força de mordedura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda jan 21, 2008 2:24 pm

xPauloSantos Escreveu: Repare nestas indicações que nos trouxe uns posts atrás:
Apresenta uma incompatibilidade com temperaturas elevadas, acima de 37 graus, e deve ter condições de acesso e repouso aos locais frescos e ventilados na estação do Verão, e nos dias quentes do ano. Ele equaliza a temperatura corporal refrescando a si próprio na tigela de água e colocando toda a superfície do abdômen em contato com superfícies frias como os pisos vitrificados, por exemplo .A descompensação térmica do Bulldog pode levá-lo à morte caso seja acometido pelo mal estar conhecido como : HEAT-STROKE (GOLPE DE CALOR) que ocorre quando é deixado em carros com os vidros fechados, sem ventilação e estacionados ao sol; Ou quando é exercitado ou levado para caminhar nas horas mais quentes do dia. O ideal é levá-lo para passear nas primeiras horas da manhã ou à noite.
Isto, na minha opinião, aplica-se à grande maioria dos cães, no entanto, está este aviso associado à raça Bulldog.
Isto foi em sequência do video que foi colocado.

É verdade que sabemos quais as consequências do calor sobre os animais. Aliás, não vamos mais longe, porque quer o Paulo quer eu tivemos Boxers e sabemos como eles reagem ao calor :wink:

O que me custa na história do Bulldog, é precisamente as limitações que lhe foram criadas, como raça, até chegarmos aos dias de hoje!

Por muito que eu goste deles custa-me reconhecer um animal que em tempos foi perfeitamente atlético, transformado naquilo que hoje é.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

segunda jan 21, 2008 2:44 pm

imarcelo Escreveu:
xPauloSantos Escreveu: Repare nestas indicações que nos trouxe uns posts atrás:
Apresenta uma incompatibilidade com temperaturas elevadas, acima de 37 graus, e deve ter condições de acesso e repouso aos locais frescos e ventilados na estação do Verão, e nos dias quentes do ano. Ele equaliza a temperatura corporal refrescando a si próprio na tigela de água e colocando toda a superfície do abdômen em contato com superfícies frias como os pisos vitrificados, por exemplo .A descompensação térmica do Bulldog pode levá-lo à morte caso seja acometido pelo mal estar conhecido como : HEAT-STROKE (GOLPE DE CALOR) que ocorre quando é deixado em carros com os vidros fechados, sem ventilação e estacionados ao sol; Ou quando é exercitado ou levado para caminhar nas horas mais quentes do dia. O ideal é levá-lo para passear nas primeiras horas da manhã ou à noite.
Isto, na minha opinião, aplica-se à grande maioria dos cães, no entanto, está este aviso associado à raça Bulldog.
Isto foi em sequência do video que foi colocado.

É verdade que sabemos quais as consequências do calor sobre os animais. Aliás, não vamos mais longe, porque quer o Paulo quer eu tivemos Boxers e sabemos como eles reagem ao calor :wink:

O que me custa na história do Bulldog, é precisamente as limitações que lhe foram criadas, como raça, até chegarmos aos dias de hoje!

Por muito que eu goste deles custa-me reconhecer um animal que em tempos foi perfeitamente atlético, transformado naquilo que hoje é.

Eu só me referi à tal situação que fala sobre o efeito do calor no Bulldog, porque já a havia lido antes, numa qualquer sitio e associado a esta mesma raça.

Quanto ao resto, estamos de acordo.

Pessoalmente, também me custa ver a volta que este cão deu, levaram-no de um extremo ao outro. E claro que nesta raça, por toda a sua história, isto é um facto muito mais visível.

No fundo, a mensagem que pretendo passar, pelo menos enquanto proprietário de um Bulldog, é que, independentemente das inegaveis limitações a que a raça está submetida, o Bulldog, não é necessáriamente um cão de sofá, e ao sê-lo, a responsabilidade, é do dono para lá o remeteu, do mesmo modo que o faria com um Galgo, um PA, um Dob ou um Serra... e não são poucos os exemplos disso mesmo.

E claro, pelo facto de eu ser dono de um cão desta raça, não tenho de ser rotulado como alguém que não gosta de animais:

Pra que serve um buldog? pra estar em casa a dormir? Os donos deles quando os seus canitos morrerem embalsamam-nos que nem dão pela diferença, ai dão desculpem na carteira, poupam uns trocos!
Gostam de animais de certeza, ou gostam de os possuir?
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 21, 2008 2:53 pm

CindelP Escreveu:Antes demais para se partir para qualquer processo de reconhecimento de raça, tem que existir desde logo um grupo +- homogeneo de exemplares.
Óbvio. Pelo menos um. Mas pode haver vários.
CindelP Escreveu:Logo à partida - e falando de cães de trabalho - revela que essa morfologia será a melhor função que desempenham.
Ligeira correcção - será a melhor morfologia conseguida com o pool genético disponível. O que não quer dizer que seja a melhor morfologia em termos absolutos para aquela função.
CindelP Escreveu:As unicas alterações introduzidas à media foram as tais para melhor diferenciação racial (para ninguem confunfir rafeiro com CGT lol, pe)
Ora, e isso é o quê? Não é escolher dentro da população de cães um sub-grupo que interessa conservar?
CindelP Escreveu:Se guardavam e muito bem contra os lobos não é mentira. Mas não deixava de ser de igual importancia a guarda contra ladrões de gado, seja no monte seja nos currais à noite.
E isto é do mais basico e está escrito já nas primeiras descrições da raça.
Nunca disse que não desempenhavam a função de guarda de propriedades com eficácia, apenas disse que a fundamental razão de ser do Serra era a protecção contra os lobos. Se os está sempre a chamar de LGD não pode agora querer que sejam apenas guardadores de propriedades. Por isso, um bom Serra é o que é capaz de lidar com lobos.
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

segunda jan 21, 2008 3:02 pm

Pois Casanaval fizemos os dois e de igual modo e pelo mesmo motivo :wink: ,eu tambem nao estava a generalizar baseado em ti e nos teus amigos como pensa mas falo na grande mole dos "criadores" que anda com os caes "AU AU" pela ruas do nosso pais. :lol:
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jan 21, 2008 3:19 pm

Mas vá, faça-me a vontade, considera um bom Serra, um cão que não guarde? Considera um bom Pointer, um cão que não caçe?
Ooopss...Cindelp, parece que não lhe querem fazer a vontade...
Pointerman
Membro Veterano

segunda jan 21, 2008 4:56 pm

W.A. dizia em 1900:"Quanto mais nos afastamos do original pior" va-se la saber porque. :wink:
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda jan 21, 2008 8:05 pm

Este tópico, que começou de uma forma patética com os comentários do costume, até se tornou interessante.

Não li tudo ao pormenor porque não tenho tido muito tempo, visto ser um papalvo do século XIX que gosta de passar os fins de semana com os cães no campo a caçar e a praticar outras actividades não politicamente correctas na nossa tão civilizadíssima sociedade. Enquanto outros gostam praticam a civilizada actividade que consiste em ficar o fim-de-semana em casa a comer pipocas e ver filmes americanos, com o lulu aos pés.
Gostava que me explicassem, os seres mais civilizados, como é que se caçam javalis sem cães de caça grossa e caso optem por não os caçar expliquem-me como resolveriam o problema do excesso de população destes animais, visto eles serem primitivos e ainda não terem atingido esse grau de sofisticação que é não terem capacidades físicas para se reproduzirem.

Humor aparte, no geral identifico-me muito com as intervenções da Cindelp, Jcsousa e pointerman

Há diferentes “gostos” sobre o que se pretende dos cães e não há muito como argumentar contra gostos. Mas a canicultura moderna não foi criada para satisfazer gostos (embora infelizmente o faça) mas sim para preservar raças que por diversas razões se extinguiriam.
Os pedegrees, os Lopes, as exposições e essa coisa toda surgiram para preservar algo que por falta de utilidade , e outras razões, se extinguiria. Claro que as raças podem evoluir; por exemplo: os cães dos pastores comiam pão com batatas uma vez por semana (nos outros dias bebiam agua), é natural que criados modernamente com bons alimentos sejam ligeiramente diferentes. Mas transformar todos os cães em cães de companhia e exposição não faz qualquer sentido, até porque a exposições (provas morfológicas) só fazem sentido tendo em vista a funcionalidade.
O que infelizmente tem acontecido com muitas raças, é que se extinguiram completamente e hoje existem outras com o mesmo nome, mas qualquer semelhança com o original é pura coincidência (o exemplo mais paradigmático é o Bulldog).
Se é para criar outras raças com um aspecto mais exótico, e até aberrante, sem qualquer funcionalidade, nem qualquer semelhança com o passado, então acabe-se com a canicultura moderna (que existe para preservar as raças) e faça-se criação de novas raças, todas para companhia e para brincar aos “shows”, com um temperamento politicamente correcto e com diferentes aspectos para os diferentes gostos.
Eu detesto esta ideia, e quero lutar para preservar as RAÇAS CANINAS que ainda existem (e corrigir as que vão no mau caminho) porque, embora a sua utilidade prática seja reduzida, considero que as raças caninas são um património humano e natural que deve ser preservado a todo custo. Do meu ponto de vista são mesmo um dos maiores patrimónios que o Homem e a natureza criaram em conjunto.

Toda a canicultura moderna só faz sentido por uma questão cultural e “mero prazer pela verdadeira canicultura”. Mas há a boa canicultura que é aquela que preserva as raças e a má que é aquela que faz que preserva mas extingue-as.

Quanto a gosto, cada um tem os seus, para mim o que gosto mesmo é natureza, Lobos, Tigres, . . . e cães do mesmo estilo e que me façam viver as emoções da vida selvagem…

Cumprimento
Francisco Bica
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jan 21, 2008 8:13 pm

FBC Escreveu:Este tópico, que começou de uma forma patética com os comentários do costume, até se tornou interessante.

Não li tudo ao pormenor porque não tenho tido muito tempo, visto ser um papalvo do século XIX que gosta de passar os fins de semana com os cães no campo a caçar e a praticar outras actividades não politicamente correctas na nossa tão civilizadíssima sociedade. Enquanto outros gostam praticam a civilizada actividade que consiste em ficar o fim-de-semana em casa a comer pipocas e ver filmes americanos, com o lulu aos pés.
Gostava que me explicassem, os seres mais civilizados, como é que se caçam javalis sem cães de caça grossa e caso optem por não os caçar expliquem-me como resolveriam o problema do excesso de população destes animais, visto eles serem primitivos e ainda não terem atingido esse grau de sofisticação que é não terem capacidades físicas para se reproduzirem.

Humor aparte, no geral identifico-me muito com as intervenções da Cindelp, Jcsousa e pointerman

Há diferentes “gostos” sobre o que se pretende dos cães e não há muito como argumentar contra gostos. Mas a canicultura moderna não foi criada para satisfazer gostos (embora infelizmente o faça) mas sim para preservar raças que por diversas razões se extinguiriam.
Os pedegrees, os Lopes, as exposições e essa coisa toda surgiram para preservar algo que por falta de utilidade , e outras razões, se extinguiria. Claro que as raças podem evoluir; por exemplo: os cães dos pastores comiam pão com batatas uma vez por semana (nos outros dias bebiam agua), é natural que criados modernamente com bons alimentos sejam ligeiramente diferentes. Mas transformar todos os cães em cães de companhia e exposição não faz qualquer sentido, até porque a exposições (provas morfológicas) só fazem sentido tendo em vista a funcionalidade.
O que infelizmente tem acontecido com muitas raças, é que se extinguiram completamente e hoje existem outras com o mesmo nome, mas qualquer semelhança com o original é pura coincidência (o exemplo mais paradigmático é o Bulldog).
Se é para criar outras raças com um aspecto mais exótico, e até aberrante, sem qualquer funcionalidade, nem qualquer semelhança com o passado, então acabe-se com a canicultura moderna (que existe para preservar as raças) e faça-se criação de novas raças, todas para companhia e para brincar aos “shows”, com um temperamento politicamente correcto e com diferentes aspectos para os diferentes gostos.
Eu detesto esta ideia, e quero lutar para preservar as RAÇAS CANINAS que ainda existem (e corrigir as que vão no mau caminho) porque, embora a sua utilidade prática seja reduzida, considero que as raças caninas são um património humano e natural que deve ser preservado a todo custo. Do meu ponto de vista são mesmo um dos maiores patrimónios que o Homem e a natureza criaram em conjunto.

Toda a canicultura moderna só faz sentido por uma questão cultural e “mero prazer pela verdadeira canicultura”. Mas há a boa canicultura que é aquela que preserva as raças e a má que é aquela que faz que preserva mas extingue-as.

Quanto a gosto, cada um tem os seus, para mim o que gosto mesmo é natureza, Lobos, Tigres, . . . e cães do mesmo estilo e que me façam viver as emoções da vida selvagem…

Cumprimento
Francisco Bica
Francisco, permita que lhe diga é o primeiro post seu (tambem nao li todos ;) ) em que eu concordo com a sua opinião na integra.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda jan 21, 2008 8:17 pm

Esqueci-me de um pormenor importante, no domingo também fiz algo muito politicamente correcto que foi o acto de ir à exponor ver canitos

Cumprimentos
Francisco Bica
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jan 21, 2008 8:33 pm

Uns defendem a evolução e outros a preservação. E neste tópico apresentaram-se bons argumentos em textos bem construídos e por isso, apesar dos ideais divergentes, não tenho dúvidas que aqueles que deram e defenderam as suas opiniões ( outros também deram, inclusivé eu, mas cito aqueles que se destacaram, na minha opinião), nomeadamente CindelP, CasadAnaval, Sealords e FBC são pessoas com conhecimentos profundos sobre canicultura, só que têm opiniões diferentes acerca deste complexo tema.
Excelente tópico este.
dnvd
Membro Júnior
Registado: sexta mai 05, 2006 12:15 pm

segunda jan 21, 2008 9:34 pm

ola a todos, fiz um testamento e gostava que o lessem.lol

O Old English Bulldog , de origem inglesa, era utilizado para lutas com touros( daí o nome de bulldog), pela classe alta inglesa. Entre 1600 e 1700, esta raça foi a que deu origem as raças do tipo bull de hoje em dia, incluindo o English bulldog e o American Bulldog. Este cão era conhecido pela sua ferocidade, coragem e físico extraordinário.
Com o passar dos anos a classe alta inglesa começou a ficar “farta” da maneira como o cão se debatia com o touro, mordia e não largava mais. Então decidiram cruzar terriers com buldogs com o intuito de dar mais agilidade a raça, dando origem ao bull terrier. Em 1935 apareceu uma lei que proibia a luta de cães com touros, aparecendo outro tipo de desporto “dog fights” (luta de cães). Com o aparecimento desta lei e deste novo desporto a raça entrou em decadência levando quase a extinção. Os amantes desta raça decidiram “reconstruir” esta raça, mas devido ao seu temperamento agressivo e difícil domesticação decidiram diminuir essas características. Então cruzaram todos os espécimes existentes com o Pug, e com o passar dos anos deram origem ao English Bulldog de hoje em dia. Infelizmente a raça ficou com inúmeros problemas genéticos de saúde.
Então os amantes do original Old English Bulldog decidiram fazer vários cruzamentos genéticos de forma muito cuidada através de programas de reconstrução da raça. Estes cães foram seleccionados de forma exigente com vários cruzamentos pelo meio com o intuito de obter as tais desejadas características físicas e mentais do original Old English Bulldog. O resultado foi um bulldog com melhor aparência do ponto de vista atlético e mais saudável, desaparecendo maior parte dos problemas genéticos do moderno English Bulldog.
Esta raça dada por muitos com extinta é conhecida como Modern Old Inglish Bulldog.
Os amantes desta raça continuam com os cruzamentos com o objectivo de torna-la o mais parecido com a do Século XVII e XVIII.

Estes cruzamentos também deram a origem a Vários bulldogs como por exemplo o Victorian Bulldog.

Depois destes testamento quero dizer que em relação o bulldog inglês que aqui falaram, estou completamente de acordo com alguns dos comentários principalmente os do xPauloSantos muitos outros estou completamente contra.
Muitos destes comentários demonstra que algumas pessoas têm uma metalidade igual a das pessoas que pensão que os pit bulls e rottweiler são cães assassinos e que não merecem existir. É um facto que o bulldog inglês tem sérios problemas de saúde mas ao ponto de dizer que são cães que passam a vida no sofá e não fazem nada senão da problemas ta muito enganado. A sua personalidade e vontade de agradar o dono ultrapassa os problemas que tem, só quem tem um bulldog sabe o que quero dizer. Eu também tinha a imagem de que o bulldog era um cão introvertido, sem graça e sem sentido de humor, mas estava esse tempo todo enganado. Não julguem o bulldog só porque ouviram dizer que era isto ou aquilo, tentem conhecer um e garanto-vos que mudam de opinião a cerca da sua personalidade.
Obrigado pela vossa compreensão;)

É verdade já me ia esquecendo de comentar o primeira pergunta do tópico ,lol
Não sei a força mas deve ter uma pressão bem grande nas mandíbulas, por que a minha bulldog com 3 meses andava pendurada nos queixos do borat. Loll

mando uma foto do Modern Old English Bulldog
dnvd
Membro Júnior

segunda jan 21, 2008 9:36 pm

Imagem
Imagem
Pointerman
Membro Veterano

segunda jan 21, 2008 11:31 pm

Da minha parte ninguem me viu escrever que era um cao sem graça e que nao goste de agradar ao dono tambem nao disse que era um cao com baixa personalidade o que disse foi dos que eu conheci toda a gente se queixava que sofriam muito com o calor e com o frio,que tinham problemas de respiraçao ja que se cansavam muito depressa alem de lacrimejarem muito.
Um deles alem disto tinha muitos problemas de pele(mas como era branco(mas de fisionomia identica ao negro da foto) e caes totalmente brancos acontece isso muitas vezes ,mesmo em outras raças),o outro tinha problemas cardiacos.
Os que vi eram mais baixos mais redondos com menos pescoço e de chanfros mais curtos.
Ao contrario do que possa parecer nao falo de borla mas do que vi(mesmo em exposiçoes).
No boletim ou o que queiram chamar do club do bulldog tinham uma gravura com uma cabeça identica ao que eu disse.
Nunca foi meu objectivo atacar os bulldogs em particular mas sim dar a minha opiniao sobre raças que se tornaram aberraçoes a meu ver,ja que como foi dito nem cruzar conseguem muitos deles e muitas cadelas para parirem teem de ser por cesareana.
Mas como tambem nao acho que os caes que servem invisuais sejam felizes nao me deem muita importancia pois devo ter uma visao distorcida das coisas.

Dnvd sem querer entrar em questoes mas um cao ultrapassar um problema de ordem fisica para agradar ao dono por norma nao da bom resultado.
Um abraço
dnvd
Membro Júnior

terça jan 22, 2008 12:13 am

obrigado pelo comentario, e concordo consigo. eu mesmo tenho um bulldog branco e tenho de ter alguns cuidados extra com ele. a pena ta é o cao so ter herdado o caracter do antigo bulldog. quanto as fotos que mostrei sao do Antigo bulldog que se diz estar extinto, depois de uma segunda tentativa de recuperar o old english bulldog estao a ser bem sucedidos. ;)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jan 22, 2008 9:55 am

dnvd Escreveu: A sua personalidade e vontade de agradar o dono ultrapassa os problemas que tem, só quem tem um bulldog sabe o que quero dizer. Eu também tinha a imagem de que o bulldog era um cão introvertido, sem graça e sem sentido de humor, mas estava esse tempo todo enganado. Não julguem o bulldog só porque ouviram dizer que era isto ou aquilo, tentem conhecer um e garanto-vos que mudam de opinião a cerca da sua personalidade.
Obrigado pela vossa compreensão;)
Se falarmos em termos de caracter podemos dizer que é afetuoso, leal, com forte personalidade e muito inteligente. Em certas ocasiões, independente e teimoso.
Tem um forte caracter e daí não ser indicado para pessoas demasiadamente complacentes ou débeis.

Isso indica uma forte personalidade!

As suas limitações poderão ser fisicas , mas em termos de caracter... sabe bem o quer quer e é bastante equilibrado :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”