Tenho vindo a prometer há bastante tempo a divulgação de um guia sobre estabelecimentos hoteleiros das classes "Turismo rural" e "Turismo de Habitação".
Não consegui obter ainda o guia de 2003 porque se encontra esgotado e como o período de férias está à porta, preferi não esperar até porque, para este efeito, o guia de 2001 serve perfeitamente.
Aqui no Porto, na Direcção do Turismo, têm um exemplar de 2003 que facultam ao público para consulta e parto do princípio que este procedimento se estende aos restantes Centros do país.
É editado pela Direcção-Geral do Turismo e pelo ICEP (Investimento, Comércio e Turismo) e com a colaboração das Direcções Regionais de Turismo dos Açores e Madeira.

É um volume com cerca de 400 páginas, organizado por grandes zonas do país: Porto e Norte de Portugal; Beiras; Lisboa e Vale do Tejo: Alentejo; Algarve. Isto, claro, em Portugal continental.

Em cada página são dadas as características mais relevantes de cada estabelecimento: uma pequena descrição, um esquema do acesso, uma foto exterior e uma interior das instalações, uma sinalética para definir aspectos de pormenor, como por exemplo a autorização ou não do acesso e hospedagem dos animais.
A título de exemplo e sem quaisquer interesses de divulgação (não conheço o estabelecimento) mostro uma das páginas:

e a sinalética que nos interessa em particular.
Como já referi antes, eu conheço pessoas que têm frequentado estes estabelecimentos e ficaram "viciadas". Um casal que eu conheço, que me facultou este Guia, tem um casal de labradores e costuma ir, um pouco à aventura, quase todos os fins de semana, principalmente os prolongados, porque, segundo dizem, não querem outra coisa. E os cães também adoram, claro, porque eles procuram sempre instalaºções com amplos espaços privados exteriores.
Bem, eu este ano vou experimentar. Também já é tempo de fazer férias.
Tenho ficado "preso por ter cão" e esta deve ser uma óptima solução.