o meu gato ataca-me!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sandyb
Registado: segunda mai 20, 2002 5:01 pm

terça jan 22, 2008 1:16 pm

De à umas semanas para cá que estranho o comportamento do meu gato, mia mt, anda às voltas pela casa, etc, bom axei que era por querer ir as gatas....mas agora deu em atacar as pessoas, e não me parece que seja pra brincar ou chamar à atenção. Estava eu mt sossegada, no meu sofa, quando sem mais nada me ferra no braço com uma força que até me vieram as lágrimas ao olhos, logo fugiu enfiando-s no lugar mais dificil para não ser apanhado. Há uns dias mordeu o meu pequeno e arranhou-lhe a cara....enquanto ele dormia.... gosto mt do gato e não vejo explicação para o que faz pois ninguém o maltrata. Dizem que os gatos são um animal mt traiçoeiro, nunca acreditei mt nisso mas agora.....
se alguém tiver alguma ideia do que se está a passar...agradeço a vossa opinião....
Caisi
Membro Veterano
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am

terça jan 22, 2008 1:21 pm

Bom tade,

Eu não sou vet, mas posso lhe dizer que pela minha experiência com os gatos, penso que ele lhe está a chamar à atenção para algum problema que tenha, poderá até ser de saúde.
Não especifica se é gato adulto, mas se for pode mesmo ser isso. Vá com ele ao vet e explique-lhe a situação.
Se não mudou de ambiente, não mudou de casa... será mesmo alguma coisa coma saúde que ele lhe estará a chamar a atenção (repito)
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
sandyb
Registado: segunda mai 20, 2002 5:01 pm

terça jan 22, 2008 1:27 pm

Caisi Escreveu: Não especifica se é gato adulto, mas se for pode mesmo ser isso. Vá com ele ao vet e explique-lhe a situação.
Se não mudou de ambiente, não mudou de casa... será mesmo alguma coisa coma saúde que ele lhe estará a chamar a atenção (repito)

tem apenas 8 meses, é novo e tudo está igual ao que estava, em relação à saúde, aparentemente tá td bem. Ainda não está castrado... poderá ser essa a razão???
Simson
Membro
Registado: segunda jan 21, 2008 5:01 pm

terça jan 22, 2008 1:29 pm

VET.........
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

terça jan 22, 2008 2:03 pm

Quando eu estou no sofá algumas vezes a minha gata também me morde (suponho que seja para chamar a atenção) mas não ao ponto de me virem as lágrimas aos olhos :| Nessas alturas deve repreende-lo e dizer-lhe um NÃO bem forte (eu faço á minha, ás vezes resulta, outras não :? )

Quanto a arranhar o seu filho (suponho) enquanto este está a dormir não é um comportamento que possa ser considerado normal...

Eu não sou muito expriente com gatos porque só tenho uma e é a primeira, há foristas aqui muito mais experientes pois têm vários gatos e muitos deles desde sempre mas se se tivesse passado comigo eu ia ao vet com ele, pode ser que tenha algum problema e queira chamar a atençao :?
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jan 22, 2008 2:15 pm

8 mesinhos...
pode ser a mudança de comportamento por estar a atingir a maturidade sexual... :wink: e a melhor coisinha a fazer seria castrá-lo...
pode ser apenas para chamar a atenção para brincar...
mas também pode ser por ter algum problema de saúde, como disse a Caisi... :|

a minha gata também me ataca, às vezes... ela sempre foi assim, desde bem pequenina... :?
mas eu sei que só faz aquilo quando quer brincar... e apesar de magoar sempre alguma coisita, não morde para magoar a sério... :wink:
agora, se eu fizer alguma coisa que a chateie, aí não me safo que uma bela mordida :o mas normalmente eu sei o porquê de tal reacção :!:

eu concordo que o melhor a fazer seria levá-lo ao vet :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça jan 22, 2008 5:26 pm

Bem o meu Sam tambem me tem mordido ultimamente. Mas é nitido que o faz porque quer atençao... Ando em exames da faculdade e nao lhe tenho dedicado muito tempo... entao ele morde-me.

de vez em quando estou no computador, ele salta para a secretaria e morde-me o braço. mas mal lhe faço festinhas fica amoroso... De manha tambem me ataca... quer que eu acorde e o coce. :?

No meu gato as mordidelas sao uma forma de chamar a atençao... mas cada caso é um caso. Leve-o ao veterinario e veja o que ele diz.

E pode ser de nao ser castrado... os meus outros gatos, antes de serem castrados, ficavam agressivos na altura do cio das gatas.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 22, 2008 5:49 pm

terá ciúmes? sentir-se-á sozinho? talvez castrando melhore. mas levar uma palmada não lhe faz mal nenhum
anjjazul
inescarmo
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)

terça jan 22, 2008 6:39 pm

Se calhar é por não estar castrado e estar com o cio, com certeza. Castre-o que se for por isso ele vai acalmar. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 22, 2008 6:42 pm

sandyb Escreveu:De à umas semanas para cá que estranho o comportamento do meu gato, mia mt, anda às voltas pela casa, etc, bom axei que era por querer ir as gatas....mas agora deu em atacar as pessoas, e não me parece que seja pra brincar ou chamar à atenção. Estava eu mt sossegada, no meu sofa, quando sem mais nada me ferra no braço com uma força que até me vieram as lágrimas ao olhos, logo fugiu enfiando-s no lugar mais dificil para não ser apanhado. Há uns dias mordeu o meu pequeno e arranhou-lhe a cara....enquanto ele dormia.... gosto mt do gato e não vejo explicação para o que faz pois ninguém o maltrata. Dizem que os gatos são um animal mt traiçoeiro, nunca acreditei mt nisso mas agora.....
se alguém tiver alguma ideia do que se está a passar...agradeço a vossa opinião....
Se só agora tem este comportamento, algo se alterou na vida do gato. Uma vez que não houve alteração no ambiente dele, só pode ser por uma questão de transição da idade... e nestes casos a castração costuma ajudar a acalmar! Ou então, por exclusão de partes, pode sim ser por uma questão de saúde!
Leve o gato a ser examinado no Veterinário.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

terça jan 22, 2008 7:08 pm

sandyb Escreveu: Estava eu mt sossegada, no meu sofa, quando sem mais nada me ferra no braço com uma força que até me vieram as lágrimas ao olhos, logo fugiu enfiando-s no lugar mais dificil para não ser apanhado. Há uns dias mordeu o meu pequeno e arranhou-lhe a cara....
bem..acho uma situçao sempre um bocado grave,pois o seu gato esta a aleijalo a sério!! a minha nika uma vez furou-me a orelha! eu ralheilhe,dei um koto de mias atençao..ate que ele aprendeu que isso nao se fax!
tente dar um bocado de mais atençao,alias,por o gato ser pequeno ele nao deve tar muito abituado á mudança!! penso que é melhor consultares o VET. poes ele te dara informaçoes que serao de certeza preciosas para esse teu problema! :!:
Ourihana
Membro Júnior
Registado: terça nov 06, 2007 4:36 pm

quinta jan 24, 2008 12:17 pm

O melhor será levá-lo a uma consulta de Comportamento Animal. Faça uma pesquisa na net que encontrará alguns. Não sei onde mora mas sei que o Hospital Veterinário do Seixal tem essas consultas e na Charneca da Caparica também.
Espero que tudo se resolva.
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quinta jan 24, 2008 12:26 pm

Ourihana Escreveu:(...) consulta de Comportamento Animal.
Eu não paro de me surpreender, na positiva, com este fórum! Até consigo adivinhar para que serve a consulta mas... consiste em quê? Alguém mo sabe dizer?

Espero que o comportamento da miau melhore! ;)
Isa.
Ourihana
Membro Júnior
Registado: terça nov 06, 2007 4:36 pm

quinta jan 24, 2008 1:02 pm

Essa consultas servem para identificar e tratar precisamente os comportamentos estranhos dos animais.
Através de uma amiga soube que o cão dela afinal perseguia tanto a própria cauda porque tinha um problema de stress e neurológico.
Enfim, se existe esta disciplina nos cursos de Veterinária por alguma coisa deve ser.
É como nós humanos servirmo-nos da psicologia.
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quinta jan 24, 2008 1:17 pm

Obrigada, ourihana.

Eu percebi para que serviam, o nome da consulta diz logo muito. Perguntei é se sabias em que consistiam os testes/ consulta por não fazer a mínima ideia de como se vai "falar" com o gato...
Isa.
Responder

Voltar para “Gatos”