A Minha iguana deixou de comer

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

terça jan 15, 2008 8:28 pm

korbe Escreveu:eu pessoalmente não concordo com a ideia de deixar a comida dentro do terrário, pois em contacto com as temperaturas e os elevados graus de húmidade, acaba por secar ou apodrecer, perdendo assim muitos nutrientes que ela contém.

o ideal seria mesmo criares horários de alimentação. para além de criares uma rotina, consegues controlar a quantidade de comida que o teu animal ingere diariamente.

eu pessoalmente alimento o meu animal 3 vezes ao dia: 1ª refeição na hora de almoço, 2ª à hora do lanche e 3ª à hora de jantar.
isso eu concordo...mas...consigo faze-lo tendo ela um ano???regra geral elas quando eu meto a comida elas correm logo para ela...devo conseguir certo?? :|
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

terça jan 15, 2008 10:47 pm

é só pensares um bocado.. de dia metes um pouco de comida.. não lhe metas muita, não porque o animal pode não comer, mas também para o deixar com fome.

à tarde dás-lhe mais um pouco, e à noite mais outro.. e por aí adiante. se fizeres tudo correctamente, aos poucos os teus animais vão-se habituando a essa rotina alimentar.
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

quarta jan 16, 2008 1:18 am

:wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
enigma12
Membro
Registado: sábado jan 12, 2008 2:47 pm

segunda jan 21, 2008 9:47 pm

ja foi ao vet. com ela e eles disseram que ela tinha fezes na barriga e gases (tiraram um radiografia) e eu amanha logo meto publico para verem. Então estou a dar agora aero-om para os gazes e para as fezes uma espécie de laxante. Ela já tem andado muito mais electrica ja faz "coco" e come bem só que falta fazer aquela parte branca que sai nas fezes e que esqueci-me de dizer isso no vet. porque é que era alguem sabe me explicar?
korbe
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 12:59 am

qual é o laxante?! não te aconselharam a fazer mais nada?!
enigma12
Membro

terça jan 22, 2008 10:30 pm

desculpem nao ter posto a radiografia logo meto porque o meu scanner foi para arranjar e eles fizeram testes e disseram que a glucose da iguana estava baixo ou seja tenho que a alimentar bem é o que tenho feito ah! e as fezes dela ja estao a sair com aquela coisa branca ela esta a ficar muito saudavel so que ainda existe mais um problema a cor dela laranja nao e normal pelo menos foi o que o veterinario disse... eles dizem que pode ser das lampadas e tbm me dixeram que tenho que muda-la de 6 em 6 meses. quando poder meto a radiografia
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

terça jan 22, 2008 11:23 pm

Boas... Espero que o teu bichinho esteja a melhorar. Uma coisa, dás muita cenoura à tua iguana? É que eu fui de férias uma semana, e um amigo meu ficou a cuidar da minha iguana... deu-lhe cenouraa semana toda e qual foi o resultado??? Ficou laranja... Quando xeguei entrei em panico... fui ao veterinário pelo que ele me disse que era esse o problema... passados 2 dias com uma alimentação "normal" ja estava a ficar novamente bem verdinha:)

Tenho duas questões a colocar e se alguem me puder ajudar agradecia. Em relação à dita substancia branca que sai junto com as fezes da iguana? È normal? é que nao encontro info sobre isso... E nestes ultimos dias (1 semana) a minha iguana tem andado muito temperamental... muito rabujenta... alguem me sabe dizer o que pode estar a originar esse comportamento?? uma vez que pego nela todos os dias e a alimento muitas vezes á mão?

Já agora, a minha iguana recusa-s a comer a maioria das frutas... a unica coisa que ela come com "gosto" ou seja, sem ser eu a meter-lhe na boca, são verduras, tipo feijão verde, couve, bróculos, cenouras e granulado proprio que lhe junto á salada! A pouca fruta que come sou eu kem lha mete na boca :s
korbe
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 1:22 am

quanto à história da cenoura, é a primeira vez que oiço tal coisa.. quanto mais devido ao betacaroteno que ela contém, quanto mais a tua iguana estava com uns olhos de lince..

a substância branca que saí nos dejectos é perfeitamente normal, e deve defecá-la sempre. essa mesma substância chama-se urato, que não é mais que um sal ou éster do ácido úrico.

que idade é que tem a tua iguana?!

desaconcelho-te mesmo a parares de dar de comer à mão porque o animal pode habituar-se a isso, e depois é um caso sério para voltar a comer sozinho.

quanto à fruta, que tipo de fruta é que lhe dás?!

olha que visto não haver necessidade, não deves forçar o animal a comer. o force feeding costuma ser muito violento e stressante para este tipo de animais..
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

quarta jan 23, 2008 1:41 am

korbe Escreveu:quanto à história da cenoura, é a primeira vez que oiço tal coisa.. quanto mais devido ao betacaroteno que ela contém, quanto mais a tua iguana estava com uns olhos de lince.
Pois, foi o que disse o veterinario... o que é certo é que passou dps de uns dias sem comer cenoura! Ás tantas devia ser saudades :p

korbe Escreveu:que idade é que tem a tua iguana?!
A minha iguana tem neste momento 1 ano e 7 meses aproximadamente. Tenho-a comigo há 7 meses... e já agora, a minha iguana está a crescer muito rapido... pelo menos eu axo... faz 2 mudas de pele por mês aproximadamente. Nestes 7 meses que esta comigo já cresceu quase 20cm... ta normal?

korbe Escreveu:desaconcelho-te mesmo a parares de dar de comer à mão porque o animal pode habituar-se a isso, e depois é um caso sério para voltar a comer sozinho.
Eu não lhe dou a refeição toda à mão... Os primeiro bocados sou eu que lhos dou... é como para ela pensar: "Ah, este é o gajo que me dá comida!! É amigo!" :p depois coloco-a no terrário e ela faz o resto da refeição sozinha!

korbe Escreveu:quanto à fruta, que tipo de fruta é que lhe dás?!

olha que visto não haver necessidade, não deves forçar o animal a comer. o force feeding costuma ser muito violento e stressante para este tipo de animais..
Costumo dar-lhe maçã, papaia e manga, mas ela praticamente não come. E já experimentei banana, pera e mais alguns que nao me estou a recordar de momento... o que é certo é que praticamente nao pega na fruta...
Quando digo que "forço" a que ela coma fruta, nao quero dzer que lhe abro a boca e lhe empurro a comida pela garganta:p mas meto-lhe a fruta muito tempo à frente até que dê uma dentadinha ou outra, pois li em vários sites que a fruta é importante para estes animais... que não devem comer apenas verduras/legumes. E uma vez que a minha iguana se recusa terminantemente a comer fruta insisto um pouko...

Obrigado pelas dicas e pela ajuda
enigma12
Membro

quarta jan 23, 2008 9:29 am

ya eu dou cenoura a ela mas ja nao comia-a ja á algum tempo ah i nao sei que tipo de laxante é mas de certeza que na é um vet. que só quer e dinheiro e enganar as pessoas, eles percebem mesmo do assunto pois visto que a minha iguana esta a melhorar cada vez mais =D
enigma12
Membro

quarta jan 23, 2008 8:45 pm

Não se percebe muito bem a imagem mas da para ver que ela tinha muitas vezes la dentro e gases e isso era o motivo de ela não crer comer e entre outras coisas.
Imagem
enigma12
Membro

quinta jan 24, 2008 10:21 am

voces conseguem ver a imagem?
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

quinta jan 24, 2008 11:21 am

LOL..

Não, não se vê grande coisa!

Mas parece-me que puseste bolas vermelhas (fezes) à volta de zonas pretas... Ora, no Rx preto=ar, logo Gases!

Supostamente fezes não se veem em Rx, adivinham-se quando o ar está disposto de determinada maneira.

É muito dificil ver nessa imagem digitalizada, mas se o Vet diz acho que não é preciso comprovar mais.

Espero que continue a melhorar.

Cumprimentos
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
enigma12
Membro

quinta jan 24, 2008 11:41 am

ah! já percebi é que pelo mozilla não da para ver nada...bem e normal que na de para ver la muito bem pois o meu scanner nao vale nada... e ela ontem ja comia sosinha =D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”