SeaLords Escreveu:
Não, esses estalões não foram escritos sobre o grupo mais homogéneo e/ou mais numeroso. Foram escritos sobre o tipo que foi considerado mais conveniente guardar para o futuro (o que inclui, obviamente, e de forma não tão secundária quanto isso, a possibilidade de reconhecimento pela FCI)
Lamento mas não.
Antes demais para se partir para qualquer processo de reconhecimento de raça, tem que existir desde logo um grupo +- homogeneo de exemplares.
Logo à partida - e falando de cães de trabalho - revela que essa morfologia será a melhor função que desempenham. A tal velha historia, por alguma razão funções similares deram origem a raças similares, seja aqui, seja na China.
O estalão foi como é logico escrito apartir desses cães. Já que falou das raças mais recentes, o Barbado e o CGT basta ver que efectivamente o estalão foi construido tendo em conta os 3 estudos biometricos realizados antes.
As unicas alterações introduzidas à media foram as tais para melhor diferenciação racial (para ninguem confunfir rafeiro com CGT lol, pe)
And again, basta ler (falemos do Serra,pe) de escritos mais antigos ou breves descrições da raça para vermos que grande parte dos cães dessas descrições cabem no estalão.
Logo sim (e esquecendo entao os grupos), o estalão foi escrito com base nos cães existentes e os cães existentes convergiam para a melhor função - daí serem similares. Assim sendo, o estalão foi efectivamente escrito para descrever o melhor cão de trabalho

Até em muitos casos o proprio nome da raça descreve isso
SeaLords Escreveu:Respondi sim. Para mim a essência do Serra vem da protecção que se espera dele relativamente aos lobos. As outras funções não são de deitar fora mas não foram a razão da evolução da raça. Para isso, e segundo o estalão, um bom Serra também pode ser considerado o que é um bom animal de tracção ...
Oh Isabel, com todo o respeito mas a essencia dos cães de gado, seja de que raça for, sempre foi a de guarda.
Se guardavam e muito bem contra os lobos não é mentira. Mas não deixava de ser de igual importancia a guarda contra ladrões de gado, seja no monte seja nos currais à noite.
E isto é do mais basico e está escrito já nas primeiras descrições da raça.
Mas vá, faça-me a vontade, considera um bom Serra, um cão que não guarde? Considera um bom Pointer, um cão que não caçe?