guppys

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
-xana-
Membro Veterano
Registado: quinta abr 27, 2006 6:24 pm

terça jan 22, 2008 9:23 pm

E sempre bom lembrar que os guppys são lindíssimos vou falar um bocado a cerca deles este testo tirei de uma revista:) achei interessante e achei que tambem alguem acha-se por isso vim escrever

:D

Talvez já tenha ouvido falar dele, senão pelo seu nome científico, Poecilia Libestes Reticulata, pelo menos por aquele pelo qual é mais comummente chamado: Guppy. Os aquariófilos conhecem-no bem, mesmo os principiantes, ou, dever-se-ia dizer antes, particularmente os principiantes. Isto porque é uma das espécies de mais fácil manutenção, não oferecendo cuidados especiais, nem se apresentando demasiado sensível. Ainda que havendo muitas variantes desta espécie, em todas elas o fascinante colorido associado à sua típica barbatana traseira, a lembrar uma saia de juta havaiana a ondular em pleno aquário, tornam-nas irresistíveis. Uma exuberância exclusiva dos machos, já que as fêmeas, no seu tom cinza, são mais comedidas em efeitos especiais, mas não em tamanho. Outra diferença entre sexos é o facto dos machos atingirem a maturidade mais cedo do que as suas parceiras, que apenas atingem o seu pleno desenvolvimento aos três meses de vida.
Macho ou fêmea, o Guppy, por ser muito pacífico, é um hóspede frequente de aquários comunitários, enchendo-o de vida, pelo colorido e pela sua vivacidade. A sua ementa não é exigente e não tem comportamentos agressivos. Ainda assim, pode ter de manter o seu aquário em regime de mono-espécie. A simpatia do Guppy não está em causa, mas tem um hábito que por vezes incomoda e stressa outras espécies: gosta de andar atrás de outros peixes, seguindo-os pelo aquário fora. Não raras vezes, com prejuízo para a sua própria e longa barbatana traseira, na qual o peixe perseguido acaba por morder. Peixes maiores podem mesmo comê-los. Só entenderá isto como um contratempo se nunca tiver visto um aquário só com Guppys, a cores e ao vivo. É um quadro colorido que não se esquece.
Ainda que aparente extroversão, o Guppy é afinal um peixe sensível. Proporcione-lhe esconderijos em todas as zonas do aquário. Consegue-o com a própria decoração: plantas, rochas… E o facto de ser de boa boca não quer dizer que descuide um dos principais cuidados a ter com todos os peixes: não deixar que coma em demasia. Comida para peixes tropicais não será difícil de encontrar, mas, se poder, não deixe de lhe dar comida fresca: espinafres, alface, moscas da fruta ou larvas de mosquito são bons alimentos. É até divertido observar um Guppy a comer larvas, ou minhocas, pois ingeremnas como se fossem esparguete. Mas evite este espectáculo já que é mais seguro cortar-lhe os alimentos em pequenos pedaços, até porque o Guppy tem um estômago pequeno.

Curiosidades Guppy
— É oriundo da América do Sul e da América Central
— Acasala facilmente
— Não é ovíparo. A fêmea dá à luz pequenas crias
— Para elevar o índice de sobrevivência das crias, coloque-as junto com a mãe num aquário à parte, já que os pequenotes são um petisco para alguns peixes
— Vermelho, verde e azul são as suas cores mais frequentes
— Os Guppy têm sido postos em liberdade em várias zonas da Ásia numa tentativa deliberada de fazer frente à Malária, uma vez que as populações deste peixe reduzem o número de mosquitos
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta jan 30, 2008 12:02 pm

Aqui vai mais uma ajudinha. :wink:

Os guppys são animais maravilhosos, com cores maravilhosas, é o peixe indicado para enveredar por este mundo lindo da aquariofilia, é um peixe bastante resistente, e para os mais curiosos que querem ver nascimentos rapidamente este é sem duvida o melhor de todos.

Família : Poecilídeos

Nome comum: Guppy

Nome Científico : Poecilia reticulata

Comprimento em adulto : Machos = 30 mm – Fêmeas = 60 mm

Temperatura da água : 22 – 28º C

pH : 7,2

GH : 12

Alimentação :

Estes pequenos peixes mas só de tamanho, porque a sua beleza posso garantir que é enorme.
Alimentam-se de alimentos secos, como por exemplo, flocos, granulado, também gostam muitos de larvas, artémia e pulgas do mar.
Mas agora mais um conselho, a quem faz como eu e não quer usar maternidades não de larvas, artémia e pulgas do mar, pois isso ira fazer com que eles comam tudo quanto é mais pequeno e caiba nas sua bocas pequenas, assim os alevins não iram sobreviver e iram ser comidos, mas com os flocos ou granulados evita-se o stress da maternidade.

Reprodução :

São os peixes mais fáceis de se reproduzir de aquário, para os curiosos então são óptimos assim podem ver os nascimento e crescimentos dos mesmos, estes atingem a idade adulta com 6 meses de idade, em media vivem 2 anos, apesar deter um macho já a 3 anos.

E agora fotos de alguns meninos meus que ainda estão comigo outros já faleceram, ora aqui vai:

Todos estes meninos são da minha criação, selecionei umas femeas e machos e isto foi o que deu, meninos e meninas maravilhosos, pelo menos para mim, aqui estão só alguns dos muitos...

Este e o meu macho half black :lol:

Imagem

Imagem

Estas são duas das minhas femeas maravilhosas half black :D

Imagem

Imagem

Este é um macho que comprei a um criador acheio maravilhoso, e de raça king cobra, na altura trouxe um trio mas apenas restou este e uma femea.

Imagem

Este é mais um menino que nasceu ca em casa, veiu de uma cruza que fiz com o king cobra .

Imagem

Esta é mais uma das minha varias paixões um menino que nunca tinha visto antes, eu dei-lhe o nome de arco-iris, e filho de uma femea que tambem nasceu cá em casa com um macho Japan Blue de um amigo meu que ja morreu de velhiçe e saiu esta beleza :lol: :lol:

Imagem

E agora o Guppy HalfBlack AOC adulto.

Imagem

:wink:
Responder

Voltar para “Peixes”