Estava eu no intervalo do estudo e não tinha nada para fazer então resolvi criar um tópico exclusivamente para o debate e propostas de ideias para a construção e/ou decoração de terrários em geral, de forma a tirar eventuais dúvidas que vão surgindo por parte dos membros deste forúm.
Construção de um terrário em geral:
-Uma das primeiras dúvidas que surgem são as medidas adequadas para a espécie de animal que se pretende introduzir no terrário. Essas medidas (comprimento e profundidade) dependerão da espécie do animal em questão. A altura dependerá dos hábitos desse animal, pois este pode ter hábitos terrestres ou arborícolas.
Comparação da altura de um terrário de um animal de hábitos terrestres com um animal de hábitos arborícolas:
Terrário de um animal de hábitos terrestres:

Este é apenas um exemplo em relação à altura dos terrários consoante os hábitos do animal, não confundir com a decoração apresentada.
Terrário de um animal de hábitos arborícolas:

Este é apenas um exemplo em relação à altura dos terrários consoante os hábitos do animal, não confundir com a decoração apresentada.
Como podem ver e como é lógico, um animal arborícola necessita de uma altura superior a um animal terrestre.
-Um terrário de clima seco pode ser construído com qualquer tipo de madeira, pois não corre o risco de esta apodrecer com a humidade. Por sua vez, um terrário de clima tropical requer um tipo de madeira especial, pois a humidade que é necessária pode estragar a mesma. Para um terrário deste tipo podem ser utilizadas madeiras, tais como: contraplacado marítimo ou pinho (este último com duas de mão de verniz tapa-poros não tóxico). Um terrário húmido poderá ser também construído em vidro.
Contraplacado marítimo:

Pinho:

-Os respiradouros devem ser construídos nas laterais do terrário ou na parte da frente em baixo dos vidros de correr. Estes dois sítios que referi proporcionam um bom arejamento e uma fraca perda de calor em relação a respiradouros construídos, por exemplo, na parte superior do terrário.
Exemplo de respiradouros na parte da frente em baixo dos vidros de correr:

-A escolha das lâmpadas de UV’s e do aquecimento, por vezes também levanta algumas dúvidas. Nos terrários de animais com hábitos maioritariamente terrestres, pode-se usar como fonte de calor um cabo ou um tapete. Nos terrários de animais semi-arborícolas/arborícolas pode-se colocar uma lâmpada de cerâmica ou uma de infra-vermelhos (IV). Esta última não é muito aconselhável pois existem casos de animais que não dormem com ela ligada durante a noite.
Todos estes aparelhos que funcionam como fonte de calor devem ser ligados a um termóstato para que a sua temperatura seja controlada.
Para verificar a temperatura deve-se usar um termómetro.
As lâmpadas de UV’s tem varias potências: 2.0, 5.0 e 10.0. Cada potência adequa-se a uma determinada espécie de animal. As 2.0 são utilizadas em animais que necessitem de pouca radiação ou naqueles em que o uso destas lâmpadas é facultativo, como por exemplo os geckos leopardo. As 5.0 são normalmente utilizadas em animais de clima tropical, que recebem uma quanta luz solar que penetra pela florestação dos seus habitats, como por exemplo as iguanas. Finalmente, as 10.0 são utilizadas em animais de clima desértico, como por exemplo o dragão barbudo.
-As temperaturas para os animais de climas desérticos, normalmente variam entre 26-40ºC. As dos animais de clima tropical, variam entre 22-32ºC.
Cada terrário deve ter um lado frio e um lado quente para criar um gradiente térmico, importante para os répteis. Estas temperaturas devem ser controladas por um termóstato e verificados por um termómetro.
-A humidade nos terrários dos animais de clima seco são baixas, rondam os 10-40% no máximo. Os terrários de animais de clima tropical devem ter humidades elevadas, dos 70% para cima.
Para animais arborícolas de clima tropical, por exemplo, um anolis, o substrato pode ajudar no item da humidade. Existe o húmus que é muito utilizado em cavernas de animais terrestres, que húmido proporciona uma grande ajuda na muda da pele destes. Para esta espécie que referi acima, pode ser usado como substrato esse material, pois é uma espécie que necessita de bastante humidade e o húmus retém-na bem. Uma vez que os anolis andam sempre em galhos e nos vidros do terrario, raramente vão para o solo, logo não há grande risco de impactação com o uso deste.
Quando existe dificuldade em conseguir a humidade desejada, pode-se colocar no terrário um recipiente com água e borrifar o terrário mais frequentemente.
A humidade pode ser verificada através de um higrómetro.
Decoração de um terrário em geral:
-Outro ponto que por vezes se torna duvidoso para alguns é a decoração dos terrários. Para quem quer um terrário para “exibição”, com um melhor aspecto a nível estético poderá utilizar como substrato umas pedras de xisto ou ardósia encaixadas umas nas outras ou ainda uns azulejos de cor de areia. Como podem ver não fica assim muito mal, estas fotos abaixo são do terrário do meu dragão barbudo com o substrato coberto de xisto e ardósia:



Atenção, cuidado com as pedras. Antes de colocar o animal no terrário deve-se verificar os bicos das mesmas e parti-los para que não possam ferir o animal.
NUNCA usar areia (quer seja cobra ou lagarto) ou outro tipo de substrato ingerivél em qualquer espécie pois pode provocar impactação intestinal que pode levar o animal a morte.
Isto aplica-se aos lagartos. Para as cobras (animais adultos, em animais jovens usar papel de cozinha) existem substratos soltos que poderão ser usados como o húmus, o cascalho, etc. Quando se usa este tipo de substrato em cobras, estas devem ser alimentadas fora do terrário.
Agora, para quem não se importa com a decoração o melhor mesmo será o famoso papel de cozinha. Simples, prático e acima de tudo seguro. Este é um exemplo de dois dos meus terrários com a regra do “Simples, prático e acima de tudo seguro”:


Para o “grupo de pessoas” que referi primeiro os objectos de decoração poderão ser: troncos de sobreiro, pedras de xisto e ardósia e cactos artificiais, galhos, lianas, etc.
Para o outro “grupo de pessoas” poderá usar igualmente os mesmos acessórios ou optar por uma forma mais prática, as habituais cavernas e pouco mais.
Quando os objectos decorativos são colectados na natureza há que desinfecta-los bem.
Para uma pesquisa mais aprofundada sobre a construção de um terrário, desinfecções de troncos, etc…nada melhor que dar uma vista de olhos pelo excelente tópico do Velliki:
Construção de terrário passo-a-passo:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48909
Isto é uma pequena introdução.
Dêem agora ideias para a construção e/ou decoração de terrários e postem fotos dos vossos inclusive

Cumprimentos.