Férias com os nossos animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça abr 29, 2003 11:17 am

Olá

Tenho vindo a prometer há bastante tempo a divulgação de um guia sobre estabelecimentos hoteleiros das classes "Turismo rural" e "Turismo de Habitação".

Não consegui obter ainda o guia de 2003 porque se encontra esgotado e como o período de férias está à porta, preferi não esperar até porque, para este efeito, o guia de 2001 serve perfeitamente.
Aqui no Porto, na Direcção do Turismo, têm um exemplar de 2003 que facultam ao público para consulta e parto do princípio que este procedimento se estende aos restantes Centros do país.

É editado pela Direcção-Geral do Turismo e pelo ICEP (Investimento, Comércio e Turismo) e com a colaboração das Direcções Regionais de Turismo dos Açores e Madeira.

Imagem

É um volume com cerca de 400 páginas, organizado por grandes zonas do país: Porto e Norte de Portugal; Beiras; Lisboa e Vale do Tejo: Alentejo; Algarve. Isto, claro, em Portugal continental.

Imagem

Em cada página são dadas as características mais relevantes de cada estabelecimento: uma pequena descrição, um esquema do acesso, uma foto exterior e uma interior das instalações, uma sinalética para definir aspectos de pormenor, como por exemplo a autorização ou não do acesso e hospedagem dos animais.
A título de exemplo e sem quaisquer interesses de divulgação (não conheço o estabelecimento) mostro uma das páginas:

Imagem
Imagem

e a sinalética que nos interessa em particular.

Como já referi antes, eu conheço pessoas que têm frequentado estes estabelecimentos e ficaram "viciadas". Um casal que eu conheço, que me facultou este Guia, tem um casal de labradores e costuma ir, um pouco à aventura, quase todos os fins de semana, principalmente os prolongados, porque, segundo dizem, não querem outra coisa. E os cães também adoram, claro, porque eles procuram sempre instalaºções com amplos espaços privados exteriores.

Bem, eu este ano vou experimentar. Também já é tempo de fazer férias.
Tenho ficado "preso por ter cão" e esta deve ser uma óptima solução.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça abr 29, 2003 11:25 am

Olá nel!!!!

Onde é que posso arranjar esse guia? ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça abr 29, 2003 11:25 am

Nel, venho felicitá-lo porque realmente o seu valor neste fórum é inegualavel. Como sempre com conselhos úteis para todos nós, comentários construtivos e, quando deve de ser, bastante animados. Gabo-lhe a vontade e o gosto que tem de informar todos os que aqui convivem. Está provado mais uma vez que esse valor não lhe é dado em vão. É, de facto, um problema que nos preocupa na época de férias. Problema esse que deixou agorinha mesmo de o ser...o Nel tratou de nos ajudar!!! ;)
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça abr 29, 2003 11:39 am

Deixo, aqui também, o link que a Aisd deu para um site onde, escolhendo a opção Animais de Estimação (entre outras), nos dá uma lista de sítios (desde uma estrela a cinco estrelas) possíveis:

http://www.maisturismo.com/

Espero que não se importem! ;)
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça abr 29, 2003 12:08 pm

Olá,

Bastante útil, principalmente nesta altura. Acho que esta informção devia ser muito divulgada, para que as pessoa vissem que existem diversos sitios para férias que aceitam os animais de estimação. Existe tanta opção de escolha!!!!!

Não se esqueçam dos parques de campismo... Há muitos parques que admitem os respectivos animais de estimação. A minha escolha este ano vai para o Parque de Campismo do Meco ;)

Miau
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

terça abr 29, 2003 12:54 pm

Já há uns tempos, no princípio do mês, se falou nas férias com os nossos amigos.

Interessa rever, a propósito deste tópico. O tópico era "Eles podem vir conosco".

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=5451

Espero que também seja útil.

Filipa
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça abr 29, 2003 1:01 pm

Eu no meu caso estou mais à vontade, porque quando vou de férias é sempre p/casa da minha avó no Alentejo e claro que a Yara vai sempre. Mas se algum dia tiver de ir p/outro sitio terei muito cuidado ao escolher o sitio pq se a Yara não entra eu tb não.
Obrigado pela dica Nel. ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 29, 2003 1:12 pm

Sem querer ofender ninguém,

De certeza que querem levar os cães para férias ?

Vão levar os cães para um lugar estranho (onde o choque termico pode ser grande), onde estam limitados (não podem entrar em CC, em praias ...), ou seja, acabam por estragar as ferias, tanto a nós como a eles proprios.

Não será preferivel, das duas uma : ou ficamos em casa, a por o sono em dia, na companhia dos nossos amigos , ou entao, vamos passar uma semaninha fora e pedimos a alguem de confiança que cuide dos nossos canitos (e temos sempre os hoteis caninos) ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 29, 2003 1:47 pm

Percebo-o, Paulo.
Mas, para mim e para o meu marido a gorda (ié, a preta, ié, a Zorra) é família.
Não me parece que gozássemos as férias sem ela !

Estamos a tentar arranjar uma casa, não muito longe de Lisboa e não muito longe da praia.
Assim podemos (não passamos muito tempo na praia) ir à praia, passeá-la, estar com ela !
Provávelmente vai ter de ficar fechada durante algumas horas quando formos à praia, mas é só.
E é só porque não nos deixam levá-la à praia.
Pensamos que ela deve preferir (sabemos que nós preferimos) estar algumas horas fechada (menos tempo que no cio) e o resto do tempo connosco do que sózinha em casa (a casa dela) o tempo todo.
Se não conseguirmos...ficamos em casa.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça abr 29, 2003 4:18 pm

CindelP Escreveu: Sem querer ofender ninguém,

Vão levar os cães para um lugar estranho (onde o choque termico pode ser grande), onde estam limitados (não podem entrar em CC, em praias ...), ou seja, acabam por estragar as ferias, tanto a nós como a eles proprios.

Não será preferivel, das duas uma : ou ficamos em casa, a por o sono em dia, na companhia dos nossos amigos , ou entao, vamos passar uma semaninha fora e pedimos a alguem de confiança que cuide dos nossos canitos (e temos sempre os hoteis caninos) ?
Eu adopto mais ou menos a teoria, se elas não podem ir, não vou
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 29, 2003 4:19 pm

Olá

Joana, este Guia é distribuído (vendido?) pela Direcção-Geral de Turismo através dos respectivos Postos distribuídos em todo o país.
Este de que apresento as fotografias foi-me oferecido. Esqueci-me de perguntar o preço... :oops: mas não deve ser caro.
Informaram-me que o Guia de 2003 está esgotado, mas têm um exemplar à disposição do público nos postos de Turismo para consulta.

As informações que obtive foram-me dadas por pessoas que já passaram férias e fins de semana nesses estabelecimentos e ficaram muito satisfeitas, exactamente pelo facto de poderem levar os cães. Como há um número muito considerável de estabelecimentos, normalmente escolhem os que possuem espaços amplos exteriores.

Como todos os estabelecimentos hoteleiros, os preços variam conforme as respectivas instalações e equipamentos, mas essa escolha depende do gosto e preferências de dada pessoa.
Repare-se que estes estabelecimentos hoteleiros não foram concebidos exclusivamente, como é óbvio, para as pessoas que querem passar férias com os cães. Em muitos casos, por acaso, foram motivados pela actividade da caça, mas outros possuem atractivos que, no meu caso muito particular, pouco interessam.
A mim por exemplo não interessa que haja piscina nem campo de ténis (por ex.) porque nado como um prego e nem sequer sei pegar numa raquete, mas já me interessará que o estabelecimento fique numa quinta com um espaço bastante amplo onde possa passear com os cães livremente. Também me interessará ter mesa posta e não ter o frete de cozinhar... e por aí fora. Existe uma série de alternativas à medida de cada pessoa, casal ou agregado. Não posso adiantar mais...porque também não sei.

É conveniente, isso sim, fazer um prévio reconhecimento do local, das instalações e de outras condições que não vêm expressas no Guia, como por exemplo saber se os cães podem entrar mesmo dentro de casa ou se ficam num canil das próprias instalações (Naqueles estabelecimentos que referi normalmente usados pelos caçadores, os cães ficam em canis). É que o Guia dá a indicação apenas através daquela sinalética mas não especifica este aspecto. Por exemplo, no meu caso particular, eu quero que os meus cães entrem dentro das instalações sem quaisquer impedimentos e sei que há estabelecimentos que permitem isso. Outros não. As pessoas vão para um lado e os cães ficam nas suas próprias dependências (canis).
Ainda mencionando essas pessoas que me têm informado, antes de irem definitivamente de férias, primeiro foram em atitude de passeio visitar as instalações e ver como é, tudo direitinho.
Eu como posso recorrer às informações dadas por eles próprios, que já estiveram numa série de casas, e como tenho todos os motivos para confiar, limitar-me-ei a telefonar para efectuar a marcação e mais nada.
Mesmo assim, não vá o diabo tecê-las, talvez vá primeiro instalar-me apenas durante um fim-de-semana para ver como é... Aqui pertinho em Ponte de Lima ou por aí.

Estas são as informações que posso dar e que me limito a passar sem ter passado pela experiência, não podendo assumir qualquer responsabilidade, como é óbvio, se o resultado final não corresponder à expectativa. Eu vou experimentar com uma grande dose de optimismo e de confiança. Quando, ainda não sei. Depois direi coisas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MonicaT
Membro
Registado: sexta mar 21, 2003 3:16 pm

terça abr 29, 2003 4:20 pm

Nel e monikestarr,

Obrigado pelas dicas. Sempre pensei que iria ser complicado passar um fds fora e levar o Gaspar, afinal sempre existem mais locais do que eu pensava que aceitam animais.

Em relação às férias estou como a besourinha, não é nada complicado pois como vou para a casa de praia dos meus pais posso levar o Gaspar. E como toda a vizinhança tem cães (alguns andam soltos) não vai haver grandes problemas. Ao Gaspar só o irei soltar para fazermos uma caminhada ao final do dia quando a praia estiver deserta.

PS - Andam soltos mas não incomodam ninguém e raramente vão para a praia.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 29, 2003 4:25 pm

Percebo-o, Paulo.
Mas, para mim e para o meu marido a gorda (ié, a preta, ié, a Zorra) é família.
Não me parece que gozássemos as férias sem ela !
Obrigado ;) mas não é a mim que se refere pois não?
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 29, 2003 4:34 pm

Olá

Na mensagem anterior esqueci-me de fazer uma referência à mensagem da Cindel. Aqui vai.

Basicamente estou de acordo com a Cindel. É exactamente pelos motivos que ela apresenta que eu tenho preferido não ir de férias e ficar em casa, isto quando o meu filho não tem disponibilidade de ficar com eles durante a minha ausência.
O que me seduz no esquema do turismo de habitação é, no fundo, a pessoa não sair propriamente de casa mas simplesmente mudar de ares. Os próprios cães beneficiam com isso, porque eles também gostam de outros odores, de ter sensações novas.
Eu digo isto porque os levei já por duas vezes a casa de uns amigos que possuem uma casa na aldeia com um espaço exterior razoável. Estive já alguns dias e testemunhei que eles andavam felizes e contentes. Aliás isto foi confirmado quando fui da segunda vez. Ao aproximar-me da casa, ainda a uns quilómetros de distância (parece impossível) eles ficaram excitadíssimos por saberem que iam para lá.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça abr 29, 2003 4:35 pm

CindelP Escreveu: Sem querer ofender ninguém,

Os meus cães vão para a praia comigo, por isso escolho bem o meu local de férias. Onde eles não entram, eu tambem não. De qualquer maneira, tenho a hipotese de deixar as cadelas com a minha avó e o cão com o meu irmão, mas este ano elas vão comigo... opções!

Miau
Responder

Voltar para “Cães”