força de mordedura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jan 19, 2008 6:46 pm

SeaLords Escreveu: Obviamente que estava a falar em cães iguais aos do séc XIX em termos de morfologia. Por isso, quero sim, essas fotos.
Para ultimo para não di
SeaLords Escreveu:Teria que colocar essa questão a quem esteve envolvido no assunto. Eu gosto da máxima "quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro" :wink:
Então, se a Isabel diz que a o Bulldog evoluiu para se adaptar à sociedade moderna, tambem deverá saber de certeza porque razão é que a sua morfologia tambem se alterou.

Ou será que os Bulldogs e os Neos com a morfologia original não se adaptariam tb à sociedade moderna?

SeaLords Escreveu:Mas menos do que havia ontem e mais do que haverá amanhã. E, claro, que me refiro a verdadeiros cães de trabalho. Como sabe, para mim o desporto não é trabalho
Mas não, não falo de desporto. Tal como a Isabel, considero as provas de utilidade de hoje em dia meramente "show" que pouco atestam a capaciade de trabalho.
Por isso sim, há muito caozinho que trabalha e que corre no campo, cumprindo as suas funções.

Especulando um pouco, das raças ibericas basta viajar um pouco de carro por toda a Peninsula para ver tal ;)

SeaLords Escreveu: Obviamente que estava a falar em cães iguais aos do séc XIX em termos de morfologia. Por isso, quero sim, essas fotos.
Disse que só terça, mas assim de "chofre" ainda me lembrei:

Exemplar de 1898:

Imagem

Actualmente viva e com saude:

Imagem

Imagem

Imagem

Quem as quiser melhorzinhas, terça feira coloco sem prob.

Alguem consegue considerar um bom Serra, um cão que não guarde? Alguem consegue considar um bom Pointer, um cão que não caçe?
pollard
Membro Júnior
Registado: terça jan 15, 2008 6:41 pm

sábado jan 19, 2008 6:58 pm

eu sei k tenho uma staff bull terrier k nao faz mal a uma mosca tem medo de tudo e eu tenho á mesma k andar com ela de trela, ancaime, ter uma lincenca, ter um seguro... sabes k mais? TRETAS!!!!!
SeaLords
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 7:30 pm

Taito Escreveu: Desculpe mas para mim um cão de companhia é aquele que acompanha o dono... percorre uma serra ao seu lado se for preciso, faz uns bons kilometros de jogging, corre pela praia... O sofá e os passeios pelo bairro são só uma infima parte do que um cão de companhia faz, a meu ver...

Portanto, passando ao lado da sua primeira função e abraçando esta última- cão de companhia, não vejo, mesmo assim, em quê que as capacidades funcionais do Buldog foram aumentadas.

Quanto muito foram "especializadas" para cão de companhia de sofá e actividades moderadas. Não sendo um cão funcional como cão de companhia também,pelo menos para muita gente e portanto até ai a sua funcionalidade foi diminuida.
Diz bem, para si. A particularidade da função "companhia" é que as características que definem um bom cão de companhia são tão variadas quanto as pessoas que as definem. E aquilo que para si é bom, se calhar não é para um velhinho de mobilidade reduzida.
SeaLords
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 7:35 pm

CindelP Escreveu: Então, se a Isabel diz que a o Bulldog evoluiu para se adaptar à sociedade moderna, tambem deverá saber de certeza porque razão é que a sua morfologia tambem se alterou.
Ora, porque quem se dedicou à sua criação na altura assim o achou conveniente.
CindelP Escreveu:Disse que só terça, mas assim de "chofre" ainda me lembrei:

Exemplar de 1898:

Imagem

Imagem

Quem as quiser melhorzinhas, terça feira coloco sem prob.
Ora, Nanci, têm uma certa parecença mas iguais só na cor.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 19, 2008 7:57 pm

SeaLords Escreveu: Ora, porque quem se dedicou à sua criação na altura assim o achou conveniente. .
A quem achou conveniente? Então os estaloes mantêm-se praticamente iguais, bem como a raça. A genese dos estalões é para isso, para manter a raça fiel às origens e sabendo que os estalões idealizam aquela morfologia ara a funão.
Um certo grupo de criadores adulteram-nas, esquecem a essencia da raça e ainda há desculpa para isso?

SeaLords Escreveu:Ora, Nanci, têm uma certa parecença mas iguais só na cor.

Vá ... Deixe o mau feitio de lado.

E volto a perguntar: Alguem consegue considerar um bom Serra, um cão que não guarde? Alguem consegue considar um bom Pointer, um cão que não caçe?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado jan 19, 2008 8:11 pm

Ora bem, têm sido aqui ditas certas coisas que confundem as pessoas e afastam a discussão do cerne do problema, que é:

- deve o "aperfeiçoamento" das raças contribuir para uma diminuição das capacidades funcionais dos exemplares? Não se assustem os arautos da evolução, estou apenas a falar de coisas tão simples como força, resistência, potência, velocidade, agilidade?

- de que forma, em nome dum "amaciamento" do temperamento, se conseguiu seres cuja morfologia não lhes permite sequer a reprodução não assistida? Porque é que uma cabeça disforme se pode tornar um factor de selecção quando se procura obter um temperamento mais afável?

- porque é que um bom cão de companhia, para o ser, tem que morrer de ataque cardíaco se acompanhar o dono a correr um par de quilómetros?

A Sealords vem, a respeito do PA, com alguns reparos antigos que não são mais do que generalizações indevidas. Já tive a oportunidade de os rebater noutro forum, mas, pelos vistos, não quis ver a realidade:

1. Pelo que disse a nossa Sealords com a autoridade que a caracteriza, em cada 10 PA's deve haver pelo menos 9 (ou até 9,5, quem sabe...) displásico... É mentira, evidentemente. Na Alemanha, essa percentagem decresceu de 30 para 3 ou 4% desde que se implementou o despiste e se seleccionaram apenas os animais A, B e C para criação ( cá está, uma normativa no bom sentido). Não sei se no seu consultório aparecem muitos PAs displásicos, mas nesse caso conviria esclarecer se resultam de uma criação em que os progenitores foram examinados...

De qualquer modo, ficamos a saber que a causa da HD no PA é o estalão e não os exageros deste. Eu pensava que era de origem poilgenética e ainda não totalmente determinada.

2. A questão do pastoreio é obviamente falsa. Como já disse antes, hámuitos afixos por todo o mundo que se dedicam a essa prática, não vou por isso repetir-me.

3. O trabalho desportivo não é em si mesmo um trabalho, mas serve para seleccionar qualidades físicas e psíquicas que todo o cão de trabalho deve ter. Poderemos falar disso mais aprofundadamente, mas desconfio que uma vez mais será pregar aos peixes...
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado jan 19, 2008 8:14 pm

CasadAnaval Escreveu: Antigamente havia uma selecção artificial das raças, isto pode chocar mas a verdade é que a maioria dos cães eram criados por quem sabia e os que não servissem para a função eram pura e simpelsmente abatidos .

Talvez se isto hoje acontecesse evitavam-se problemas, tanto directamente como indirectamente; directamente porque os cães que não desempenhassem a sua função correctamente não corriam o risco de se propagarem nas mãos dos vendedores de cães; indirectamente, porque deste modo, talvez a taxa de abandono de cães talvez fosse mais reduzida. Isto sou eu a supor, não tenho dados para afirmar.

CasadAnaval Escreveu:Os cães estão a ser recondicionados para animais de companhia e não, isso não é mau a não ser na cabeça de alguns trogloditas. Chama-se a isso evolução. O que é mau é que esse recondicionamento é mal feito pois a maioria absoluta das pessoas que tem cães hoje em dia n~ºao sabe nada sobre como os cuidar.

Eu tinha estado a pensar precisamente nesta primeira frase que escreveu: a evolução é contínua e aqueles que não se adaptam extinguir-se-ão. Os cães talvez daqui a mil anos sejam só de companhia, a menos que haja uma catástrofe que prive o Homem da tecnologia que ele hoje possui, aí, os cães voltaram a ser de extrema utilidade ao Homem.

CasadAnaval Escreveu: Um bom recondicionamento ? è discutivel, posso referir que o dogue alemão era um animal extremamente agressivo até cerca dos anos 10-20 do sec XX e hoje em dia no geral é um animal afável sendo visto como um animal de companhia. Será mau para a raça ?
Eu cheguei a esta conclusão: independentemente da nossa opinião, que como é óbvio é subjectiva, temos de dar aceitação a uma verdade objectiva livre das nossas convicções, não podemos negar que esta evolução é a evolução, é neutra, não é boa nem é má. Não vai trazer desvantagens, porque é para a companhia que os cães caminham. Se há oito mil anos se criasse uma raça para companhia, isso seria uma péssima aposta, mas hoje a companhia comanda (mesmo assim não deixo de sentir uma certa relutância em aceitar esta evolução que levará diminuir à diminuição dos magníficos cães de trabalho) e por isso levamos o cão connosco nesta mudança.

CasadAnaval Escreveu:Boa pergunta...eu sinceramente nunca gostei de caça ao javali nem a ursos e cervos, e comifo estão a maioria das pessoas que criam dogues alemães, excepto um pequeno ramo de puristas...mas esses não me preocupam, estão lá na floresta negra com os seus souvenires do III reich. 8)

Eu acho que esta diferença de opiniões é essencial para o equílibrio. Os puristas têm os seus argumentos, e ainda bem, uns hão de ser bons e outros serão maus. Esta agora do III Reich fez-me lembrar outra: Hitler era um psicopata desprezível (e quando as este tipo de problemas psíquicos se une ao poder e á inteligência, é um perigo horrendo), mas era um indíviduo intelectualmente dotado fazendo alguns dos maiores discursos do século XX, ou seja, em tudo há qualidades e defeitos, nada é 100% mau ou bom. Asim como os "evolucionistas" têm coisas boas devem ter coisas más. Se todos nós gostassemos só de coisas boas, o que seria da TVI. 8)
SeaLords
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 8:23 pm

CindelP Escreveu: A quem achou conveniente? Então os estaloes mantêm-se praticamente iguais, bem como a raça. A genese dos estalões é para isso, para manter a raça fiel às origens e sabendo que os estalões idealizam aquela morfologia ara a funão.
Um certo grupo de criadores adulteram-nas, esquecem a essencia da raça e ainda há desculpa para isso?
Bem para mim os estalões não nasceram para manter as raças fiéis às origens, nasceram para dizer aos criadores qual é o cão que é suposto criar e aos juizes os critérios de julgamento. Tão simples quanto isso.

Por essa ordem de ideias os estalões deveriam ser imutáveis.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 19, 2008 8:40 pm

TitvsLivivs Escreveu:Talvez se isto hoje acontecesse evitavam-se problemas, tanto directamente como indirectamente; directamente porque os cães que não desempenhassem a sua função correctamente não corriam o risco de se propagarem nas mãos dos vendedores de cães; indirectamente, porque deste modo, talvez a taxa de abandono de cães talvez fosse mais reduzida.
E às tantas se muita gente saisse para o campo com os seus cães, muita coisa mudaria ... mas como diz uma certa pessoa, trabalho dá trabalho ;)

SeaLords Escreveu: Bem para mim os estalões não nasceram para manter as raças fiéis às origens, nasceram para dizer aos criadores qual é o cão que é suposto criar e aos juizes os critérios de julgamento. Tão simples quanto isso.
Os estalões foram escritos antes disso, para descrever X raça. Raça essa que era existente antes do estalão ter sido escrito e mais que sabido que essa raça teve a sua origem na função!

Logo sim, os estalões descrevem os cães originais e ao criar para o estalão, estamos a manter a raça fiel às origens ;)

SeaLords Escreveu:Por essa ordem de ideias os estalões deveriam ser imutáveis.
E deviam! As unicas alterações que deveriam ser autorizadas eram aquelas para simplificar termos e terminologias ou para tornar alguns aspectos mais esclarecedores.

Mas verdade seja dita, isso quase que é irrelevante. Tantos estalões que já não são alterados à mais de 100 anos e que os criadores fizeram questão de os adulterar ...

E volto a perguntar: Alguem consegue considerar um bom Serra, um cão que não guarde? Alguem consegue considar um bom Pointer, um cão que não caçe?
TitvsLivivs
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 9:05 pm

CindelP Escreveu: E às tantas se muita gente saisse para o campo com os seus cães, muita coisa mudaria ... mas como diz uma certa pessoa, trabalho dá trabalho ;)
CindeP, quando diz «sair para o campo» está a referir-se propriamente a quê?
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sábado jan 19, 2008 10:16 pm

Relativamente ao Bulldog Inglês.

Como é do conhecimento de alguns, eu sou proprietário de um Bulldog Inglês e admito que me divido entre algumas das opiniões que por aqui tenho lido.

Se em parte concordo quando se diz ser um absurdo que um cão não se consiga reproduzir sem "ajuda", por outro lado, estou em total desacordo com algumas das afirmações feitas relativamente a esta raça.

O Bulldog Inglês, ganhou já o rótulo de "cão de sofá" como tal, é a esse estatuto que alguns donos o remetem.

Também é verdade que, certamente, ao contrário de outros cães, o Bulldog Inglês, não aguentará certamente uma corrida de 5 ou 10 kilómetros, ou menos, se assim desejarem.

Por outro lado, para que me importa um cão com estas características atléticas, se eu vivo na cidade, corro no ginásio e lá não deixam entrar o cão ?

Se eu comparar, em termos de actividade fisica, o meu Bulldog com os restantes cães que tenho, à excepção do Boxer, que infelizmente "partiu" em Novembro e esse sim, era hiper-activo, o Bulldog, não fica atrás dos restantes na sua capacidade de resistência.

Além de que, ao contrário dos restantes, está sempre disposto a uma boa dose de brincadeira com o churro ou com a bola, conseguindo levar a brincadeira até à exaustão, normalmente do dono.

Tem neste momento 3 anos e desde há uns meses para cá, tem desenvolvido um apurado sentido de guarda (alarme) sabendo, ao contrário, por exemplo, do Serra da Estrela, distinguir o que é um ruído/situação usual, de algo anormal.

Apresenta um problema de saúde, que não é exclusivo da raça. No entanto, esse mesmo problema, não o limita em absolutamente nada.

Como alguns dos que aqui intervieram, também eu, tinha uma opinião, talvez mal formada, acerca desta raça. Via-a como um cão de sofá, incapaz de mexer uma pata sem pedir licença à outra.

Neste momento, de entre 3 Rotts, 1 Serra e 1 Bulldog, este ultimo, é aquele que mais prazer me dá, no que à interacção dono/cão diz respeito.

É um cão que gosta de "morder", gosta do churro, gosta de puxar, de medir forças.

Será isto o normal na raça Bulldog Inglês ? Não serei eu a pessoa mais indicada para responder, conheço alguns Bulldogs, não muitos, e também esses, não me pareceram ser "caezinhos de sofá"

Continuo a achar, que o cão, em parte, é aquilo que o dono faz dele. O meu poderia ser muito mais, como também, poderia ser muito menos, tal qual o Malinois da rua de trás, cão completamente amorfo.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 20, 2008 1:42 am

TitvsLivivs Escreveu:
CindeP, quando diz «sair para o campo» está a referir-se propriamente a quê?
Isso mesmo ... meter os cães a trabalhar. Seja no fim de semana para testemunhar a sua paixão e capacidade, seja no dia-a-dia caso seja possivel!
TitvsLivivs
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 1:46 am

Obrigado pela resposta, CindelP.

Eu de facto nunca vi um cão a trabalhar, (excepto na caça) vejo de vez em quando uns rafeirozitos com traços de Pastor Alemão a guardar ovelhas no pasto, mas nunca vi acção na minha vida .No entanto, deve ser absolutamente extraordinário ver um cão a conduzir gado, ou a defender o que é seu sem olhar a consequências. Os tempos mudam, e os cães também, mas um cão no qual se explorem as suas finalidades práticas é um verdadeiro cão, um cão no qual está dignificada a sua essência. Mas a evolução é a senhora soberana e por isso outros usos serão dados ao cão no futuro.
Última edição por TitvsLivivs em domingo jan 20, 2008 2:06 am, editado 3 vezes no total.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 20, 2008 1:46 am

xPauloSantos Escreveu: É um cão que gosta de "morder", gosta do churro, gosta de puxar, de medir forças.

Será isto o normal na raça Bulldog Inglês ? Não serei eu a pessoa mais indicada para responder, conheço alguns Bulldogs, não muitos, e também esses, não me pareceram ser "caezinhos de sofá"

Continuo a achar, que o cão, em parte, é aquilo que o dono faz dele. O meu poderia ser muito mais, como também, poderia ser muito menos, tal qual o Malinois da rua de trás, cão completamente amorfo.
Caro Paulo,

Até posso acreditar no que descreve, mas temos que concordar que mesmo por muito desejo que um Bulldog tenha em morder, em agarrar, devido à sua morfologia está efectivamente incapaz de ter um desempenho atletico.

Um Bulldog actual a correr e a saltar 4minutos atras de um churro, está de rastos.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 20, 2008 2:09 am

TitvsLivivs Escreveu:Obrigado pela resposta, CindelP.
Eu de facto nunca vi um cão a trabalhar, (excepto na caça) vejo de vez em quando uns rafeirozitos com traços de Pastor Alemão a guardar ovelhas no pasto, mas nunca vi acção na minha vida .No entanto, deve ser absolutamente extraordinário ver um cão a conduzir gado, ou a defender o que é seu sem olhar a consequências. Os tempos mudam, e os cães também, mas um cão no qual se explorem as suas finalidades práticas é um verdadeiro cão, um cão no qual está dignificada a sua essência. Mas a evolução é a senhora soberana e por isso outros usos serão dados ao cão no futuro.

Boas,

Não vou comentar a evolução, pois sobre esse já dei a minha opinião.

Apenas posso dizer que penso que nunca se consegue compreender a verdadeira essencia de uma raça até a vermos a trabalhar. Só aí é que verdadeiramente compreendemos porque é que essa raça existe e a sua verdadeira razão.

Permita-me que deixe aqui dois exemplos, de duas raças portuguesas, de fotografias tiradas recentemente pela minha pessoa ...

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Cães”