Que ração dar...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Anitaroque
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: sábado ago 06, 2005 3:10 am

quinta jan 17, 2008 12:40 am

Olá a todos. Já há algum tempo que não venho ao fórum...digamos, que aqui esclarecem-me sempre tão bem que fico sempre dúvidas para tirar. Mas agora surgiu-me uma. Estes últimos tempos mudaram em termos económicos, pelo que penso em mudar de ração para as minhas gatas. Tenho guas gatas em casa, esterilizadas e com um apetite voraz...neste momento elas comem uma ração da hill`s de dieta, que é extremamente cara. Eu sei que as rações de topo são as melhores e as mais adequadas, mas infelizmente são extremamente caras. Estou a passar por um tempo de vacas magras, pelo que peço que, se alguém souber de alguma marca razoável, por favor me informe. Recentemente dei-lhes uma ração da marca nutro dieta (americana), que diziam que era muito boa. As minhas gatinhas engordaram, ganharam caspa e o pêlo ficou baço. Eu sei que isto das rações tem muito que se lhe diga. O meu veterinário diz que um bom indice de qualidade duma ração é o seu efeito no pêlo. Gostaria de saber se vocês concordam...
Para além desta dúvida, gostaria de saber para gatos com mais de 1 ano, esterilizados, com que frequência devem voltar a serem vacinados e desparazitados. Obrigada a todos e já agora, penso que ainda vai muito a tempo...um bom ano 2008, para voçês e os vossos gatinhos!!!
<p><strong>Anita</strong></p>
Tchuza
Membro Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quinta jan 17, 2008 2:02 am

Boa noite
Eu estava a dar ás minhas gatas uma ração da purina, a steril cat.
Não me dei mal, elas gostavam do sabor e a relação preço/qualidade não estava má.

Os pêlos continuaram sedosos e brilhantes com essa ração.
susinha
Membro
Mensagens: 159
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm
Localização: Kiara (gata)

quinta jan 17, 2008 8:22 am

A minha gata com mais de 1 ano e esterelizada, é vacinada 1 vez por ano e desparasitada internamente de 4 em 4 meses...

Quanto á ração tem a da purina one, que dos supermercados me parece ser a melhor, existe a steril cat (para gatos esterelizados, mas que não vejo em todo o lado) e também tem a Light (essa já se ve com mais frequencia)

Vá ao site da purina one e veja melhor... :wink:
dianasousa
Membro Veterano
Mensagens: 983
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quinta jan 17, 2008 10:12 am

é isso mesmo a purina é barata e boa (preço/qualidade)
as minhas ja comeram e tavam bem bonitas
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

quinta jan 17, 2008 11:24 am

Também creio que dentro das rações mais baratas, a que apresenta melhor qualidade é a Purina One :wink:

Em relação a vacinação e desparasitação, nada muda pelo facto das gatinhas serem esterilizadas, mantêm o mesmo plano :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Tixa2005
Mensagens: 6
Registado: quinta jan 10, 2008 9:05 pm

quinta jan 17, 2008 12:56 pm

Olá!
Eu também estava a dar da Purina, e mudei agora para a Techni-Cal que é das boas rações mas com um bom preço. A diferença de preço por kg é minima e os ingredientes são melhores.
Deixo aqui o site para mais informações:
http://www.petemotions.com/parceriasos.asp
Eu tomei conhecimento dessa ração através da www.sosanimal.com , que tem uma parceria com a PetEmotions, onde por cada 5 kg de ração que se compra eles dão 1 kg para ajudar os animais abandonados.
A minha gata vai às vacinas uma vez por ano e é desparasitada de 4 em 4 meses porque tenho crianças. Se não for o caso pode ser de 6 em 6 meses.
Felicidades para as gatinhas!
E que venham os tempos das vacas gordas!
nikitaverita
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quinta jan 17, 2008 6:27 pm

eu costuma a dar á minha gata castrada tambem (nika)..cereais royal canin gatos castrados,para evitar os problemas urinarios
e depois dou tambem á minha gata gourmet,whiskas,nunca comida nossa,dou por vezes purina one..e assim marcas desse genero
sei que sao marcas com um preço mais elevado mas como tu dizes os custos aumentaram e se queres ter um gato saudavel etc..deveras alimenta-lo de raçoes assim! poes têm uma forte vitamina para o pelo do teu gato o que o deixara brilhante sem esses problemas!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta jan 17, 2008 7:14 pm

Boas, Anitaroque.

Tal como já a informaram, nas rações de gamas mais baratas que se vendem nos Hipermercados e supermercados é sem dúvida a Purina One mas que se for a ver bem, nem é assim tão mais barata que uma de melhor gama de loja de animais ou de loja Veterinária que justifique a alteração para estas gamas mais baratas já que nas boas gamas de loja, excluindo a Hills que realmente é das mais caras apesar que das melhores senão a melhor, tendo em conta que, na Purina One não sendo muito mais barata..., falta-lhe os óleos essenciais para um pêlo brilhante a menos que dê só na base da de Salmão o que, pode acabar por lhe trazer problemas à gatinha a nível do peso e de lhe dar só Salmão o que se torna numa alimentação deficiente por falta das proteínas da carne que a sua gata irá precisar também!
Se for a ver bem, um gato satisfaz-se mais comendo menos ração duma boa marca, do que sentir-se insatisfeito e passar a comer muito mais duma marca inferior, por ser mais barata o que, no fim, acaba por gastar o mesmo ou até mais porque gasta mais ração... :wink: e põe em risco a saúde da gatinha por uma dieta desiquilibrada... o que lhe pode acarretar uma extra despesa em consultas Veterinárias, a curto ou longo prazo :wink:

Sem ser a Hills já que a acha cara, tem nas Lojas Veterinárias e em lojas de animais rações mais em conta que a Hills mas mais apropriadas á sua gatinha, para gatos castrados, que lhe controlam o peso e rins além de lhe proporcionar uma pelagem saudável :wink: A Royal Canin é mais barata que a Hills.

Pense bem :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susinha
Membro
Mensagens: 159
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm
Localização: Kiara (gata)

quinta jan 17, 2008 7:49 pm

Já que a Leonilde falou da Royal Canin para gatos castrados, e embora já tenha sido falado aqui no fórum sobre esse tema de rações várias vezes (eu própria abri um tópico no inicio de ter a Kiara com algumas dúvidas)... :wink:

O que eu faço agora que ela é esterelizada é dar-lhe ração da RC para gatas esterelizadas (VET) e também purina one de salmão, dou-lhe a de salmao 2x por semana, sempre com RC disponivel todos os dias (a dose diária recomendada :) nos dias em que tem a de salmao tem menos RC :wink: ). Uma embalagem de RC 10Kg dá-me para 4/5 meses :D

O preço entre as duas (como disse a Leonilde) não é muito diferente:
RC gatos castrados: 10Kg - 69euros
Purina-one (salmao): 1,5Kg - quase 10euros (as embalagens maiores sao capazes de sair mais baratas)
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

quinta jan 17, 2008 8:56 pm

Concordo, em relação à Purina One, apesar de ser "mais acessível", se formos a fazer bem as contas, não é tão acessível assim já que, a quantidade de cada embalagem é muito inferior a qualquer uma das denominadas gamas "superiores".

No caso da minha Klara, quando veio para mim era a Purina One a sua base alimentar. No caso da Purina One Kittens, são 800gr e o valor entre os €5.50 a €6 (dependendo de onde se compra).

Ora fazendo bem as contas, fica "mais barato" cada vez que se compra uma embalagem, já que o preço é reduzido, mas temos de comprar mais vezes pois 800gr não dura muito, além de que, sendo de uma gama um pouco inferior há mais probabilidade de o gatinho ter necessidade de se alimentar com mais frequência...

De facto paga-se um pouco mais, mas os resultados são evidentes e na realidade o valor de que se despende não é assim tão elevado após comparação.

Poupa-se no principal (alimentação, base de um crescimento e vivência saudável), mas depois por vezes é no veterinário que acabamos por gastar a diferença :(

Ainda assim e dado as suas condições, talvez seja melhor fazer uma boa investigação e se possível com o apoio do veterinário para que possa poupar um pouco, mas não descurando as necessidades das gatinhas :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
sanxeri
Membro Veterano
Mensagens: 2891
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Localização: Caes, gatos, hamsters...
Contacto:

quinta jan 17, 2008 11:28 pm

O meu sam é castrado e come Royal Canin Indoor, para gatos de apartamento e com reduçao de calorias.

Como ele tem problemas urinarios tambem lhe comprei Royal Canin para problemas urinarios. E como ele nao gosta desta ultima, meto metade metade. Metade de cada uma... e assim ele come tudo. :wink:


De vez em quando dou-lhe comida humida da whiskas... para desenjoar.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
heedlessmia
Mensagens: 1
Registado: domingo out 28, 2007 9:57 am

sexta jan 18, 2008 6:29 pm

eu dou purina pro plan e purina cat chow aos meus gatinhos, compro 1 embalagem de cada e misturo equilibra um pouco o preço, não têm tido problemas e têm um pelo lindo (dito pela veternaria)
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

domingo jan 27, 2008 9:28 pm

O meu só pode comer a mesma ração, porque tem irritações intestinais e não pode rigorosamente comer mais nada (isto inclui leite, latas, snacks, guloseimas, etc.) Não é das mais baratas, mas segundo a vet, é a melhor dos supermercados, é a Purina One, por enquanto compro a Júnior mas depois de ser esterilizado vou mudar para a ração que têm especial para gatos esterilizados que, pelo que li, tem menos calorias e ajuda a prevenir problemas urinários. Cada saco (o júnior é de 800 grs., os outros não sei)ronda os 5 a 7 euros dependendo dos supermercados. Sempre é bastante mais barato do que Royal Canin e similares.
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

segunda jan 28, 2008 12:01 am

mafaloureiro Escreveu:Cada saco (o júnior é de 800 grs., os outros não sei)ronda os 5 a 7 euros dependendo dos supermercados. Sempre é bastante mais barato do que Royal Canin e similares.
Fica entre €5 a €6 os 800gr (embalagem júnior), as de adulto são de 1.5Kg e rondam os €8/€10 (dependendo de onde se compra e da especificidade - sénior, esterilizados, etc.).

É uma ração bastante aceitável, mas se fizermos bem as contas não é acessível por aí além, pois se o preço não é muito elevado, a quantidade também não o é... Aliás foi neste sentido que mudei de ração à minha Klara :wink:

Comecei a fazer contas e tinha de comprar 2 embalagens por mês (sobrava um pouco, mas não muito), ou seja, gastava €11 por uma ração de gama "média" (1.600Kg/mês), então optei pela RC Persian Kitten - €22.50 (2Kg), que apesar de ser o dobro do preço, também tem o dobro da qualidade e é específica para as suas necessidades :wink:

Estou bastante satisfeita a nível dos resultados, o pêlo cai muito menos, tem um brilho muito bonito e além disso ela nem come tanto quanto comia com a ração anterior, ou seja, acabo por não gastar os 2Kg num mês :wink:

Não digo que seja a melhor ração, mas está conotada como sendo das melhores e eu prefiro pagar um pouco mais, mas obter melhores resultados :D no entanto uma coisa é certa, em termos de "gosto" a Klara comia melhor a Purina que a RC, aliás, a transição foi difícil, pois durante os 4 dias em que TENTEI fazer a transição ela seleccionava literalmente a comida!!! Recusava-se a comer a RC! :o
Escolhia a Purina e deixava a RC e por vezes atirava-a para o chão! :o
Lá lhe consegui dar a volta com alguma persistência, fiz a transição durante cerca de 2 semanas, ou seja, dava sempre RC junto com Purina, em pouca quantidade, para ela não deixar de comer, mas ir-se habituando à nova ração, lá consegui, mas já andava desesperada, pois tinha gasto bastante (pois o valor é puxadote) e ela não queria comer :?
Felizmente passou e agora come bem e os resultados compensam :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

segunda jan 28, 2008 10:31 am

Eu não disse que era a mais barata mas quando comparada com as que a forista costuma comprar é bastante mais acessível. Quanto à qualidade estou plenamente satisfeita e como o meu gato não pode comer outra, não procuro alternativas. Não penso que seja barata por aí além, até porque o meu gato come um saco por semana, sei que existem talvez escolhas mais acessíveis e igualmente de qualidade mas não as conheço. Com a vet me deixou plenamente descansada e relação a esta em termos de qualidade, o pêlo está óptimo, a bexiga também, está de perfeita saúde, por isso nem ponho em causa a sua qualidade, quanto ao preço, prefiro pagar um pouco mais e ter a certeza que não lhe faz mal do que procurar opções mais económicas que depois me façam gastar o que poupei em contas veterinárias.
Responder

Voltar para “Gatos”