Animais vs Moda

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda jan 14, 2008 7:37 pm

TitvsLivivs Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu: Mas o ponto de vista que tenho tentado mostrar é: se matár-mos um animal com o único intuito de se lhe retirar algo cujo propósito seja o de alimentar os nossos desejos e vaidades ( pêlo, almíscar, etc..) acho que não devia ser permitido, pelo simples facto de não ser algo de que necessitemos.
Mas sob o ponto de vista de, por exemplo, alguns vegetarianos, matar um animal para lhe retirar a carne, também é algo que não necessitamos.
Desculpe, mas não entendi a sua afirmação, se puder explicar melhor agradeço.
Significa muito simplesmente que existem diversos pontos de vista sobre a mesma situação, sendo que aquilo que apelidamos de desejos ou vaidades, dependerá muito das convicções de cada um.

O TitvsLivivs diz que, do seu ponto de vista, não justifica matar um animal, só para satisfazer os nossos desejos e vaidades... penso eu que se esteja a referir, às peles.

No entanto, para outras pessoas, matar um animal para lhe retirar a carne para alimentação, é também um modo de satisfazer esses desejos, que para um determinado grupo de pessoas, é desnecessário.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jan 14, 2008 7:37 pm

PaulloSantos Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu: Mas o ponto de vista que tenho tentado mostrar é: se matár-mos um animal com o único intuito de se lhe retirar algo cujo propósito seja o de alimentar os nossos desejos e vaidades ( pêlo, almíscar, etc..) acho que não devia ser permitido, pelo simples facto de não ser algo de que necessitemos.
Mas sob o ponto de vista de, por exemplo, alguns vegetarianos, matar um animal para lhe retirar a carne, também é algo que não necessitamos.

Já percebi o quis dizer, não estava era a entrar no contexto.

Então, para um vegetariano, isso será supérfluo na opinião dele; se eu fosse vegetariano também acharia matar um animal pela carne, supérfluo, mas como eu acho que uma alimentação equilibrada tem de incluir carne e peixe, logo isso é algo de que necessito, e por essa razão , na minha opinião, matar um animal pela carne não é supérfuo.

Agora você dirá (não tenho a intenção de colocar palavras na sua boca, estou só a colmatar possíveis falhas da minha argumentação partindo do príncipio que você e mais pessoas terão esta ideia): nesse caso, as dondocas não acharão supérfluo vestir peles, porque isso faz parte de complexos "rituais" socias , que para elas são indispensáveis.

E eu direi: É claro que elas pensam isso. Mas eu como não visto peles não penso isso; um vegetariano como não come carne, também irá criticar a minha atitude de carnívoro, como eu estou a criticar as dondocas.
É aqui que voltamos a um aspecto fundamental desta discussão e de todas as discussões: Eu acho-me melhor que as dondocas e um vegetariano acha-se melhor do que eu; isto só mostra que as nossas opiniões são tão nossas, que é impossível que sejam aplicadas universalmente, logo todas têm o mesmo valor.
Resumindo: São opiniões, e valem o que valem.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda jan 14, 2008 7:47 pm

TitvsLivivs Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:

Já percebi o quis dizer, não estava era a entrar no contexto.

Então, para um vegetariano, isso será supérfluo na opinião dele; se eu fosse vegetariano também acharia matar um animal pela carne, supérfluo, mas como eu acho que uma alimentação equilibrada tem de incluir carne e peixe, logo isso é algo de que necessito, e por essa razão , na minha opinião, matar um animal pela carne não é supérfuo.

Agora você dirá (não tenho a intenção de colocar palavras na sua boca, estou só a colmatar possíveis falhas da minha argumentação partindo do príncipio que você e mais pessoas terão esta ideia): nesse caso, as dondocas não acharão supérfluo vestir peles, porque isso faz parte de complexos "rituais" socias , que para elas são indispensáveis.

E eu direi: É claro que elas pensam isso. Mas eu como não visto peles não penso isso; um vegetariano como não come carne, também irá criticar a minha atitude de carnívoro, como eu estou a criticar as dondocas.
É aqui que voltamos a um aspecto fundamental desta discussão e de todas as discussões: Eu acho-me melhor que as dondocas e um vegetariano acha-se melhor do que eu; isto só mostra que as nossas opiniões são tão nossas, que é impossível que sejam aplicadas universalmente, logo todas têm o mesmo valor.
Resumindo: São opiniões, e valem o que valem.
Foi um pensamento interessante, admito e talvez até bem real.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jan 14, 2008 8:07 pm

Só apresentando as nossas reflexões de forma coerente e bem-educada é que podemos criar discussões interessantes. Isto deveria ser válido aqui na Arca e em vários momentos da nossa vida.
Por falar nisso, no fórum dos cães estão a "vir ao de cima" tópicos antigos com conteúdos interessantes, e se procurarem mais para trás, encontrarão mais alguns do género destes.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”