Ajuda sobre periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Caisi
Membro Veterano
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am

sábado jan 12, 2008 5:22 pm

Boa tarde,

Tenho uma pessoa na família que tem um casal de periquitos, acontece que eles acasalaram e tiveram 4 ovos que já nasceram, faz 2 ou 3 dias no máximo. Estão agora com +/- 2cm e completamente sem penas. Queria que ajudassem a saber se é preciso algum cuidado a ter, quer com alimentação ou outros.
Como eu quero também ficar com uma cria gostava de saber com quanto tempo é que posso retirá-la à mãe.
Eu sei que o que peço é quase um manual, mas se me puderem ajudar agradecia imenso...entretanto vou procurar também algumas coisas na net.
Agradeço desde já a vossa disponibilidade.
oOoANAoOo
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

sábado jan 12, 2008 7:14 pm

olá!
parabens pelos bébés!! =)
eles vão ficar no ninho mais ou menos um mês, e os pais vão-se encarregar de lhes dar de comer e os manter quentes. Deves ter sempre a comida normal à disposição, podes também comprar papa de criação (os meus nunca lhe tocaram), e ter sempre água, também lhes podes dar ovo cozido.
Se pensas criar o piriquito à mão é muito dificil, pois é necessário muita dedicação e tempo e também não sei explicar bem, mas se procurares aqui no fórum das aves existem tópicos sobre isso.
Caso contrário, não terás de os retirar do ninho porque eles vão sair sozinhos, quando tiverem cerca de um mês, depois deves deixá-lo mais uma semana com os pais que é para eles aprenderem também a comer com os pais, quando vires que comem sozinhos já os podes separar =)
Espero ter ajudado, deve faltar informação mas espero que o que tenha dito não seja errado.
Boa sorte com os bébés =)
Beijinhus,
Ana Ferreira
Caisi
Membro Veterano

segunda jan 14, 2008 10:12 am

Bom dia,

Muito obrigada pela ajuda Ana.
oOoANAoOo
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

segunda jan 14, 2008 10:30 am

No que eu puder e souber ajudar, tou sempre disposta a isso =)
Beijinhus
Caisi
Membro Veterano

quarta jan 16, 2008 10:43 am

Bom dia,

Só mais uma perguntinha :P ... quando é que se vai poder observar a penugem definitiva, ou seja, com mês e meio (que será a altura que vão para os novos doninhos) já dá para ver de que cor são , não é?
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quarta jan 16, 2008 9:03 pm

Caisi Escreveu:Bom dia,

Só mais uma perguntinha :P ... quando é que se vai poder observar a penugem definitiva, ou seja, com mês e meio (que será a altura que vão para os novos doninhos) já dá para ver de que cor são , não é?

Já da para ver que cor são, mas a plumagem de adulto só aparece por volta dos quatro, cinco meses.
Caisi
Membro Veterano

quinta jan 17, 2008 12:13 pm

Bom dia a todos,

Muito obrigada pelas respostas, já estive a pesquisar e li bastante sobre o assunto, de modo que já poderei arquivar este tópico.
Como não sei como fazê-lo, pedia à moderação o favor de fechá-lo o que desde já agradeço.
Responder

Voltar para “Aves”