Gatos q bebem água pela torneira
Moderador: mcerqueira
Ao fim de uma semana de ter adoptado o meu Leonardo reparei que ele não bebia mesmo nenhuma água das tacinhas. Fiquei preocupada porque um gato que não bebesse água significacaria problemas urinários e renais pela certa. Até que o vi a lamber uma torneira na casa de banho, abria-a e aí sim, bebeu água que se fartou. A partir daí foi sempre assim. Ele já vinha com essa mania.
A questão agora é que ele já está mt grandinho para seinclinar nos bidés ou nos lavatórios e assim que acaba de beber fica com muita tosse por engolir muito ar. Entretanto resolvi dar-lhe água apenas na cozinha onde a torneira é amis alta e ele nãos e inclina tanto. mas apesar disso contínua com a tal tosse durante uma hora ou duas. Até alguns movimentos a brincar lhe provocam a tosse. Ainda receei que pudesse ser qq doença mas realmente só acontece depois de ele ebber água.
Por telefone soube da opinião da vet. que diz que se lhe deixar de dar água pela torneira que mais dia, menos dia ele acabará por beber da taça. Isto deixou-me apreensiva uma vez que me lembro de quando ele chegou ter estado amis d euma semana sem beber água nehuma das taças.
Também tenho a opinião de uam epssoa q tem uma loja de animais e que considero entendida que me diz que é muito dificil fazer-mos os gatos mudarem o seu comportamento.
Alguém aqui pode compartilhar comigo alguma experiencia que tenha sobre este assunto??
Os gatos podem ficar doentes por ingerir ar ao beber pela torneira??
Por lado tenho receio de que ao retirar-lhe a tormneira ele n beba da taça durante dias e arranje algum problema renal. Por outro lado gostava muito que ele bebesse água normalmente para não ficar como fica cada vez que bebe água.
Se puderem ajudar-me...
A questão agora é que ele já está mt grandinho para seinclinar nos bidés ou nos lavatórios e assim que acaba de beber fica com muita tosse por engolir muito ar. Entretanto resolvi dar-lhe água apenas na cozinha onde a torneira é amis alta e ele nãos e inclina tanto. mas apesar disso contínua com a tal tosse durante uma hora ou duas. Até alguns movimentos a brincar lhe provocam a tosse. Ainda receei que pudesse ser qq doença mas realmente só acontece depois de ele ebber água.
Por telefone soube da opinião da vet. que diz que se lhe deixar de dar água pela torneira que mais dia, menos dia ele acabará por beber da taça. Isto deixou-me apreensiva uma vez que me lembro de quando ele chegou ter estado amis d euma semana sem beber água nehuma das taças.
Também tenho a opinião de uam epssoa q tem uma loja de animais e que considero entendida que me diz que é muito dificil fazer-mos os gatos mudarem o seu comportamento.
Alguém aqui pode compartilhar comigo alguma experiencia que tenha sobre este assunto??
Os gatos podem ficar doentes por ingerir ar ao beber pela torneira??
Por lado tenho receio de que ao retirar-lhe a tormneira ele n beba da taça durante dias e arranje algum problema renal. Por outro lado gostava muito que ele bebesse água normalmente para não ficar como fica cada vez que bebe água.
Se puderem ajudar-me...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
Eu tenho duas gatas e elas tem uma taça cada uma mas bebem agua de qq lado.
tem a mania de ir tb p a casa de banho pedinchar agua no bide, cmg tem azar pq so lhes dou agua la p ai 1 vez por mes mas o meu namorado faz isso todos os dias, mas elas n se engasgam nem ficam c tosse e continuam a beber agua das tacinhas.
qd n lhes dou agua la no bide elas vao embora, troco-lhe a agua smp de amnha e a noite qd chego. se tiver de folgo ponho menos agua e troco mais vezes.
tem a mania de ir tb p a casa de banho pedinchar agua no bide, cmg tem azar pq so lhes dou agua la p ai 1 vez por mes mas o meu namorado faz isso todos os dias, mas elas n se engasgam nem ficam c tosse e continuam a beber agua das tacinhas.
qd n lhes dou agua la no bide elas vao embora, troco-lhe a agua smp de amnha e a noite qd chego. se tiver de folgo ponho menos agua e troco mais vezes.
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Está a falar disto?

Também tenho um assim cá em casa. Nao bebe nunca das tacinhas. Sá das torneiras. E mia imenso a exigir que eu lhe abra a agua... Tem sorte que eu acho fofo.

Também tenho um assim cá em casa. Nao bebe nunca das tacinhas. Sá das torneiras. E mia imenso a exigir que eu lhe abra a agua... Tem sorte que eu acho fofo.

<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro
- Registado: segunda jan 21, 2008 5:01 pm
Que louco.....hihihihihihihihi, e tem a toalha ao lado para depois limpar os bigodes? lol
Porque não experimenta(já que não quer que ele vá ao bidé beber) , um daqueles bebedouros para coelhos , e pôe-lhe uma taça com agua perto , pode ser que a agua que ele tenta beber do bebedouro para coelhos seja a suficiente , e ele acaba por beber da taça......

Porque não experimenta(já que não quer que ele vá ao bidé beber) , um daqueles bebedouros para coelhos , e pôe-lhe uma taça com agua perto , pode ser que a agua que ele tenta beber do bebedouro para coelhos seja a suficiente , e ele acaba por beber da taça......

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Há bebedouros " Water drippers" que se usam muito para roedores. Penso que será do mesmo tipo que o Simson referiu e que se ensinar o gatito a berber de lá, ele passa a não ingerir ar e não tem que ir à taça
Este tipo de bebedouros; "pinga a pinga", são também muito usados para gatos com pouco focinho como os Persas, p.e.
O que a Vet explicou não é descabido e faz parte do comportamento normal de qualquer animal na sua luta pela "sobrevivência".
"tem fome, busca comida" Se "tem sede, busca pela água" mesmo que ambas sejam de difícil acesso!
Boa sorte,
Leo
ps- sei que tenho uma imagem dum bebedouro desses e assim que eu a encontre, coloco-a aqui para ver.
Ora aqui está, já encontrei os links:
Tem este que foi o que mencionei

Ou este já mais sofisticados

Este tipo de bebedouros; "pinga a pinga", são também muito usados para gatos com pouco focinho como os Persas, p.e.
O que a Vet explicou não é descabido e faz parte do comportamento normal de qualquer animal na sua luta pela "sobrevivência".
"tem fome, busca comida" Se "tem sede, busca pela água" mesmo que ambas sejam de difícil acesso!
Boa sorte,
Leo
ps- sei que tenho uma imagem dum bebedouro desses e assim que eu a encontre, coloco-a aqui para ver.
Ora aqui está, já encontrei os links:
Tem este que foi o que mencionei
Ou este já mais sofisticados

Última edição por leonildecarvalho em quinta jan 24, 2008 6:41 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
A minha gata tb bebe da torneira mas só quando a tenho aberta... quando está fechada bebe da tacinha...
Experimente encher a tacinha com água enquanto ela bebe da torneira e colocar-lhe a tacinha perto do bocinho assim ela pode começar a lamber a agua da taça sem se dar conta e faz uma transição suave... (foi só uma ideia... nunca fiz nada disso e não sei se resulta mas....
)
Experimente encher a tacinha com água enquanto ela bebe da torneira e colocar-lhe a tacinha perto do bocinho assim ela pode começar a lamber a agua da taça sem se dar conta e faz uma transição suave... (foi só uma ideia... nunca fiz nada disso e não sei se resulta mas....

Tenho um gato que também gosta muito de beber água da torneira do lavatório ou na cozinha. Começa a pedir e a encaminhar-se para o sítio onde pretende beber. De príncipio achava que ele só bebia da torneira, pois nunca o via beber das taças, mesmo que colocasse uma, perto dele enquanto bebia da torneira. Não deu resultado. Como tenho outra gata que bebe água de todo o lado, e quando o via a ele na torneira também queria, eu como miminho fiz uma concha com as mãos e deixei encher de água, ela ficou toda feliz e bebeu, ele quando a viu a beber assim também quis, continuei a fazer isso e a colocar a taça ao pé dele. Resultou, ele hoje bebe água das tacinhas e por mimo pede da torneira e claro não esqueceu o outro vício, as mãos em concha, eu faço-lhe a vontade, também não custa assim tanto...
Aqui está uma foto do gatuxo todo feliz....

Aqui está uma foto do gatuxo todo feliz....

Ai, coisas tão fofas
adorei as fotos!
O máximo que conheci de animais e torneiras era a égua do pai dum amigo meu: abria a torneira para lhe darem atenção! Em gatos, um gato meu e dos meus pais só bebia e comia connosco ao pé dele... Depois começou a ir beber ao bebedouro das ovelhas... O que era giro
As taças de água para ele eu que bebesse por elas 

O máximo que conheci de animais e torneiras era a égua do pai dum amigo meu: abria a torneira para lhe darem atenção! Em gatos, um gato meu e dos meus pais só bebia e comia connosco ao pé dele... Depois começou a ir beber ao bebedouro das ovelhas... O que era giro

Isa.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Eu nao me importo nadinha com este habito do meu menino.
So me preocupo quando o deixo 24 horas sozinho (raro) e ele nao bebe das taças. Vou experimentar essas dos bebedouros para coelhos, que é baratinho. Os outros sao caros... um em viana custava 50 euros. e se ele depois nao bebesse de lá?
mas... e penduro aquilo onde?

<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
- Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)
A minha gata bebe da tigelinha, graças a Deus, mas está sempre nas torneiras, nem que caia uma gora de 15 em 15 minutos, está sempre ali para a tentar apanhar, quando eu vou la e lhe abro a torneira ela vai lá com a pata, eu fecho e ela fica lá à espera que caia outra vez, está tão concentrada que nem repara que sou eu que lhe abro a torneira..bem diz a minha tia: "No tempo do diabo não havia gatos...
"

-
- Membro
- Registado: segunda jan 21, 2008 5:01 pm
Talvez numa porta de um armário....sanxeri Escreveu:Eu nao me importo nadinha com este habito do meu menino.So me preocupo quando o deixo 24 horas sozinho (raro) e ele nao bebe das taças. Vou experimentar essas dos bebedouros para coelhos, que é baratinho. Os outros sao caros... um em viana custava 50 euros. e se ele depois nao bebesse de lá?
![]()

A minha menina gosta tanto tano mas tanto de água que bebe água de todo o sitio e mais algum ate do duche quando acabamos de tomar banho, mas claro k a levo logo pois pode conter shampoo
Não sei se os vossos gatinhos tambem fazem isto mas a verdade é k a minha gatinha nao pode ver uma caneca ao pe da minha cama pois bebe me a agua ate onde a sua cabeçinha consegue ir!
ja desisti da água a cabeçeira por mais tosse que tenha
Cada gato com a sua mania... cada gatinho diferente por isso porque nao experimenta na proxima consulta ao vet lhe perguntar o que pode fazer já que a tacinha nem pensar? Gostei da ideia dos bebedouros parece me uma boa opcção

Cada gato com a sua mania... cada gatinho diferente por isso porque nao experimenta na proxima consulta ao vet lhe perguntar o que pode fazer já que a tacinha nem pensar? Gostei da ideia dos bebedouros parece me uma boa opcção

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
A minha gata bebe água da tacinha, mas só em último caso
Tenho de mudar a água da taça, no mínimo, duas vezes ao dia, senão ela não a bebe...
Se ela vir alguém na casa de banho, salta para o bidé e começa a lamber a torneira, como que a pedir para a abrir
Ela não gosta muito de beber directamente da torneira, bebe mas não é com grande regularidade, porque se lhe vai uma gotinha de água para o nariz ela fica toda aflita (espirra, tosse, enfim), ela gosta mesmo é que abra a torneira, encha um bocadinho o bidé e a deixe beber... 
Eu acho que é tudo uma questão de frescura da água, acho que o problema deles é todo esse

Se ela vir alguém na casa de banho, salta para o bidé e começa a lamber a torneira, como que a pedir para a abrir

Eu acho que é tudo uma questão de frescura da água, acho que o problema deles é todo esse

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
As minhas miúdas bebem das tacinhas (2 no wc e 1 na cozinha), mas a minha Mikas tem uma mania antes de começar a beber tem de meter a patinha, não sei porque faz isto, ou é para ver a temperatura da água ou para ver o nível.
Mas se encontram água, nem que seja uma gotinha, em outro local (lavatório, banheira ou até mesmo no chão), vão logo lamber.
A minha Mikas adora beber água do bidé, mete as patinhas dentro de água e depois bebe. Se tomo banho com elas dentro da casa de banho a Mikas salta para dentro da banheira. Doidona...
Ter água na mesinha de cabeceira, só de garrafa...
Adorei as fotos dos gatinhos
Mas se encontram água, nem que seja uma gotinha, em outro local (lavatório, banheira ou até mesmo no chão), vão logo lamber.
A minha Mikas adora beber água do bidé, mete as patinhas dentro de água e depois bebe. Se tomo banho com elas dentro da casa de banho a Mikas salta para dentro da banheira. Doidona...

Ter água na mesinha de cabeceira, só de garrafa...

Adorei as fotos dos gatinhos

-
- Membro
- Registado: segunda dez 10, 2007 5:59 pm
A minha sininho por acaso bebe muita agua da tacinha..mas as vezes se apanhar alguma agua na casa de banho, as vezes ate no duxe se a porta estiver aberta, também beb.Por isso ate evito de ter a porta aberta senao qualquer dia ainda me bebe agua com detergente..
.quanto ao seu gatinho como de facto nunca passei com nenhum por essa experiencia nao posso ajudar.De qualquer das formas a sugestao da lenoilde carvalho pareceu me muito boa.