Caturra (sexo????)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
dj_cc
Membro Júnior
Registado: sábado jan 06, 2007 12:02 pm

domingo jan 20, 2008 5:17 pm

caros amigos,
tenho uma caturra que me foi oferecida mas ão sei qual o sexo da referida ave...
há alguma maneira especial e infalível de diferenciar o macho da femea nesta especie?
é que queria arranjar o parceiro mas não sei se comprar femea ou macho.
agradecia toda a ajuda possivel, se faz favor.
obrigado.

abraços a todos
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

domingo jan 20, 2008 7:01 pm

"Os Machos possuem a cor facial mais intensa e a cauda sem riscas, as fêmeas apresentam riscas na cauda e a cor da facial menos viva. Atenção que todas as caturras jovem apresentam essa mesmas riscas."

http://www.psitacideos.com/modules.php? ... age&pid=12

pelos vistos nao ha muito dismorfismo sexual... =/
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

domingo jan 20, 2008 7:11 pm

O sexo das caturras é bem fácil de distinguir, pelo menos no padrão silvestre... Algumas mutações são mais complicadas. Talvez se puser aqui uma foto da caturra em questão o possamos ajudar melhor. :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
luist
Membro
Registado: terça jan 02, 2007 5:38 pm

segunda jan 21, 2008 3:10 pm

Boas tardes ,

Eu vejo o sexo das caturras através do padrão malhado da cauda :

-se tiverem penas amareladas na cauda são femeas; caso não, são machos.

obrigado :D
Imahaen
Registado: quinta jan 10, 2008 6:58 pm

quinta jan 31, 2008 11:39 am

dj_cc Escreveu:caros amigos,
tenho uma caturra que me foi oferecida mas ão sei qual o sexo da referida ave...
há alguma maneira especial e infalível de diferenciar o macho da femea nesta especie?
é que queria arranjar o parceiro mas não sei se comprar femea ou macho.
agradecia toda a ajuda possivel, se faz favor.
obrigado.

abraços a todos
Pelo o que tenho descoberto acerca de caturras, geralmente o macho tem uma cor mais intensa nos circulos laranja que tapam os ouvidos e tem mais amarelo na cara. Na femeas a cor 'e mais desmaiada e sao mais cinzentas. Tens um exemplo neste link:

http://www.dkimages.com/discover/Home/A ... iel-1.html

Tens 'e de ter em conta que as caturras ganham a sua coloracao adulta depois da primeira muda da pena e que esta forma de diferenciar nao se aplica a todas as mutacoes.
A minha caturra 'e uma white face e nao tem as bolas laranja (os macho tem mais branco na cara e a femea tem mais cinzento). Mas como ainda 'e novita e nao sou nenhuma entendida em caturras, vou ter que esperar ate ela mudar as penas.
Ve este artigo sobre diferenciacao de caturras para as mutacoes mais comuns( em ingles), se precisares ajuda ;pergunta:)

http://www.cockatiels.org/articles/gene ... exing.html
Mleite
Registado: sexta jan 29, 2010 6:32 pm

sexta fev 05, 2010 5:07 pm

Ola boa tarde: :D
Tenho uma caturra que se chama rita ( mas e macho ) :lol: e tem 7 meses mas so pia, Pois gostava de saber se e normal.
Pois esta junta com uma femea sera disso ? :oops:

Alguem me ajude :lol:

Obrigado
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

sexta fev 05, 2010 5:43 pm

O que estão a dizer é apenas no cinza selvagem.
Eu tenho algumas e vejo da seguinte maneira:
O macho tipo que assobia as raparigas, não sei se me entende. Mas isto pode ser por ensinamento pois é o meu mais velho que fazia isso, e os outros podem ter aprendido.
Algo que lhe posso dizer é que na cor pérola, uma grande parte das aves são femeas. Também á quem diga que pelas bochechas dá para ver, algo que eu discordo, pois as femas tem muita cor nas bochechas também.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta fev 05, 2010 7:12 pm

Que tal gastar 5€ e ter 99% certeza com um simples teste de adn?
Parece-me o mais simples, apesar de a maioria dos entendidos em caturras saberem distinguir pelas penas, pelo laranja, pelo canto, etc.
Quem não sabe, faz um teste de adn e tem a certeza. www.exon.com
Responder

Voltar para “Aves”