Este é o meu primeiro post e venho fazer umas perguntinhas aos meus companheiros camaleões e reptilários em geral...
Anteontem foi-me oferecido pelo aniversário uma camaleão calyptratus, todos estavam informados e eu estou a tratar de me informar, ainda estou em vasto processo de aprendizagem mas acho que já lhe consigo dar um bom acolhimento quanto ao seu tamanho e idade.
Pento que o camaleão terá uns 4 ou 5 meses, ainda é pequeno, e eu gostaria de vos mostrar as condições qe tenho no terrário para que me possam dar indicações.
O camaleão está num terrário de vidro com aberturas designadas para a ventilação de ar adequado a atmosferas tropicais, equipado com uma lampada UVB-UVA Repti Glo 2.0, um tapete de aquecimento T-rex Cobra Heat Mat que abrange em comprimento cerca de metade da do terrário, estou a usar lampadas convencionais para manter as temperaturas diárias (a questão aqui será qual a lampada de aquecimento que devo comprar), termómetro e hidrómetro T-rex também colocados nos locais respectivos.
O substracto é Bioterra (com fibra de coco) preparado para climas tropicais húmidos.
Mantenho a temperatura diária entre 25 a 30ºC e a nocturna geralmente baixa até 17/18/19 dependendo da temperatura do quarto.
Quanto à humidade, está alta devido à recente inserção do substracto (já o estou a secar exteriormente para compensar) dado que esta se mantinha nos 85/90% , terei de a baixar para os 60% + coisa - coisa, certo?
Quanto ao terrário em si, ainda não compreendi o que a dita Basking area, mas suponho que seja o local mais quente.
Tenho ainda algumas dúvidas, o terrário deve apresentar-se o mais parecido possível comm a floresta tropical do yemen, logo, extremamente verdejante construida essencialmente numa base aérea (dada a espécie do camaleão, este movimenta-se practicamente sempre acima do solo), para tal, aparte das plantas sintéticas quais poderei cultivar? Só tenho conhecimento de Hibiscus...
Quanto à alimentação, o meu camaleão aparentemente não se degusta muito com larvinhas (termófilas), hoje tentarei comprar grilos dado que ontem experimentei colocar 3 moscas e ele comeu-as, mas dado que não sei onde andaram achei que três eram excessivas já por muito tempo.
Quanto à humidade, quando ela se torna excessiva que medidas devo tomar?
Sou extremamente cuidadoso com a introdução de elemntos externos ao terrário dado que estou a ficar maníaco com as infecções dado ter lido tanto sobre substancias tóxicas que...
:p
Dadas as condições que vos apresento, quais os melhoramentos que pensam ser necessários?
Muuito obrigado!