Pose para apresentação ao júri!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Peterche
Membro
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am

"Cuca" - Gata europeu comum

terça jan 22, 2008 11:46 am

Vivas!

Tenho uma dúvida à qual não encontro resposta aqui no forum e queria saber se alguem me poderá esclarecer.

É possível treinar o nosso cão para que este apresente a pose descrita no estalão da raça (cabeça levantada e firme e o corpo a descair com o rabo entre as pernas), tal e qual como estes se apresentam aos júris nos vários concurso?

Não sei se isto terá a ver unicamente com a genética do cão, mas se for possivel treinar, gostava de saber.

Os melhores cumprimentos
Pedro Martins and BLACK
<p>Cumprimentos</p>
<p>Pedro Martins</p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 586</a></p>
bife1
Membro
Registado: segunda set 04, 2006 8:19 am

quarta jan 23, 2008 12:14 pm

Cao Forista
Isso deve ser treinado, por exemplo o meu tem a ordem "Posição",e o cão deve ficar imobilizado até nova ordem.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quarta jan 23, 2008 12:18 pm

creio q nao tem nada de genetico...

o cao é treinado para a posição correcta, ou estou enganada?
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Peterche
Membro

quarta jan 23, 2008 9:53 pm

Pois de facto não sei se terá a ver com a genética do cão embora um excelente exemplar da raça tenha de ter as caracteristicas descritas no estalão.

Contudo penso que essencialmente a pose vem do treino. O meu PA em algumas alturas pára e fica a observar qualquer coisa e reparo que fica com aquela pose típica dos PA. Adoro vê-lo nessa posição. Calculo que seja um exercicio dificil, o treino da pose.

Cumprimentos
<p>Cumprimentos</p>
<p>Pedro Martins</p>
bife1
Membro
Registado: segunda set 04, 2006 8:19 am

quinta jan 24, 2008 8:23 am

Peterche Escreveu:Pois de facto não sei se terá a ver com a genética do cão embora um excelente exemplar da raça tenha de ter as caracteristicas descritas no estalão.

A posição não tem nada com a genética a posição é apenas para o Juiz poder apreciar melhor as angulações, linha dorsal etc, etc e o PA para subressair tudo aquilo que é para ser avaliado deve estar na posição correcta
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jan 24, 2008 8:51 am

Quanto mais correcta fôr a estrutura de um PA, mais possibilidades há de ele assumir a posição de pose naturalmente.

No entanto isso nem sempre acontece, pelo que, se o quer levar a exposições, será conveniente treiná-lo a permanecer nessa posição.

Bàsicamente o cão deve ter a sua atenção fixada em alguém de quem ele goste e que lhe chame a atenção, enquanto outra pessoa o coloca em posição. A preocupação do manipulador deve ser:

- colocar-lhe os membros anteriores paralelos e perpendiculares ao solo
- a pata traseira que fica do lado do juiz (normalmente a esquerda) puxada atrás até o jarrete ficar perpendicular ao solo

Pequenas variações dependem da estrutura do cão, e são utilizadas para valorizar o mais possível essa estrutura,fazendo ressaltar os pontos fortes e minimizando os pontos fracos.

De qualquer modo um juiz experiente saberá ver na fase de movimento as reais características do exemplar.

Cumprimentos

José Carlos
Peterche
Membro

quinta jan 24, 2008 10:07 pm

Pois eu também tinha essa ideia... mas pensava que um bom exemplar da raça poderia ter mais aptidão para adquirir a pose correcta. De facto o importante no fundo é mesmo o treino que ele vai tendo.

Já agora alguém sabe a melhor forma de treinar o animal para esse fim?

Cumprimentos
Pedro Martins
<p>Cumprimentos</p>
<p>Pedro Martins</p>
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

sexta jan 25, 2008 2:08 pm

Procure por um treino que é chamado por CLICKER. No youtube inclusive irá encontrar muitos videos com esse método. Apenas não sei se é permitido usá-lo em provas. Abraço
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
Peterche
Membro

sexta jan 25, 2008 2:34 pm

O método do clicker consiste no animal ter como acondicionamento um estalinho que é dado com um aparelho de plástico (Clicker) em vez de uma determinada ordem que pode ser dada por vozes diferentes. É mais fácil ele memorizar o som do estalinho em vez das várias vozes.

De qualquer maneira a minha questão em relação ao treino da pose consiste em saber como mostro ao cão o que ele tem de fazer, a maneira de o acondicionar não é muito importante já que ele percebe razoalvelmente as ordens que lhe dou.
<p>Cumprimentos</p>
<p>Pedro Martins</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”