Invasão de Algas vermelhas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

sexta abr 25, 2003 3:46 pm

Olá,

o meu aquário de água salgada foi invadido por umas algas vermelhas que se reproduzem muito depressa, já as tirei de lá várias vezes, mas basta ficar um bocadito para ela se desenvolver de novo, essa alga já esteve por todo o lado, tenho uma pedra que ficou toda coberta com a alga, os vidros e o fundo.

Alguém já teve este problema?

beijinhos
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

sexta abr 25, 2003 8:09 pm

Ola!
Resposta a sua pergunta: Nao, nunca tive.
Quanto tempo tem o aqua? Que lampadas tem?
As algas vermelhas podem ser originadas/alimentadas por falta de azul mas tambem por excesso de nutrientes ou problemas de low flow.
Ha caracois que fazem um optimo trabalho a limpar as algas vermelhas: Cerithium strercusmuscarum e Nerita funiculata.
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

sábado abr 26, 2003 3:26 pm

olá.
Eu tenho um aquario de agua salgada e tanbem ja tive esse problema. Algas vermelhas é mau sinal. Pode ser excesso de Nitratos.
Soluçôes:- compre um filtro anti-fosfatos, ou um produto anti-fosfatos , lesmas do mar,ou caracois turbo.
Com os caracois e as lesmas resulta. Vê o meu aquario no meu album.
ezstyle
Membro
Registado: domingo mar 30, 2003 4:46 pm
Contacto:

sábado abr 26, 2003 10:51 pm

Ola aninhas2000!
vc substitui a agua evaporada ou faz trocas parciais com agua comum?
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

domingo abr 27, 2003 2:10 pm

Olá,

ezstyle, substituimos a água evaporada com água da torneira e tb fazemos trocas parciais com água salgada.

tang, obrigado pelas dicas, vou tratar disso.

blowfish, tenho o aquário à uns 3 meses, não sei que tipo de lampadas são, já vinham com o aquário...vou tentar arranjar esses caracois! Obrigado pela ajuda!

beijinhos
BlowFish
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 27, 2003 2:31 pm

E o aquario era proprio para agua salgada? Pergunto porque as lampadas de agua salgada e as de "doce" nao sao iguais.
Se tens o aqua ha apenas 3 meses, entao e normal o aparecimento de algas vermelhas. Tenta com os caracois. Nao aconselho o uso de produtos quimicos, fazem horrores aos aquas de agua salgada.
Boa sorte! ;)
ezstyle
Membro
Contacto:

domingo abr 27, 2003 3:29 pm

Fala Galera!
a agua de torneira não e a mais indicada para substituição da agua evaporada, use agua deonisada, a agua de torneira possue mesmo em
pouca quantidade fosfatos, isso comtribui para formação de algas.
vc pode aumentar tambem o calcio do aqua pois reduz drasticamente a
quantidade de algas, deve ser feito a noite pois o ph esta mais baixo e o
calcio eleva o ph. o calcio tambem proporciana um bom crescimento de algas rosas calcareas , estas sim importantes para o aqua.
vc pode tambem aumentar a quantidade de rochas vivas , pois aumentão
em muito o potencial redox, ajudando a eliminar as algas indesejaveis
Abraços a todos.
Anti-Cristus
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 9:38 pm

domingo abr 27, 2003 5:06 pm

olá!

que bombas de circulação é que utiliza no aquário?
se introduzir água da torneira para substituir a água evaporada estará a introduzir cada vez mais minerais, metais e outros elementos que a água contem sem baixar a concentração.
use água destilada.

abraços!
anabelac
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 12:15 pm

segunda abr 28, 2003 1:37 pm

Oi Miga.......

que "fish"...alguém conhecido por estas bandas.....tb tou a montar um aquário de água salgada....vou tentar a minha sorte :D

Pena estares tão longe senão fazia-mso umas trocas heheh

Beijinhos

Anabela
tang
Membro Veterano
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

segunda abr 28, 2003 8:18 pm

Usar água da torneira no aquario de agua salgada???!!!
Que disparate a água da torneira esta carregada de metais pesados e gazes venenosos para o peixes. Eu utilizo um aparelho que se chama osmose(RO) que torna a água pura sem metais e minerais e depois adiciono o sal. Faço modanças parceais (10%) cada mês.
BlowFish
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 28, 2003 8:49 pm

tang Escreveu: Que disparate
Tang,
Aqui no forum preferimos esclarecer ou aconselhar a "bater", ok? ;)
E para alem disso, nao sabemos a qualidade da agua da torneira do local onde mora a Aninhas. No nano uso agua da torneira para trocas parciais porque a agua da cidade onde o tenho e optima (e de borla!).
Para alem disso, um aparelho de osmose inversa e caro (o pessoal la por ter aquarios nao quer dizer que seja rico) e retira os nutrientes contidos na agua, o que obriga a acrescenta-los posteriormente.

Abracos,
tang
Membro Veterano

quarta abr 30, 2003 5:01 pm

pode ser caro o aparelho mas para isso há sites da net onde se compra muito mais barato. Principalmente de inglaterra.
Como julga k consigo comprar essa aparelhagem cara
BlowFish
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 30, 2003 5:16 pm

Como com certeza sabe, a aquariofilia nao e feita de solucoes unicas. O que funciona para um pode nao funcionar para outro. O que um gosta para o seu aquario, o outro pode nao gostar. Nos aqui limitamo-nos a, como ja disse na minha resposta anterior, aconselhar ou dizer o que fazemos nos nossos aquarios. Nao tentamos impor as nossas ideias no forum. Como ja deve ter reparado, as pessoas que participam no Peixes sao todas boa gente e nao gostam de confusoes. Eu tambem compro os meus produtos de aquariofilia no estrangeiro, precisamente porque sao mais baratos (inclusive os 10 aquarios). Um aparelho no qual eu nunca gastaria dinheiro seria um de Osmose Inversa. Pode ter as suas vantagens mas tambem tem desvantagens, e ate voce deve reconhecer isso.

Bom feriado para tod@as!
;)
tang
Membro Veterano

quarta abr 30, 2003 5:20 pm

meu caro se pensa que estou a impor as minhas ideias está muito enganado, simplesmente estou a dar ideias pq os aquarios de água salgada não são brinquedos. Convem ter boas aparelhagens quando se tem peixes de 100 , 150 euros cada.
ezstyle
Membro
Contacto:

quarta abr 30, 2003 11:09 pm

Fala Galera!
se vc for comprar tudo que precisa para um marinho vcs vão falir.
e ai que entra a criatividade, não pode comprar um deonisador ? faça-o!
meu equipamento e quase todo diy.
neste link tem uns projetos legais.
http://www.reefcorner.org/diy/aguadoce/deionisador.htm
abraço a todos
Responder

Voltar para “Peixes”