5 ***

Faz-me lembrar que a Arca já foi mais que um simples "Manual de mimos" mas sim um local de grande aprendizagem e formção para todos os que gostam de animais.

PS: Não tenho nada contra os mimos, mas penso que há coisas tb muito importantes a saber sobre os nossoas amiguinhos.
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 16, 2008 8:08 pm

Para vergonha minha :oops: , nunca o tinha lido antes mas, penso que estou desculpada já que normalmente ando sempre mais pelo forum dos gatos.

Adorei e incrivelmente até me arrepiei porque quem cria por amor e entrega com o mesmo amor, acaba por se emocionar, como foi o meu caso com o tópico em epígrafe já que tenho uma estória com um dos cachorros que vendi, idêntica.
Eram também um casal jovem, dois filhos de 3 e 7 Anos, casa para pagar, 2 carros a pagar a prestações mais todos os custos de manutenção inerentes, mais seguro, etc... e ainda duas crianças pequenas. Claro que me pus de pé atrás quanto à entrega/venda dum cachorro cuja raça precisava cuidados especiais, uma alimentação adequada à raça e tamanho, além duma mão forte de alguém experiente com cães de grande porte... e, essencialmente muito espaço para o animal exercitar o que, não iria ter uma vez que o casal em questão viviam no T2.

Depois de muito falarmos, com um questionário, pela minha parte, que nunca mais tinha fim, acabei por dizer-lhes que não lhes vendia o cachorro, alegando a falta de espaço por viverem num andar.
Logo percebi que o jovem; chefe de família, se mostrou embaraçado e com algum rubor das faces. O miúdo que já tinha nos braços um dos cachorros, percebeu a minha resposta e começou a chorar. A esposa com um semblante de tristeza e o jovem pai e esposo, com uma lágrima ao canto do olho e logo com promessas do melhor exercício possível em todas as horas vagas que tivesse já que quanto à alimentação e cuidados Veterinários, nem que prescindisse de algumas despesas fúteis e extras do dia a dia deles mas que o cão teria dos melhores cuidados possíveis pelos esforços dele!
Lá deixei ir o cachorro com a promessa de o poder visitar sempre que me aprouvesse e quando lá não pudesse ir, que mo trariam para eu o ver ou caso contrário não passaria o LOP para nome deles.
Ficou então acordado passar-lhes o registo de transferência de Propriedade só 6 meses depois de eu verificar e ter certezas de que o cachorro estava bem tratado.
Deu-se o facto de na semana seguinte eu não poder ir visitá-los conforme combinado e, eis que o meu marido que estava em casa recebeu a visita de toda a família, incluindo o canito. Na verdade, o cão estava 5 estrelas, o registo de vacinas em dia e o dono, vestido á "Rambo" :lol: , com uma farda de camuflado porque tinha vindo de exercitar o cachorro, pela Serra de Sintra.
A partir daí as visitas foram com uma frequência de cada 2 semanas para mais tarde passarem a, de Mês a Mês.
Venho depis a saber que o inscreveu em aulas de adestramento e ele próprio acabou por se interessar pelo curso de treino em obediência e trabalho e tirou-o também, passando depois a fazer "umas flores" com cães de alguns amigos.
Vim a descobrir que, como a esposa passou a trabalhar perto dele, venderam um dos carros para fazer face às despesas já que eram mais avultadas pelo novo elemento da família.

Uns 4 Anos mais tarde, aquando duma chamada telefónica para falarmos sobre o cão, descubro que o "Jovem" sofrera uma hemorragia cerebral e estava em coma profundo há algumas semanas.
Assim que despertou, depois de operado"por milagre" quase 3 Meses depois, a primeira pergunta que fez foi sobre o seu Dobermann.

O cão havia sofrido bastante a ausência do dono, estava magríssimo e sem a alegria que tinha antes...
Com a ida do dono para casa, depois de alguma recuperação em Alcoitão, o cão já parecia outro mas, como não há uma sem duas nem duas sem 3, o jovem entrou em depressão por se ver "inválido", sem poder trabalhar, em casa 24 horas por dia com um cão ao qual lhe prometera do melhor e que afinal nem vontade tinha de sair da cama, pela dificuldade, física e neurológica, que sentia em manter-se de pé.

Pois foi este amor de cão X dono e vice versa que fez a TOTAL recuperação deste jovem/homem, feita por um cão que eu não queria entregar... :wink: O cão exigia ser levado por ele à rua e não pela dona, o que o fez obrigar-se a caminhar pelo seu pé e a ganhar a musculatura que havia perdido.

Isto para dizer que, o Fang tem toda a razão. O amor e dedicação superam tudo...!
Obrigada, Ipereira, pelo tópico e por me fazer “viajar uns bons Anos atrás, no tempo”

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quarta jan 16, 2008 8:29 pm

Se a anterior história me tinha comovido, esta ainda mais, pela força de vida que este animal "obrigou" o seu dono a ter...

Não há dinheiro nenhum que compre este tipo de sentimentos.
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Ashtara
Membro
Registado: sábado nov 05, 2005 5:17 pm

sexta jan 18, 2008 9:58 pm

Gostei muito! Gostei muito do criador! Gostei muito da timidez, inexperiencia e dedicação dos donos! Gostei muito da Malamute! E sobretudo, gostei muito do facto inquestionável de podermos tudo comprar à excepção dos afectos! :D
Responder

Voltar para “Cães”