Camaleão Calyptratus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

sexta dez 14, 2007 12:35 pm

Oli Olá!

Este é o meu primeiro post e venho fazer umas perguntinhas aos meus companheiros camaleões e reptilários em geral...

Anteontem foi-me oferecido pelo aniversário uma camaleão calyptratus, todos estavam informados e eu estou a tratar de me informar, ainda estou em vasto processo de aprendizagem mas acho que já lhe consigo dar um bom acolhimento quanto ao seu tamanho e idade.
Pento que o camaleão terá uns 4 ou 5 meses, ainda é pequeno, e eu gostaria de vos mostrar as condições qe tenho no terrário para que me possam dar indicações.
O camaleão está num terrário de vidro com aberturas designadas para a ventilação de ar adequado a atmosferas tropicais, equipado com uma lampada UVB-UVA Repti Glo 2.0, um tapete de aquecimento T-rex Cobra Heat Mat que abrange em comprimento cerca de metade da do terrário, estou a usar lampadas convencionais para manter as temperaturas diárias (a questão aqui será qual a lampada de aquecimento que devo comprar), termómetro e hidrómetro T-rex também colocados nos locais respectivos.
O substracto é Bioterra (com fibra de coco) preparado para climas tropicais húmidos.
Mantenho a temperatura diária entre 25 a 30ºC e a nocturna geralmente baixa até 17/18/19 dependendo da temperatura do quarto.
Quanto à humidade, está alta devido à recente inserção do substracto (já o estou a secar exteriormente para compensar) dado que esta se mantinha nos 85/90% , terei de a baixar para os 60% + coisa - coisa, certo?

Quanto ao terrário em si, ainda não compreendi o que a dita Basking area, mas suponho que seja o local mais quente.
Tenho ainda algumas dúvidas, o terrário deve apresentar-se o mais parecido possível comm a floresta tropical do yemen, logo, extremamente verdejante construida essencialmente numa base aérea (dada a espécie do camaleão, este movimenta-se practicamente sempre acima do solo), para tal, aparte das plantas sintéticas quais poderei cultivar? Só tenho conhecimento de Hibiscus...
Quanto à alimentação, o meu camaleão aparentemente não se degusta muito com larvinhas (termófilas), hoje tentarei comprar grilos dado que ontem experimentei colocar 3 moscas e ele comeu-as, mas dado que não sei onde andaram achei que três eram excessivas já por muito tempo.
Quanto à humidade, quando ela se torna excessiva que medidas devo tomar?

Sou extremamente cuidadoso com a introdução de elemntos externos ao terrário dado que estou a ficar maníaco com as infecções dado ter lido tanto sobre substancias tóxicas que...
:p

Dadas as condições que vos apresento, quais os melhoramentos que pensam ser necessários?

Muuito obrigado! ;)
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

sexta dez 14, 2007 1:15 pm

bem para uma pessoa que ainda so se esta a informar devo dizer que ja sabes muito sobre o camalião pra diser a verdade quase tudo mas a uns acertos que te vou esclarecer...
quanto ao basking area e o local mais quente do terrario, mas o teu aquecimento esta um pouco mal feito pois se o camaliao nao anda no chao anda nos troncos e lianas que tenhas no terrario o aquecimento deevia ser feito por lampada de ceramica (nao tem luz mas emite apenas calor) assim ja ia de cima para baixo ao contrario do tapete que e bom para cobras terrestres, geckos leopardo e outros lagartos e cobras que se mantem no chao....quanto a humidade nao te preocupes com isso pois com o tempo de 2 dias ou menos vai baixar mesmo, pois se tiveres o mesmo substrato que tenho na cobra ( humus ) tivestes que por o humus dentro de agua para ele se expandir e depois puseste no terrario ainda muito humido...com o tempo e com o calor gerado no terrario essa humidade vai baixar pois o substrato vai secar...depois podes manter a humidade nos 60/70% com um borrifador simples..quanto a alimentacao podes dar grilos (dieta base dos camalioes) moscas ( e bom para quando tiveres com falta de grilos) gafanhotos (vendidos em algumas lojas) e de resto acho que se seguires isto e continuares com as tuas pesquisas acho que te vais safar bem. outra coisa que me ia esquecendo...os camalioes nao bebem de bebedouros e assim..bebem as gotas que ficaram nas folhas e nos vidros do terrario por isso sera bom todas as manhas borrifares o terrario para imitar o orvalho...
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
Taelife
Membro Veterano

quinta jan 10, 2008 9:54 pm

mt obrigado pela tua resposta!

segui as indicações e o calyptro parece-me estar-se a dar bem! nao representa sinais de stress fora dos normais e a sua coloração/alimentação está porreira.

Hoje deparei-me apenas com mais uma coisa que me deixou um pouco preocupado. Na sua pele, no focinho, esta a acontecer algo semelhante a uma "troca de pele" dado que a pele antiga esta agora escamada esbranquiçada e por baixo nota-se pele nova. estive a ler sobre todo o tipo de doenças e nenhuma me parece encaichar. Dado ele estar em crescimento, ainda não consegue criar muitas cores, pelo que me sinto tentado a depreendar que haverá algumas etapas no crescimento dos camaleoes nas quais eles trocarão de pele (literalmente).

Pelo vosso conhecimento, alguem teve este tipo de experiencia?
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

sábado jan 12, 2008 8:59 pm

:D
Eu só percebo de tartarugas (e pouco, claro) mas tenho uma granda pancada por camaleões e tenho a certeza que não vou morrer sem ter comigo um camaleão (vários??). Por favor, põe aí umas fotos do teu biscoito...please... :wink: :wink:
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo jan 13, 2008 8:47 am

<mode=offtopic>
colubridae Escreveu:bem para uma pessoa que ainda so se esta a informar devo dizer que ja sabes muito sobre o camalião pra diser a verdade quase tudo mas a uns acertos que te vou esclarecer...
lol fico honrado em haver um membro do forum a saber TUDO sobre os camalioes.Sim que depois desses acertos ja sabe mesmo tudo . :lol:
</mode>
Taelife
Membro Veterano

domingo jan 13, 2008 9:29 pm

ja me apercebi k era mm uma muda de pele.. esporadicamente acontece, para se tornar mais facilitada deve-se elevar o humidade a cerca de 70 + coisa menos coisa ;)

ta tudo bem cm ele, hehe, ja faz mais corezinhas
Taelife
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 9:57 pm

e aqui vai!
Conforme o pedido, vou por aqui umas fotositas do meu calyptro no actual terrário, prometo que terá um melhor durante o próximo mês. (também, para já, este n é de todo desapropriado).

e...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Phuzer
Membro Veterano
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm

domingo jan 20, 2008 10:22 pm

Esta excelente, muito bonito mesmo :wink:

Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

domingo jan 20, 2008 10:28 pm

lindo ;)

parabens!
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

segunda jan 21, 2008 4:59 pm

atençao as humidades elevadas nos calyptratus, como o nome comum indica (camaleão do Yemen) eles sao originarios do Yemen, que é desértico e n uma linda floresta tropical.
<p> </p>
<p> </p>
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda jan 21, 2008 9:07 pm

pelo que vejo tens um termometro no vidro..

pah, esquece isso e arranja um termometro digital, esse termometro só te mede a temperatura no vidro e não a temperatura do ar do terrário, que é o que realmente te interessa..

Quanto ao amaleão, como o gezzmo disse, tem atenção as humidades, não devem ser tão altas como outros camaleoes de florestas trópicais... Tens um exemplar muito bonito, trata-o bem :wink: :wink:

abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

segunda jan 21, 2008 9:38 pm

Lindo, lindo, lindo,...é uma criatura magnífica, fico sem palavras.
Parabéns!!! :wink: :wink:

(P.S. Escusavas era de fazer publicidade à Zoomed, os gajos já têm bué guito!... Eh Eh Eh...)
Taelife
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 1:00 pm

eu tenho 2 termometros, mas sim, estão ambos colocados no vidro.. vou ver se arranjo algum digital nos proximosdias.

Quanto à humidade, ela ronda quase sempre os 50 a 70 %, sobe apnas quando borrifo o terrário, como foi o caso quando tirei as fotografias :p tinha acabado de o borrifar e ele de beber..

muito obrigado pelas dicas!
espero daqui a cerca de 3 a 4 semanas vos poder mostra-lo já no novo terrário...
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça jan 22, 2008 1:06 pm

optimo, basicamente essa especie só precisa dos borrifos para as mudas de pele e para beber, humidades elevadas constantes podem provocar problemas respiratórios.
mas parabens, ele parece estar mt bem se saude, está com uma cor invejavel...
<p> </p>
<p> </p>
Taelife
Membro Veterano

segunda jan 28, 2008 11:50 am

yap, agora minimizei isso com um daqueles sistemas de gota a gota ;)

ah! e para quem gostar, tem aqui um videozinho.. :p

http://youtube.com/watch?v=PZO98yyK5gs#
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”