Tradição de tortura animal em Viseu
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Recebi agora mesmo este e-mail.
Caros amigos dos animais!
Chegou a hora de acabar com uma tradição primitiva e cruel que serve apenas para divertir uns quantos sádicos.
Acontece em Campia, uma pequena aldeia do concelho de Vouzela em Viseu. No dia de Carnaval os organizadores da festa teimam em incluir uma tradição que consta do seguinte: Os organizadores caçam , roubam um gato, algures, e metem-no num cântaro onde fica fechado até à hora da festa (todos sabemos que os gatos sofrem de forte claustrofobia, e, só isto é causa de grande angústia e sofrimento).
Depois, no largo da festa, está um grande mastro ladeado de lenha, o cântaro é elevado por cordas até ao cimo do mastro, a seguir lançam fogo à lenha que aquece o cântaro, queima as cordas e o cântaro cai desfazendo-se em cacos; o gato (se ainda puder) corre espavorido tendo à perna a parolada toda a persegui-lo com paus para ver quem lhe acerta.
Todos sabemos que os países civilizados não admitem más tradições, só as que dão alegria e bem estar a todos. Já no 3º mundo abundam as tradições em que o forte usa o fraco: os apedrejamentos, os sacrifícios, as amputações, a escravatura, geralmente em que as vítimas são as mulheres, as crianças e os animais.
Todos nós temos obrigação de colaborar na evolução do nosso país.
Esperemos então que cada um de nós passe a palavra ao maior número de pessoas, e envie uma crítica a quem tem culpas desta prática.
Tem o Presidente da Junta, que é um dos organizadores, o Presidente da Câmara que concorda, o padre que abençoa a festa. eEtodos os que vêem, calam e consentem.
As contestações isoladas de nada têm servido, pelo contrário. Temos que ser muitos a repudiar esta tradição para eles perceberem a falta de civismo.
Daqui até ao Carnaval, não paremos de criticar e denunciar a quem de direito:
Presidente da Junta (António Ferreira): [email protected] ; 232751111
Presidente da Câmara (Telmo Antunes): telmo [email protected]; [email protected]
Padre António: [email protected]; [email protected]; Jornal de Vouzela: [email protected]
Sepna de Viseu (Mestre Figueiredo Lopes): 968689245; 232467940 ; 232467954
Após enviar um e-mail perguntando se isto era verdade, recebi de imediato a seguinte resposta do Presidente da Câmara:
Ex.ma Senhora:
Agradeço a atenção de, ao contrário de outros e-mails que me enviaram, procurar esclarecer-se sobre este assunto.
Desde esta manhã que tenho vindo a ser surpreendido por uma série de e-mails em cascata, provavelmente com origem numa pessoa que já foi condenada em Tribunal por injúrias à minha pessoa, que já tem outro processo-crime em curso e que parece que ainda não percebeu que tenho princípios e valores.
O referido e-mail refere que eu concordo com a "tradição". Nunca vi nem participei, mas pelo que me relatam pela comunicação social, admito que se tenham realizado. Como deve calcular, não sou responsável por tudo o de mau e, felizmente, por tudo o de bom também, que acontece no meu concelho, nem tenho meios capazes de impedir que esta situação possa eventualmente repetir-se.
Com os melhores cumprimentos,
Telmo Antunes
[email protected]
Telmo Antunes
[email protected]
Pessoal, vamos mobilizar-nos a ver se acabamos com isto!
Ideias precisam-se!
Caros amigos dos animais!
Chegou a hora de acabar com uma tradição primitiva e cruel que serve apenas para divertir uns quantos sádicos.
Acontece em Campia, uma pequena aldeia do concelho de Vouzela em Viseu. No dia de Carnaval os organizadores da festa teimam em incluir uma tradição que consta do seguinte: Os organizadores caçam , roubam um gato, algures, e metem-no num cântaro onde fica fechado até à hora da festa (todos sabemos que os gatos sofrem de forte claustrofobia, e, só isto é causa de grande angústia e sofrimento).
Depois, no largo da festa, está um grande mastro ladeado de lenha, o cântaro é elevado por cordas até ao cimo do mastro, a seguir lançam fogo à lenha que aquece o cântaro, queima as cordas e o cântaro cai desfazendo-se em cacos; o gato (se ainda puder) corre espavorido tendo à perna a parolada toda a persegui-lo com paus para ver quem lhe acerta.
Todos sabemos que os países civilizados não admitem más tradições, só as que dão alegria e bem estar a todos. Já no 3º mundo abundam as tradições em que o forte usa o fraco: os apedrejamentos, os sacrifícios, as amputações, a escravatura, geralmente em que as vítimas são as mulheres, as crianças e os animais.
Todos nós temos obrigação de colaborar na evolução do nosso país.
Esperemos então que cada um de nós passe a palavra ao maior número de pessoas, e envie uma crítica a quem tem culpas desta prática.
Tem o Presidente da Junta, que é um dos organizadores, o Presidente da Câmara que concorda, o padre que abençoa a festa. eEtodos os que vêem, calam e consentem.
As contestações isoladas de nada têm servido, pelo contrário. Temos que ser muitos a repudiar esta tradição para eles perceberem a falta de civismo.
Daqui até ao Carnaval, não paremos de criticar e denunciar a quem de direito:
Presidente da Junta (António Ferreira): [email protected] ; 232751111
Presidente da Câmara (Telmo Antunes): telmo [email protected]; [email protected]
Padre António: [email protected]; [email protected]; Jornal de Vouzela: [email protected]
Sepna de Viseu (Mestre Figueiredo Lopes): 968689245; 232467940 ; 232467954
Após enviar um e-mail perguntando se isto era verdade, recebi de imediato a seguinte resposta do Presidente da Câmara:
Ex.ma Senhora:
Agradeço a atenção de, ao contrário de outros e-mails que me enviaram, procurar esclarecer-se sobre este assunto.
Desde esta manhã que tenho vindo a ser surpreendido por uma série de e-mails em cascata, provavelmente com origem numa pessoa que já foi condenada em Tribunal por injúrias à minha pessoa, que já tem outro processo-crime em curso e que parece que ainda não percebeu que tenho princípios e valores.
O referido e-mail refere que eu concordo com a "tradição". Nunca vi nem participei, mas pelo que me relatam pela comunicação social, admito que se tenham realizado. Como deve calcular, não sou responsável por tudo o de mau e, felizmente, por tudo o de bom também, que acontece no meu concelho, nem tenho meios capazes de impedir que esta situação possa eventualmente repetir-se.
Com os melhores cumprimentos,
Telmo Antunes
[email protected]
Telmo Antunes
[email protected]
Pessoal, vamos mobilizar-nos a ver se acabamos com isto!
Ideias precisam-se!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
não tem meios? mas se fosse para algo que lhe inteesse depressa enchia tudo de polícias e o padre tb. podia. haver de pregar vezes sem conta. pena tb. não condenar estas práticas. as ovelinhas costumam dar-lhe ouvidos
-
- Membro Veterano
Eu já denunciei ao SEPNA, mas duvido que façam alguma coisa.
Se formos muitos a denunciar pode ser que o caso mude de figura.
É preciso é fazer barulho, a união faz a força.
Se formos muitos a denunciar pode ser que o caso mude de figura.
É preciso é fazer barulho, a união faz a força.
-
- Membro Veterano
Resposta do Padre:
Date: Mon, 21 Jan 2008 22:26:08 +0000
From: [email protected]
Subject: Re: Tortura de animais em Viseu
Fiquei admirado por este assunto ser também enderessado ao Santo Padre
Minha resposta:
Padre António,
Qual é a admiração? O senhor é um Homem de Deus e as pessoas costumam ouvi-lo. Não me diga que não vai fazer nada para evitar que continuem com esta barbárie?
Por favor, tenha alguma atitude, nem que seja condenar publicamente este comportamento.
Estou a ver que não nos ligam nenhuma, vamos ter de tomar outro tipo de medidas.
Date: Mon, 21 Jan 2008 22:26:08 +0000
From: [email protected]
Subject: Re: Tortura de animais em Viseu
Fiquei admirado por este assunto ser também enderessado ao Santo Padre
Minha resposta:
Padre António,
Qual é a admiração? O senhor é um Homem de Deus e as pessoas costumam ouvi-lo. Não me diga que não vai fazer nada para evitar que continuem com esta barbárie?
Por favor, tenha alguma atitude, nem que seja condenar publicamente este comportamento.
Estou a ver que não nos ligam nenhuma, vamos ter de tomar outro tipo de medidas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Se for verdade, então, desde o padre ao resto da comitiva, não passam duns labregos que se recusam a evoluir!!!
Leo

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quarta jan 23, 2008 9:17 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm
Qual a justificação da tradição ?
-
- Membro Veterano
Não faço ideia. Andei a pesquisar na net e não encontrei nenhuma... Por acaso também gostava de saber.CasadAnaval Escreveu:Qual a justificação da tradição ?
Penso que tem a ver com algumas crendices , que o gato é o animal do diabo ( por ser traiçoeiro e falso ). As bruxas são muitas vezes representadas com o respectivo gato preto ou muitas vezes esse mesmo gato transforma-se em bruxa...
Queima-se, como nos tempos da inquisição se queimavam as bruxas e todos os que tinham pacto com o diabo....
Ninguem vai fazer nada.
1º - Traz pessoas à freguesia. Dinheiro para os bolsos locais.
2º - O padre abençoa a " brincadeira " . Dinheiro para o bolso do padre.
3º - Publicidade gratuita. Dinheiro para a autarquia.
Uma solução : apanhar e retirar todos os gatos que por lá andem nessa altura!!!!!

Queima-se, como nos tempos da inquisição se queimavam as bruxas e todos os que tinham pacto com o diabo....
Ninguem vai fazer nada.
1º - Traz pessoas à freguesia. Dinheiro para os bolsos locais.
2º - O padre abençoa a " brincadeira " . Dinheiro para o bolso do padre.
3º - Publicidade gratuita. Dinheiro para a autarquia.
Uma solução : apanhar e retirar todos os gatos que por lá andem nessa altura!!!!!

-
- Membro Veterano
Butterfly_21,
Se isto for verdade, re-envie o email da "maldita tradição" para Organizações de Protecção animal e se realmente for verdade então o padre precisa é duma carta/RECLAMAÇÃO para o Patrearcado de Lisboa referindo que "tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta"
Leo
Se isto for verdade, re-envie o email da "maldita tradição" para Organizações de Protecção animal e se realmente for verdade então o padre precisa é duma carta/RECLAMAÇÃO para o Patrearcado de Lisboa referindo que "tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta"

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quarta jan 23, 2008 9:18 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
http://jn.sapo.pt/2008/01/23/norte/crue ... ampia.htmlCasadAnaval Escreveu:Qual a justificação da tradição ?
-
- Membro Veterano
Butterfly_21,
Mas tem a certeza de que esta situação é verdadeira?
É que por vezes há emails que são falsos e pensando melhor, este pode ser o caso. Mas, ao mesmo tempo, só o facto do padre lhe ter respondido... já nem sei
Leo
Mas tem a certeza de que esta situação é verdadeira?
É que por vezes há emails que são falsos e pensando melhor, este pode ser o caso. Mas, ao mesmo tempo, só o facto do padre lhe ter respondido... já nem sei

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>