Esquilo agressivo - URGENTE

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tikinho
Registado: sexta jun 01, 2007 10:29 pm

sexta jan 11, 2008 9:55 am

Olá a todos!

Já tenho esquilos a alguns anos, mas nada me tinha acontecido do género...

Tenho um casal o Tiko e a Sheila. A Sheila tem poucos meses conosco, e refugia-se na toca, o Tiko tem 2 anos conosco, sempre foi muito activo, mas muito meigo, come a mão, gosta de brincar conosco...

Ontem não sei o que se passou com ele, o meu marido foi mordido por ele, e agora mal tocamos na gaiola, atira-se ás grades para nos morder.

Não sei o que fazer, porque agora até tenho medo de lhe colocar comer dentro da gaiola, e ele me atacar. :´(
Andr16Reis
Membro Júnior
Registado: quarta out 24, 2007 1:08 pm

sexta jan 11, 2008 11:31 am

Eu não percebo muito de esquilos, mas não poderá a Sheila ter tido filhotes, e o Tiko esteja só a tentar protegê-los, visto que é o pai e não quer que nada de mal lhes aconteça...

Cumprimentos
Tikinho

sexta jan 11, 2008 12:39 pm

Já pensei nisso... Já não vejo a Sheila á mais de 2 meses, não saí da toca, e nem deixa ninguém tocar na toca, morde!
Mas não sei, pelo que li, a fêmea tem 35 dias de gestação, ela já está lá a mais do que isso!
O Tiko dorme fora da toca... penso que andaram a pancada. E o comer do comedor desaparece todo, e aparece na entrada da toca deles!
Andr16Reis
Membro Júnior

sexta jan 11, 2008 2:24 pm

Ela se calhar pariu na toca e não sai de lá para os proteger, e a comida à entrada da toca deve ser de reserva para ela não ter que sair mesmo de lá, quanto a ela ter andado à bulha com o Tico, ou foi porque pensava que ele podia fazer mal às crias, ou então ele se calhar tentou acasalar com ela outra vez e ela como pariu à pouco tempo não o aceitou...
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

sexta jan 11, 2008 2:44 pm

nao precisas de por a comida em frente a toca penso que os esquilos ajudam-se mutuamente a criar os filhos e macho em pricipio deve levar comida ate ela...
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
Andr16Reis
Membro Júnior

sexta jan 11, 2008 4:32 pm

colubridae não interpretas-te bem o que a Tikinho escreveu, ela escreveu que o comer desaparecia do comedouro e que aparecia à entrada do buraco(ninho), ela não disse que era ela que o punha lá, até porque ela disse que a esquilo mordia se tentassem lá mexer...

Cumprimentos
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

sexta jan 11, 2008 7:45 pm

Não tenho esquilos, mas isso tudo cheira-me a crias :wink:
<p>1.1.0 Melopsittacus undulatus
1.1.0 Estrilda astrild
1.3.0 Cavia porcellus
1.2.0&nbsp; Mesocritetus auratus
0.0.1 Pantherophis guttattus guttattus
0.0.1 Lampropeltis getulus californiae
0.1.0 Phodopus Sungorus
0.1.0 Passer domesticus</p>
Tikinho

segunda jan 14, 2008 8:29 pm

Olá a todos...

Não tenho conseguido passar por aqui para vos dar noticias...

Pois parece mesmo que não há bebés para ninguém, a Sheila está a quase 2 meses dentro do ninho porque tem medo dele.

Como estamos todo o dia fora nunca nos demos conta, porque só agora é que ele se tornou agressivo connosco.

A Sheila tem armazenado o comer na toca por causa da agressividade dele. Optei por dividi-los em duas gaioloas a ver se o macho acalma...
Ele agora até a atacava dentro do ninho.

O porquê da agressividade dele de um dia para o outro é que não consigo entender...
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

segunda jan 14, 2008 8:49 pm

Olá, boa noite a todos

Não conheço muito bem a raça, mas vou contar por experiência própria o que aconteceu e poderá servir de alerta...

Uma amiga da minha mãe tinha um casal de esquilos (já com cerca de 5 anos), mas certo dia a fêmea fugiu da gaiola e de noite ouviam-na a roer, mas não a encontravam em lado nenhum, a sra. que era uma pessoa com problemas nervosos, ao fim de 1 semana de stress e depois de encontrar a pequena, decidiu dar os bichos, porque já não era a 1ª vez que acontecia e ela já não conseguia ter os bichos em casa...

Passando ao importante...

O meu namorado, que adora estes animais, ficou com o casalinho :)
Ela era muito sossegada e tímida, mas não se deixava tocar, ele era mais "terrorista", mas acabava por ser mais meiguinho, já que até gostava de festinhas...

Chegada "àquela" altura ele queria, ela não, andaram à zaragata! Resultado, ele apareceu com uns salpicos de sangue e ela com a ponta do rabo cortado!!! Partido mesmo! :(

Ah, mas a sra. já me tinha avisado que eles eram meio violentos em determinadas alturas e por isso tinham de ser separados, inclusive cada um deles tinha uma das orelhas com uma dentada!!! :o

Posso estar enganada e corrijam-me se estiver, mas segundo li, a altura do acasalamento concretiza-se apenas 1 vez por ano e segundo sei a fêmea cria muita resistência ao processo e por isso eles têm de ser separados, em caso de violência...

Tal como disse, isto é baseado no que vivenciei com estes bichinhos. Se disse algo incorrecto, por favor corrijam :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
zurik
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2003 10:14 am
Contacto:

segunda jan 14, 2008 9:24 pm

Separar é a solução...
Mais uma vez digo e reforço... os esquilos toleram-se em grupo (nem sempre), mas o ideal é estarem cada um em seu espaço... pricipalmente com o chegar do inverno e com ele as hibernações, muitos deles ficam com os comportamentos alterados na maioria dos casos tornando-se mais agrecivos...

É provavel que já tenham brigado, e digo já por experiencia própria isso um dia pode mesmo ser fatal para um dos dois...
Tikinho

terça jan 15, 2008 5:15 pm

Acho sim! que foi a melhor solução...

Ele por enquanto ainda está agressivo, tenta-nos atacar quando nos vê a passar, mas tenho esperanças que se acalme.
brunomos
Membro Júnior
Registado: domingo mar 04, 2007 3:29 pm

terça fev 19, 2008 12:08 pm

Tikinho Escreveu:Olá a todos...

Não tenho conseguido passar por aqui para vos dar noticias...

Pois parece mesmo que não há bebés para ninguém, a Sheila está a quase 2 meses dentro do ninho porque tem medo dele.

Como estamos todo o dia fora nunca nos demos conta, porque só agora é que ele se tornou agressivo connosco.

A Sheila tem armazenado o comer na toca por causa da agressividade dele. Optei por dividi-los em duas gaioloas a ver se o macho acalma...
Ele agora até a atacava dentro do ninho.

O porquê da agressividade dele de um dia para o outro é que não consigo entender...
Pelo que li,acho que seu esquilo está a sofrer com stress,talvez pela convivência com a fêmea,pois os esquilos ao contrário do que pensamos não gostam de viver juntos,ou por algum fator externo,barulho muito próximo,ou proximidade de outros bichos de estimação da gaiola,se você tiver,ou excesso de cheiros que os incomode,pode tudo contribuir para a reacção dele de agressividade,o melhor mesmo é deixa-los separados,antes já deveria ter um ninho para os dois,(não sei se tinha),como a fêmea vivia reclusa lá o macho pode ter entrado em situação de stress por falta de abrigo, isso é essencial para eles,portanto mante-los separado com um ninho para cada é a melhor opção,pois os esquilos suportam-se quando estão juntos,agora é deixa-los os mais sossegados o possível pois esse stress pode até leva-los a morte.Espero que fique tudo bem com seus bichinhos :( ,boa sorte.
Responder

Voltar para “Exóticos”