força de mordedura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Caisi
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am
Localização: cão (Timmy), gata (Nini)

sexta jan 18, 2008 12:37 pm

SeaLords Escreveu:Giro, mesmo em raças onde, supostamente, não se seleccionam hipertipos é ver com fartura problemas muito diversos, como displasia, insuficiência pancreática, mielopatia degenerativa, ou hemofilia.

E é também giro ver falar por falar, baseado no que se acha, mas sem qualquer ligação ao que realmente se passa no dia a dia

http://www.youtube.com/watch?v=RSDDVGRyCIA
Incrível! E tudo em 49 segundos.
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

sexta jan 18, 2008 12:42 pm

Ao ver o video fiquei com algumas dúvidas, se não vejam:


O BULLDOG INGLÊS é fruto de uma cuidadosa seleção que torna essa raça possuidora de anomalias permanentes.

Por ser um cão extremamente compacto tem as suas limitações, jamais espere que ele se lance em carreiras desenfreadas como fazem os galgos. É considerada como a raça canina mais brevilinea do mundo, Por ser tão compacto, exercícios como: correr acompanhando o dono numa bicicleta, tornam-se proibitivos para esta raça que definitivamente não se enquadra num perfil de raça para esportista.
E ainda mais...
Apresenta uma incompatibilidade com temperaturas elevadas, acima de 37 graus, e deve ter condições de acesso e repouso aos locais frescos e ventilados na estação do Verão, e nos dias quentes do ano. Ele equaliza a temperatura corporal refrescando a si próprio na tigela de água e colocando toda a superfície do abdômen em contato com superfícies frias como os pisos vitrificados, por exemplo .A descompensação térmica do Bulldog pode levá-lo à morte caso seja acometido pelo mal estar conhecido como : HEAT-STROKE (GOLPE DE CALOR) que ocorre quando é deixado em carros com os vidros fechados, sem ventilação e estacionados ao sol; Ou quando é exercitado ou levado para caminhar nas horas mais quentes do dia. O ideal é levá-lo para passear nas primeiras horas da manhã ou à noite.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

sexta jan 18, 2008 12:49 pm

Mas do ponto de vista da resistência da mandíbula (ou seja, quando o cão prende algo) o buldog inglês já não é completamente inútil devido ao facto de não conseguir aguentar muito tempo a presa?
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 18, 2008 2:38 pm

Imagem

Vs

Imagem


Um Bulldog Inglês, símbolo da tenacidade, coragem e pertinácia inglesa do passado, mas agora uma caricatura patética e asmática de um animal a entrar no mundo por cesariana e a deixa-lo prematuramente quando o coração e os pulmões desistem de manter abastecida de ar tal blasfémia.(...) Em resumos" abominações de animais", exemplos hediondos de uma criação que tristemente seguiu um caminho bastante mau. (..) Para isso, a canicultura deverá seguir, sempre que possível, o principio de que os cães deverão ser capazes de desempenhar a função para a qual foram criados, mesmo que eles não a tenham que desempenhar por J. R Mora em "A era das exposições"
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

sexta jan 18, 2008 3:19 pm

1859 - Na 1ª exposição de cães( Inglaterra)

Imagem


Finais do seculo XIX

Imagem

Finais seculo XX

Imagem

Aqui está reflectido aquilo que eram no passado ( cães de rinhas com touros) e o que são actualmente:


O temperamento do Bulldog foi sendo gradativamente re-moldado, até o surgimento do atual indivíduo, propício para conviver na sociedade sem oferecer a mínima possibilidade de riscos. Foram muitos anos de dedicação calcados sobre um trabalho admirável e idealista.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta jan 18, 2008 3:26 pm

Se uma raça não é apta para conseguir naturalmente a sua perpetuação, digam o que digam os supra-sumos da cinofilia, eu não acho nada giro, por muito simpáticos que me pareçam os exemplares actuais, vítimas indefesas dos "entendidos".
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

sexta jan 18, 2008 3:32 pm

Acho infeliz terem tornado o Buldog naquilo que ele é hoje, ao quererem um cão amistoso, sem riscos, fizeram com esta raça uma involução.
Estarei errado?
Pointerman
Membro Veterano
Mensagens: 402
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

sexta jan 18, 2008 3:34 pm

Sealords o que e giro e muito se falar de problemas de saude de ordem congenita (pelas mais variadas razoes desde a consaguinidade etc) a criar animais em que eles proprios sao o problema.

Comprem o livro "E o Homem encontrou o cao" de Konrad Lorenz que la explica o que quero dizer a menos que este homem tambem fala-se por falar e fosse um bronco como certas pessoas que vao contra a criaçao de animais criados para serem aberraçoes e deleite de papalvos que nao mereciam mais que ser transformados nesses proprios caes. 8)
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sexta jan 18, 2008 4:49 pm

TitvsLivivs Escreveu:Acho infeliz terem tornado o Buldog naquilo que ele é hoje, ao quererem um cão amistoso, sem riscos, fizeram com esta raça uma involução.
Estarei errado?
É, de facto, uma completa aberração :lol:
(vá-se habituando, há gente aqui que julga que ainda vive no século XIX)

Pointerman, não percebi nada do que escreveu, entre erros e falta de vírgulas e acentos. Relativamente a esse livro, por acaso não o li, nem me desperta grande curiosidade, a bem dizer, mas já agora, não esteve o Lorenz ligado à invenção duma raça? Que, que eu saiba, nunca foi pensada para desempenhar uma função específica? E que tem a sua quota parte de problemas genéticos?

Quanto a cães para deleite de papalvos e que mereciam ser transformados neles e sofrer a sua sorte, não me puxe muito pela língua :D
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 18, 2008 5:00 pm

SeaLords Escreveu: (vá-se habituando, há gente aqui que julga que ainda vive no século XIX)
A questão passa que os estalões e a genese da canicultura moderna passa por manter as raças fieis às suas origens ....

Logo se vamos começar a adulterar as raças para se adaptarem aos padrões do nossos dias - que só por si são muito subjectivos e regionais - mais vale deixar os estalões em branco mesmo ...
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sexta jan 18, 2008 5:14 pm

É melhor não ir muito por aí. Se se olhar para fotos do séc XIX de PA, Dobs, Rotts, etc, topa-se que não têm nada a ver com os cães actuais. Mas parece que o pessoal só tem olhos para o Bulldog :roll:

E não tenha dúvidas que há raças que, tal como são ou foram no passado, não têm nem terão lugar no mundo moderno. A essas só resta dois caminhos: modificar-se ou extinguir-se. Aliás, esse foi um dilema que muitas raças enfrentaram no início do séc XX. Eu sei que os arautos da desgraça vão pela extinção, mas felizmente há sempre quem pense de modo diferente ...
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

sexta jan 18, 2008 5:40 pm

Não tenho nada contra os Bulldogs, até gosto deles.

Para chegar ao Bulldog que agora conhecemos houve um grande percurso, onde tentaram a todo o custo alterar a sua estrutura física, o seu temperamento já que inicialmente eram animais utilizados em rinhas e torná-lo no animal dócil e afectuoso que hoje conhecemos.

Mas a que custo?

Muitos houve que ultrapassaram limites da normalidade para criarem exemplares com caracteristicas hiper-tipicas: cabeças enormes, extremidades curtissimas e condutos nasais inexistentes..

É uma pena, se bem que eu espero, que seja dada a volta à situação porque não sou a favor da extinção seja de que raça for..
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 18, 2008 5:42 pm

SeaLords Escreveu:É melhor não ir muito por aí. Se se olhar para fotos do séc XIX de PA, Dobs, Rotts, etc, topa-se que não têm nada a ver com os cães actuais. Mas parece que o pessoal só tem olhos para o Bulldog :roll:


Olha, olha ... mas tem que concordar que há exemplos flagrantes e extremados como é o caso do Bulldog ou do Neo ;)
SeaLords Escreveu:E não tenha dúvidas que há raças que, tal como são ou foram no passado, não têm nem terão lugar no mundo moderno. A essas só resta dois caminhos: modificar-se ou extinguir-se. Aliás, esse foi um dilema que muitas raças enfrentaram no início do séc XX. Eu sei que os arautos da desgraça vão pela extinção, mas felizmente há sempre quem pense de modo diferente ...
Modificar-se porque?

O que há que perceber é que felizmente o "mundo dos caes" nao acaba nem começa dentro dos limites da cidade.

Mais, se quiserem adulterar as raças, seja por que razão for, que tenham respeito pelo original e lhes deem outro nome/classificação.
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sexta jan 18, 2008 5:51 pm

CindelP Escreveu: Olha, olha ... mas tem que concordar que há exemplos flagrantes e extremados como é o caso do Bulldog ou do Neo ;)
Se calhar são apenas os que o pessoal conhece melhor.
CindelP Escreveu:Modificar-se porque?

O que há que perceber é que felizmente o "mundo dos caes" nao acaba nem começa dentro dos limites da cidade.
Vá sonhando, mas um dia vai ter que acordar. Olhe, veja só ao que aconteceu ao cavalo :wink:
CindelP Escreveu:Mais, se quiserem adulterar as raças, seja por que razão for, que tenham respeito pelo original e lhes deem outro nome/classificação
Sinceramente, isso parece-me irrelevante. Mas não tenho nada contra. Que nome sugere então para o Cão de Pastor Alemão?
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 18, 2008 6:13 pm

SeaLords Escreveu: Se calhar são apenas os que o pessoal conhece melhor.
Ou então os casos onde não só se adulterou a raça, como tambem se brinca e muito com a saude do bicho.
SeaLords Escreveu:Vá sonhando, mas um dia vai ter que acordar. Olhe, veja só ao que aconteceu ao cavalo :wink:
Com todo o respeito, é mais o contrario e cada vez mais se nota isso ;)

Até podiamos especular como é que um Criador - que supostamente cria para a Raça - consegue consentir tais transformações e adulterações. A unica explicação plausivel é aquela que sabemos.

SeaLords Escreveu:Sinceramente, isso parece-me irrelevante. Mas não tenho nada contra. Que nome sugere então para o Cão de Pastor Alemão?
Antes pelo contrario. Permitia respeitar a raça original e o pessoal escolhia o que queria, tal como aconteceu entre os PAs, entre os Akitas ...
Responder

Voltar para “Cães”