VEGETARIANISMO!!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

sexta jan 11, 2008 9:08 pm

ai ai... pessoal pessoal

primeiro vieram os mitos, depois as discussoes e agora a confusao :roll:

eu sou vegetariana há quase 2 anos... de facto nao é muito mas foi quando a minha autonomia e voz se sobrepos à dos meus pais... :lol:

acho que cada um opta pelo que achar melhor! é tão simples quanto isto: tudo tem vantagens e desvantagens!!

uma pessoa que come muita carne sem vegetal algum... ah e tal morreu com problemas de coração... se fosse vegetariano isso nao acontecia!
uma pessoa que so come soja e derivados e muita erva (como me costumam dizer)... ah e tal foi internada no hospital com uma anemia!

oh por favor!

1º- vejam bem quais os motivos que vos levam a mudar para o vegetarianismo ok? :wink: do tipo, muitas pessoas que vejo a ir a cenas com saladas pensam que o vegetarianismo é assim: muiita massa, pazadas de queijo e batidos

depois engordam que nem umas tontas, dizem a todo o mundo que sao vegetarianas e por fim tem insuficiencias nutricionais!!! além de ridiculo, era passivel de se evitar

2º-consultem um dietista ou nutricionista... esqueçam os medicos de familia por favor... e eles/elas dão as equivalencias, alimentos passiveis de se substituir, qual a melhor forma de adquirirem novos hábitos e até receitas se for preciso... :)

3º-respeitem o vegetarianismo. eu nem costumo dizer que sou... acho uma idiotice quando esperneiam a dizer EU SOU VEGETARIANA E COMO SOJA E BEBO LEITE DE SOJA

agora pessoalmente: faço analises de 6 em 6 meses e tenho todas as informaçoes de que necessito... aconselho fazes graduais tipo deixar carne->peixe->ovos/leite e derivados

existem varias vertentes:
ovo-lacto-vegetarianismo
ovo-vegetarianismo
lacto-vegetarianismo
vegan

outros:
macrobiotica
zen

eu sou ovo-lacto pois nao prejdico nenhum animal pois sei de onde as coisas vêm (produtos caseiros e da terriola xD)

deidi ser por tudo o que vi, pesquisei (e nao foi no google...) e pelo trabalho de ética que fiz

alguma coisa, para quem queira começar ou perguntar algo, estjam na boa para perguntar... :wink:

espero nao ter sido passivo-agressiva ou simplesmente idiota...
mitos existem muitos... por isso nao se fiem 8)
xau*
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

sábado jan 12, 2008 11:21 pm

Vai dar uma reportagem na SIC sobre o vegetarianismo :wink: :!:
<strong>A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter, e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem.</strong>
<strong>Arthur Schopenhauer</strong>
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo jan 13, 2008 1:03 am

isnf Escreveu:Vai dar uma reportagem na SIC sobre o vegetarianismo :wink: :!:
Quando?
inescarmo
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)

domingo jan 13, 2008 4:06 pm

kim_haha Escreveu:
tenho 12 anos e sinceramente não sei porque é que temos de ser vegetarianos, o organismo precisa de TUDO. gosto muito de vegetais mas não deixo de comer carne ou peixe, eu sei que custa pensar que aquilo já foi um animal, mas nós precisamos de comer, daqui a pouco acha que comer vegetais é cruel porque são seres vivos... tudo o que nasce morre por isso o bichinho ia morrer algum dia, mas vale aproveitar enquanto é saudável...
Primeiro não temos de ser vegetarianos, só somos se quisermos. E não, o organismo não precisa de TUDO. Os vegetais, acima de tudo não têm sistema nervoso central, não sentem dor nem nada...
tudo o que nasce morre por isso o bichinho ia morrer algum dia, mas vale aproveitar enquanto é saudável..
:roll: :roll:
Alguem dise que tinhamos de ser vegetarianos? Eu disse que não sabia porque é que tinhamos de ser vegetarianos só porque gostamos do bicho no colo. E claro que não precisa de TUDO, TUDO, mas precisamos de nutrientes e, que eu saiba os alimentos fornecem nutrientes, incluindo a carne. Por isso, POR FAVOR, não leve tudo à letra. :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 13, 2008 10:21 pm

Boas.

Eu vi a reportagem. O que se passou foi o seguinte de forma simplificada: uma pessoa fez a experiência de se tornar vegetariano total durante dois meses. Antes de iniciar essa dieta consultou-se com um médico e fez várias análises. Passados dois meses de estar somente a consumir vegetais, legumes e tofu repetiu os exames. Ambos (o "paciente" e a médica) ficaram surpreendidos ao verificar que os valores de ferro, zinco, ferritina e vitamina B12 baixaram significativamente. O único efeito positivo foi uma redução do colesterol. O "paciente" terminou o teste / reportagem por aí e lá abalou todo contente para ir comer um bom bife.

Fora de brincadeiras, o que eu conclui daquilo que vi na reportagem e do que já tinha conhecimento é que a alimentação vegetariana é insuficiente para suprir as necessidades do nosso organismo e que a médio / longo prazo acarreta consequências nefastas para o organismo da pessoa tais como anemia, cansaço, apatia, etc e que uma pessoa a ser vegetariana tem que compensar a alimentação com suplementos de vitaminas, ferro e zinco.

Cumprimentos a todos.
Durga
Membro Júnior
Registado: quarta ago 08, 2007 9:45 am

segunda jan 14, 2008 12:41 am

Claro...eu nunca substituiria a carne nem o peixe. Os vegetais não têm todas as proteinas, vitaminas e afins necessários. Já ouvi muitos médicos a falarem e todos concordam.
Cada um tem a sua opinião e respeito imenso isso.
Mas deixar de comer carne porque se tem pena das animais? Desde que haja controle no abatimento dos animais...nós também temos que comer, não sejemos radicais! Quando os leoes e os tigres deixarem de comer porue têm pena dos veados e das zebras, talvez mude a minha opinião.
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

segunda jan 14, 2008 12:57 am

A única alimentação saudável, está mais que comprovada por médicos e ciêntistas de todo o mundo numa tabela que se chama: Roda dos alimentos.
Toda a alimentação que não tiver os componentes nas quantidades/percentagens que a roda recomenda está errada e não é saudável.

Cumprimentos 8)
<p>1.1.0 Melopsittacus undulatus
1.1.0 Estrilda astrild
1.3.0 Cavia porcellus
1.2.0&nbsp; Mesocritetus auratus
0.0.1 Pantherophis guttattus guttattus
0.0.1 Lampropeltis getulus californiae
0.1.0 Phodopus Sungorus
0.1.0 Passer domesticus</p>
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

segunda jan 14, 2008 2:47 am

Com isto tudo fiquei com uma vontade de comer um belo de um bife na pedra... :evil:
E eu que dizia que ainda não tinha tido desejos na gravidez! E agora?
Também há quem diga que o meu Simba dava um belo leitão,mas eu prometo que não como o meu amorzito! :lol:
Vá, estou a brincar, não se chateiem!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda jan 14, 2008 8:35 am

São ideias e por isso mesmo temos de respeitar.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

segunda jan 14, 2008 4:43 pm

Durga Escreveu:Claro...eu nunca substituiria a carne nem o peixe. Os vegetais não têm todas as proteinas, vitaminas e afins necessários. Já ouvi muitos médicos a falarem e todos concordam.
Mas deixar de comer carne porque se tem pena das animais? Desde que haja controle no abatimento dos animais...nós também temos que comer, não sejemos radicais! Quando os leoes e os tigres deixarem de comer porue têm pena dos veados e das zebras, talvez mude a minha opinião.
sem querer ofender, por acaso sabes o que dizes? os vegetais não têm todas as proteinas??? :lol:

se quiserem enfrasquem-se em suplementos... mas eu continuo a dizer... NAO É PRECISO!

além disso, para que fique claro, nem todos os medios têm conhecimentos suficientes para inferir o que quer que seja sobre o vegetarianismo... que eu saiba falei em DIETISTAS E NUTRICIONISTAS... nao tenho culpa que alguns medicos nao saibam o suficiente... :roll: É UM MITO QUE É INSUFICINETE!

tambem ainda sao daquelas pessoas que acha que o ferro só existe na carne? que o omega3 só existe no peixe? que os vegetarianos so comem vegetais?

o que aconteceu ao organismo da jornalista foi uma DIMINUIÇÃO e não um abaixamento nos valores de referencia que pusesse em risco a sua saude! por favor! que é mais grave? ter os niveis de ferro baixos ou não ter qualquer problema a nivel de colestrolemia?

nao digo que nao se possa ser saudavel das duas maneiras! pelo contrario! o que quero dizer é que é errado associar doenças como anemia ao vegetarianismo! por favor! :?

falaram na roda dos alimentos? sabem ao menos o que está na base? nao me parece que estejam a quantificá-la da forma mais correcta... ah! e nao é RODA mas sim PIRAMIDE...

façam o que quiserem, obvio, mas nao acreditem em tudo o que vêem e ouvem... por favor adquiram espirito critico e procurem informar-se...

aqui fica um refresh... :wink:
Imagem
Durga
Membro Júnior

segunda jan 14, 2008 5:24 pm

Nao ofendes nada..cada um tem a sua opinião. Até acho corajoso quem só come vegetais porque substituir o sabor da picanha, das febras...hum...não era para mim :P
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda jan 14, 2008 5:27 pm

Durga Escreveu:Nao ofendes nada..cada um tem a sua opinião. Até acho corajoso quem só come vegetais porque substituir o sabor da picanha, das febras...hum...não era para mim :P
Era para si se voce visse + alem do bife e da febra, a mim da-me vomitos. :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jan 14, 2008 7:58 pm

Juli-miau Escreveu:
Durga Escreveu:Claro...eu nunca substituiria a carne nem o peixe. Os vegetais não têm todas as proteinas, vitaminas e afins necessários. Já ouvi muitos médicos a falarem e todos concordam.
sem querer ofender, por acaso sabes o que dizes? os vegetais não têm todas as proteinas??? :lol:

se quiserem enfrasquem-se em suplementos... mas eu continuo a dizer... NAO É PRECISO!

além disso, para que fique claro, nem todos os medios têm conhecimentos suficientes para inferir o que quer que seja sobre o vegetarianismo... que eu saiba falei em DIETISTAS E NUTRICIONISTAS... nao tenho culpa que alguns medicos nao saibam o suficiente... :roll: É UM MITO QUE É INSUFICINETE!

tambem ainda sao daquelas pessoas que acha que o ferro só existe na carne? que o omega3 só existe no peixe? que os vegetarianos so comem vegetais?

o que aconteceu ao organismo da jornalista foi uma DIMINUIÇÃO e não um abaixamento nos valores de referencia que pusesse em risco a sua saude! por favor! que é mais grave? ter os niveis de ferro baixos ou não ter qualquer problema a nivel de colestrolemia?

nao digo que nao se possa ser saudavel das duas maneiras! pelo contrario! o que quero dizer é que é errado associar doenças como anemia ao vegetarianismo! por favor! :?

falaram na roda dos alimentos? sabem ao menos o que está na base? nao me parece que estejam a quantificá-la da forma mais correcta... ah! e nao é RODA mas sim PIRAMIDE...

façam o que quiserem, obvio, mas nao acreditem em tudo o que vêem e ouvem... por favor adquiram espirito critico e procurem informar-se...

aqui fica um refresh... :wink:
Imagem

Tambem é roda dos alimentos, e foi actualizada á bem pouco tempo

A antiga
Imagem

E a actual...
Imagem

A sua certeza e razão é tanto no que diz sobre o vegetarianismo, como na correcção que faz ao dizer com tanto afinco, não é roda é piramide. e está farto de ser referido que estes desvios alimentares, só começam a mostrar problemas a ongo prazo, o que eu acho que os seus dois anos ainda naõ lhe dão autoridade para falar com tantas certezas ;)...por enquanto ainda só se pode estar a sentir bem consigo propria e com a sua casmurrice de ir conta a sua naturesa e evoluçaõ...que eu admiro com muito apreço
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 14, 2008 8:21 pm

Na minha modesta opinião, o facto de uma pessoa se tornar vegetariana é uma atitude radical em mais de que um sentido. Nota-se até na veemência com que defendem o seu ponto de vista.

A reportagem que passou na tv incidiu sobre um caso isolado, uma única pessoa, num período curto de tempo. Ouvi coisas nessa reportagem que já tinha lido em estudos mais sérios e com um universo maior de pessoas, que creio serem verdade tais como o facto da absorção do ferro existente nos vegetais ser muito difícil, logo o facto de determinado legume ou vegetal ser rico em ferro não significar que o nosso organismo o absorva eficientemente e, principalmente, uma alimentação estritamente vegetariana a médio / longo prazo vai provocar carências no organismo que produzirão queixas vagas mas insidiosas que influem na qualidade de vida da pessoa, se por um lado terá umas artérias belíssimas, por outro lado poderá tornar-se numa pessoa apática, cansada e com pouca vitalidade.

Como não sou nutricionista não posso argumentar com a Juli-Miau numa base de factos incontestáveis, portanto só posso dar a minha opinião: uma dieta vegetariana deve ser muito bem acompanhada e orientada por um nutricionista e sempre complementada com suplementos.

Cumprimentos a todos.
Durga
Membro Júnior

segunda jan 14, 2008 9:08 pm

ActionGirl pois comigo passasse excatamente o contrário, tudo o que é verde a mim dá.me vomitos! Gostos nao se discutem.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”